RAIO LASER - 04/04/2011 - SEGUNDA-FEIRA

Saudação
Não foi à toa a saudação do ministro Mário Negromonte neste fim de semana, em Conquista, chamando João Leão de prefeito. Diante da crescente onda de boatos de que o PP apoiaria Pinheiro (PT) com Leão na vice para abrir caminho para Muniz assumir a vaga de senador, os caciques progressistas resolveram sinalizar de outra forma. Se é para o partido disputar a Prefeitura de Salvador, que tenha candidato próprio (Leão), que seria naturalmente o candidato do prefeito João Henrique (PP). Haveria então uma candidatura do PT e outra do PP, ambos da base do governador Jaques Wagner, do PT. Esse filme já esteve em cartaz recentemente e, pelo que a classe política relembra, não terminou nada bem para nenhum dos candidatos da base do governo.
Direta
A reforma política, um dos assuntos polêmicos da atualidade, foi tema de um debate na UniJorge, em Salvador. Na ocasião, a deputada estadual Luiza Maia (PT), que compôs a mesa oficial do evento ao lado dos congressistas ACM Neto (DEM) e Antonio Imbassahy (PSDB), defendeu a adoção de instrumentos de “democracia direta”, a exemplo de plebiscitos e referendos, como ponto fundamental das mudanças que serão feitas no processo político-eleitoral.
Aumento
O deputado estadual Bruno Reis (PRP) anunciou que vai ingressar na Justiça para barrar a intenção do governo de conceder um reajuste de quase 13,64% na conta de água. “Como um governador que concedeu menos de 6% para o servidor [5,91%] pode permitir um aumento exorbitante deste para toda a população baiana?”, indagou Reis, que é líder do bloco parlamentar PRP/DEM na Assembleia Legislativa. O parlamentar disse ainda que vai convidar o prefeito João Henrique (PP) para ingressar com a ação.
No teatro
A presidenta Dilma Rousseff surpreendeu no último sábado ao aparecer no meio da plateia de um espetáculo de teatro em Brasília. De forma muito discreta, com poucos seguranças e sem o carro oficial da presidência, Dilma esteve no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para assistir ao monólogo “A Lua Vem da Ásia”, estrelado pelo ator Chico Diaz e baseado em um livro do escritor mineiro Walter Campos de Carvalho. Dilma estava acompanhada do governador Jaques Wagner e da primeira-dama Fátima Mendonça.
Esperança
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, o deputado Álvaro Gomes (PcdoB) disse que ainda não acabou a luta para que seja aprovada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a extinção da tarifa de assinatura de telefones fixos e móveis no estado. O comunista foi a Brasília, onde teria uma audiência com o vice-presidente do STF, ministro Ayres Brito. A intenção era defender a lei aprovada na Casa Legislativa ano passado. “Estamos lutando para que o pleno derrube a liminar apresentada pela ministra Ellen Gracie contra a lei. Vamos continuar nos empenhando nessa luta”, disse.
Doce de coco
José Carlos Aleluia assume a presidência regional do Democratas na Bahia. Hoje, Aleluia praticamente é a única voz (junto com o tuiteiro Geddel Vieira Lima) que abre fogo contra o governo Jaques Wagner. ACM Neto faz mais oposição no plano federal. Pelo seu estilo e preparo, Aleluia, no mínimo, vai fazer barulho e, espera-se, dar vida nova ao DEM, porque o governador Wagner já deve estar enjoado de tanta adesão. Numa metáfora culinária, é como uma overdose de cocada - enjoa e enfraquece os dentes.
Questão
Aliados e adversários estão intrigados com o lançamento da candidatura de Fábio Souto (DEM) a prefeito de Ilhéus. Fábio conseguiu se reeleger deputado federal na bacia das almas - a sua votação no município só faz cair -, sem contar a dificuldade em se expressar na televisão. A pergunta é: se o partido quer mesmo se reforçar em toda a Bahia, por que o próprio Paulo Souto não se candidata a prefeito de Ilhéus e, com sua credibilidade, tenta vencer a eleição para tirar a região Sul do estado do marasmo que vive há anos - entre pequenas roças de cacau orgânico e promessas de um porto?
No páreo
O deputado federal Sérgio Carneiro (PT) afirmou este fim de semana que decisões sobre as eleições municipais em Feira de Santana só serão tomadas em 2012, depois de aprovada, inclusive, a Reforma Política. O deputado, que disputou o comando da cidade em 2008, garante que não conversou com ninguém sobre o assunto, “nem com as direções partidárias, nem com nenhuma outra pessoa, sobre uma eventual desistência”. Muito pelo contrário. O nome do deputado Sérgio Carneiro continua mais forte do que nunca para a disputa, diferente do publicado na Raio Laser do último sábado, de que ele poderia recuar em troca de apoio do deputado Zé Neto para o Tribunal de Contas, “o que não existe”, conforme o próprio parlamentar enfatizou.
Silêncio
Vereadores  da base e consultores jurídicos são da opinião de que o prefeito João Henrique (PP) deve reagir e contestar, caso o TCM reprove as suas contas de 2009. Para eles, o prefeito mobilizou o corpo técnico e conseguiu mostrar ao TCM que as contas podem ser aprovadas, talvez com ressalvas, mas aprovadas. João tem ouvido esse grupo mas está esperando o resultado para se manifestar.
Denúncia
O líder da oposição na Câmara de Feira de Santana, vereador Roberto Tourinho (PSB), anunciou que vai apresentar hoje documentos que comprovam envolvimento do prefeito Tarcízio Pimenta (DEM) em supostas irregularidades com o Banco Subaé Brasil. A expectativa é que Pimenta não esteja em Feira, em virtude de uma viagem a Washington, nos Estados Unidos, onde, nos próximos dias 5 e 6, fará palestra sobre modernização digital, a convite da Microsoft, empresa mundial do ramo de computadores. O prefeito já disse que só se pronunciará quando as denúncias forem apresentadas de fato.
Comunicado
O vice-governador e secretário de Infraestrutura da Bahia, Otto Alencar, comunicou na manhã de ontem ao deputado federal Nelson Pelegrino que nesta segunda-feira começam as obras de recuperação da estrada da Base Naval, rodovia que liga a BR-324 à Base de Aratu, cujo mau estado de conservação vem provocando acidentes com vítimas fatais.
Mal-entendido I
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) informou que em nenhum momento quis atingir, de forma machista, a deputada Luísa Maia, como foi afirmado na nota “Tratamento”, na Coluna de sábado. “Referi-me ao casal Caetano, primeiro por uma questão de economia de tempo, segundo porque a questão do pedágio que sitia Camaçari diz respeito a ambos, depois porque todos sabem que a deputada é casada com o prefeito de Camaçari. Não achei que ela se ofenderia com a referência ao casal”.
Mal-entendido II
Depois, disse Carlos Geilson, “todos que me conhecem sabem que não tenho nenhum tipo de preconceito, quer seja de gênero, religião, sexual ou social. Pelo contrário, luto pelo fim de toda e qualquer forma de preconceito. Se a deputada se sentiu ofendida em ser tratada da forma como foi, peço desculpas porque não foi esse meu objetivo”.
Autoridade
 “Estatutariamente, a executiva nacional do PSOL não pode autorizar nem desautorizar um diretório estadual. Só quem tem esse poder é o diretório nacional”. Do secretário-geral do PSOL na Bahia, Ronaldo Santos, minimizando a reunião entre membros da executiva nacional da legenda esta semana, em Salvador, para discutir a filiação de Luiz Bassuma.

Comentários