RAIO LASER - 23/03/2011 - QUARTA-FEIRA
Piso dos professores
A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) do piso nacional do Magistério deve ser julgada ainda nesta semana, ou no máximo na próxima, assegurou o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Cezar Peluso, na tarde de ontem, em reunião com parlamentares da Comissão de Educação da Câmara Federal, dentre os quais o deputado baiano Waldenor Pereira (PT), que saiu do encontro com avaliação positiva: “Estamos satisfeitos pela disposição de se votar logo porque esse piso é uma das maiores conquistas da educação brasileira nas últimas décadas”. Ele destacou a importância da votação da ADIN o mais breve possível, porque nos estados dos cinco governadores autores do recurso, professores ainda recebem abaixo do piso nacional aprovado pelo Congresso Nacional desde 2008. “Quanto mais breve for o julgamento, mais rápido os estados serão obrigados a se adequarem à legislação que determina o piso nacional”, concluiu.
Jantar
Em comentário ontem na rádio Metrópole, o jornalista Sebastião Nery descascou em cima do ex-presidente Lula pelo fato de ele não ter aceito o convite da presidente Dilma Rousseff para o jantar com o presidente dos EUA, Barack Obama. Para Nery, Lula podia desconsiderar até Obama, mas nunca Dilma.
No trilho
Nem petistas radicais consideraram incoerência a intenção do deputado federal Geraldo Simões (PT) de procurar o PMDB em Itabuna para discutir a sucessão de 2012, de olho no impulsionamento da candidatura de sua mulher, Jussara Feitosa, à Prefeitura da cidade. 
ICMS
O Tribunal de Justiça (TJ-BA) concedeu ao Estado da Bahia o direito de recolher o ICMS nas vendas pela internet. A decisão foi publicada no Diário do Judiciário de segunda. Segundo o Procurador Geral do Estado, Rui Moraes Cruz, as decisões do TJ são um reconhecimento do movimento que vem acontecendo em âmbito nacional. “Outros estados já tomaram medidas semelhantes visando proteger o comércio local e a arrecadação, já que esse tipo de compra é uma modalidade relativamente nova, e não existia qualquer ponto do regulamento do ICMS da Bahia tratando do assunto”.

Aniversário
O PCdoB completa 89 anos na próxima sexta-feira e comemora a data com um ato festivo no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. O evento acontece a partir das 10h, com a presença de parlamentares, gestores públicos e militantes, além de outras lideranças sociais, sindicais e políticas ligadas ao partido. Fundado em 25 de março de 1922, o PCdoB participa desde então de todas as lutas do povo brasileiro em busca de liberdade, democracia e justiça social.
Irritação
Das baixas que o DEM deve sofrer com a criação do PSD, uma das que mais têm irritado o comando do partido na Bahia é a do prefeito de Feira de Santana, Tarcízio Pimenta, apesar de, com a decisão, ele abrir definitivamente as portas para o retorno do antecessor, José Ronaldo, à Prefeitura.
Votação
Numa sessão concorrida e tumultuada ontem, na Assembleia Legislativa, foi votado o aumento do salário dos servidores do Ministério Público do Estado. Pela proposição, foram reajustados em 5,91% os vencimentos e as gratificações dos trabalhadores.  No entanto, outros dois projetos que estavam na ordem do dia tiveram o pedido de vistas do líder do bloco PSC/PTN, Targino Machado.
Universidades
A Comissão de Educação da Assembleia realiza hoje, a partir das 10h, uma audiência pública para discutir os efeitos do decreto 12.583, publicado pelo governo do estado para cortar gastos, nas universidades públicas estaduais. O decreto inviabiliza a contratação ou promoção de professores e deixa estudantes de algumas disciplinas sem aula, inclusive formandos, além de ferir a autonomia das instituições superiores de ensino. A audiência foi proposta pelo vice-presidente da comissão, deputado Bruno Reis (PRP).
Controlador
De olho em quem será quem no futuro PSD, tem político calculando que, na prática, Otto Alencar só levará dois parlamentares de fato ligados a ele para a nova legenda. Seriam José Carlos Araújo, deputado federal, e Angelo Coronel, deputado estadual que é compadre do futuro controlador da legenda na Bahia.
Empurrãozinho
Entre comunistas, é tido como certo que o deputado federal Edson Pimenta (PCdoB) deve ter recebido um incentivo muito grande para anunciar seu desejo de mudar-se de malas e bagagens para o PSD, partido do vice-governador Otto Alencar, ou pelo menos um empurrãozinho significativo de gente grande na política baiana.
Exaltação
Durante a sessão de ontem, os ânimos ficaram exaltados entre a deputada Luiza Maia (PT) e o deputado Targino Machado, que pediu dispensa de formalidade para que fosse votada a emenda que fala sobre o voto secreto, proposta pela deputada petista. Nos bastidores consta que a estratégia do deputado, em comunhão com outros pares, seria a de desqualificar o projeto, votando com mais rapidez para que a questão não tivesse muita repercussão. Em discurso, a parlamentar enviou recados diretos ao deputado, ao dizer que não tinha “medo de suas ameaças, nem tampouco era oportunista”, o que gerou muito barulho na sessão.
Plano
Há quem veja no movimento agora de Otto Alencar para criar o PSD algo que ele ensaiou lá atrás, quando ainda estava no Tribunal de Contas dos Municípios e o amigo do peito José Carlos Araújo controlava o PR. Ambos foram surpreendidos pela tomada do PR pelo então senador César Borges.
Legenda
Depois que defendeu ontem, numa entrevista no programa que Venha o Povo, com ênfase, a criação do PSD, alegando que é importante, inclusive, para a presidente Dilma Rousseff, o governador deu mostras que está por trás do surgimento da legenda na Bahia.

Comentários