RAIO LASER - 02/04/2011 - SÁBADO
Pacto pela Vida
Candidatíssimo do PT à Prefeitura, o deputado federal Nelson Pelegrino (PT) informou ontem, no Calabar, que vai apresentar indicação ao governador Jaques Wagner para que a Conder participe do programa Pacto pela Vida, em Salvador, executando obras urbanas e de cunho social nos locais que forem ocupados pelo programa Bases Comunitária de Segurança. Pelegrino entende que o programa só vai se consolidar se houver atuação conjunta dos governos estadual e municipal, secundando o policiamento comunitário com postos de saúde e estabelecimentos de ensino funcionando bem, tratamento das vias urbanas e atendimento aos jovens em programas de inclusão social, entre outras medidas. Juntamente com o prefeito João Henrique e os secretários de Segurança, Maurício Teles, e da Comunicação, Robson Almeida, o deputado participou do evento de congraçamento com os moradores, promovido pela Polícia Militar.
Bom nome I
Em debate regado a cordialidade, o jornalista Emmerson José, na Bahia FM, recebeu ontem os deputados estaduais Luiza Maia (PT) e Alan Sanches (PMDB). Num dos pontos altos do encontro, um ouvinte de São Cristóvão perguntou se o deputado Alan Sanches iria se candidatar a prefeito de Salvador em 2012 e o que faria para resolver os inúmeros problemas da cidade. “Estou na fila, não é a gente que decide isso. É o partido”, explicava o parlamentar, quando foi interrompido pela colega petista, que disse, de forma enfática, que ele era “um bom nome”.
Bom nome II
Em seguida, provavelmente a se lembrar que seu partido não tem apenas um postulante para o embate de 2012, Luiza Maia recuou e declarou que “Alan vai ser vice de Nelson Pelegrino. Meu candidato”, disfarçou. Surpreendendo ainda mais, Luiza Maia disparou que “se quiser vir para o PT, deputado, estamos de portas abertas”.
Tratamento
Nos corredores da Assembleia Legislativa há quem diga que o deputado Carlos Geilson (PTN), que tem se destacado pelas suas atuações, cometeu um deslize ao deixar implicitamente um tom de machismo no ar, quando se referiu à deputada Luiza Maia (PT) - a quem deixou claro que irá votar contra o seu projeto de voto aberto - pelo sobrenome de seu marido, o prefeito Luiz Caetano (PT). Em resposta, a deputada disse que “tem nome e sobrenome”. Ao citar esse tratamento, fica evidente que esse será mais um dos desafios da bancada feminina, composta por onze mulheres, sendo a maior da história no Legislativo.

Veneno
Após contestar o título de doutor honoris causa concedido pela Universidade de Coimbra ao ex-presidente Lula, o democrata José Carlos Aleluia passou a fazer parte das orações do líder do PT na ALBA, deputado estadual Yulo Oiticica. “Tive a curiosidade de ler a carta encaminhada pelo o ex-deputado federal ao reitor da universidade lusitana. Não sou psicólogo, mas o caso dele é grave. Talvez, nem Freud explique”, disse Yulo, que fez questão de lembrar os investimentos do governo Lula nas universidades públicas brasileiras.
Em Feira
A disputa no PT pela prefeitura de Feira de Santana pode ser resolvida sem maiores problemas. De um lado está o deputado federal Sérgio Carneiro. Do outro, o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto. Porém, informações sinalizam que Sérgio admite recuar para apoiar Zé Neto, caso obtenha apoio do correligionário para ocupar uma função no Tribunal de Contas.
Interesses
O deputado Targino Machado, líder do bloco PSC/PTN, voltou a soltar o verbo contra a proposta de emenda constitucional, apresentada pela petista Luiza Maia (PT), que institui o voto aberto na Assembleia. Em conversa com a reportagem da TB, ele disse que haveria “escusos interesses” sobre a matéria. “Vale lembrar que esse projeto não é para tornar aberto, mas abolir apenas quatro circunstâncias em que votamos de forma secreta. Não queria me pronunciar mais a respeito, mas está claro que trouxeram isso de forma escamoteada com o objetivo de inviabilizar uma possível candidatura e reeleição de Marcelo Nilo (PDT)”, afirmou.
Territoriais
Começa no próximo dia 5, em Feira de Santana, as reuniões territoriais do calendário de consulta pública do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2012-2015. O PPA é um canal de diálogo entre a sociedade civil organizada e o poder público estadual e municipal. As plenárias locais dos encontros acontecerão em vários municípios baianos de diferentes regiões entre os dias 5 de abril e 27 de maio deste ano. A plenária de abertura contará com a presença do secretário de Relações Institucionais, Cezar Lisboa.
Queda e coice
“Depois da queda, o coice”. Com esse ditado popular, o vereador David Rios (PTB) demonstrou sua preocupação com duas enfermidades que ameaçam Salvador. Primeiro a dengue e agora a meningite do tipo C, a meningócica, a manifestação mais perigosa da doença, que já atingiu, este ano, 15 pessoas em Salvador.


Comentários