RAIO LASER - 05/04/2011 - TERÇA-FEIRA
Repercussão
Poucas entrevistas causaram tanta repercussão e confusão num partido como a que a Tribuna veiculou ontem, segunda-feira, sob a condução do editor Osvaldo Lyra, com o senador Walter Pinheiro. Desde a manhã, quando as declarações de Pinheiro começaram a circular, dando conta de que ele considerava razoável que o PT não encabece a chapa à Prefeitura de Salvador, em 2012, um assunto que é praticamente tabu na legenda, vários petistas começaram a questionar para que time, de fato, o parlamentar torce, tendo em vista a irreversibilidade da candidatura a prefeito do deputado federal Nelson Pelegrino, que disputou e perdeu para Pinheiro as últimas prévias para definir o candidato do PT a prefeito em 2008.
Carnaval
Por um novo modelo de Carnaval para Salvador. Este é o mote da campanha que será lançada por mais de 100 entidades carnavalescas da capital baiana, amanhã, às 10 horas, na Câmara Municipal. As entidades representam os segmentos dos afoxés, blocos afros, indígenas, travestidos e trios independentes. Elas querem o fim do modelo “homogeneizante do Carnaval” que, segundo os organizadores do movimento, “enriquece apenas um grupo restrito, enquanto a diversidade da maior festa do mundo é posta em xeque”.
UPA
Recebido pelo prefeito Roberto Maia e pelo deputado Arthur Maia (PMDB), o governador Jaques Wagner inaugurou  a UPA 24h do município de  Bom Jesus da Lapa. Em seu discurso, o deputado se reportou à construção do hospital municipal Carmela Dutra na década de 50, para dizer que depois de quase 60 anos foi construída uma obra significativa no setor de saúde para a região. A Unidade de Pronto Atendimendo (UPA) é a primeira do estado e atenderá pacientes de toda a região do Vale do São Francisco.
Velhos tempos
Relembrando os tempos de parlamentar, o prefeito João Henrique deu entrada ontem, na Promotoria de Justiça do Consumidor, com um pedido de liminar contra a Coelba, para impedir o reajuste de 11,96% nas contas de energia. João está otimista quanto à apreciação.
Embasa
O reajuste de 13,64% proposto pela Embasa foi tema dos ataques da oposição ao governo Jaques Wagner (PT) durante a sessão de ontem, no plenário da Assembleia Legislativa. Os deputados da oposição exigiram que um representante da empresa ou do governo compareça ao Legislativo para explicar o aumento, maior que o IPCA. Além disso, o deputado Bruno Reis (PRP) disse que vai entrar com uma representação no Ministério Público da Bahia (MP).
Frisson
Está causando frisson em Itabuna os comentários de que Juçara Feitosa, mulher do deputado federal Geraldo Simões (PT), deve se candidatar de novo em 2012 à Prefeitura da cidade. Ela ficou em segundo lugar na disputa passada, perdendo para o atual prefeito, que anda péssimo em termos de avaliação popular.
Informações
O vice-prefeito Edvaldo Brito recebeu ontem em seu gabinete o chefe da Casa Civil do município, João Leão, o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura, José Mattos, e o deputado federal Antônio Brito. Na pauta, o sistema de transporte público de Salvador e as intervenções necessárias para o seu funcionamento nos próximos anos, incluindo a realização da Copa das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo em 2014.
Expectativa
É grande a expectativa hoje, na Assembleia Legislativa, para o comportamento da bancada de oposição durante a audiência pública na Comissão de Finanças e Orçamento, onde o secretário estadual da Fazenda, Carlos Martins, vai apresentar o relatório de execução do orçamento do estado. Nos bastidores, é certo que os deputados oposicionistas vão apertar o cerco.
Último dia
Terminam hoje, às 12 horas, as inscrições para o concurso público da Câmara Municipal de Salvador. São oferecidas 117 vagas, das quais 50 para o cargo de assistente legislativo municipal (nível médio) e 67 para os cargos de analista legislativo e consultor jurídico (nível superior). Outras 208 vagas compõem o cadastro reserva. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site (www.aocp.com.br).
Duas...
A primeira leitura sobre a “licenciosidade” das declarações de Walter Pinheiro sobre a sucessão de 2012 levava em conta que ele estaria fazendo jogo duplo, isto é, pensando na possibilidade de fazer uma ponte com o PP, de João Leão e Mário Negromonte, ministro das Cidades.
...Leituras
Já a segunda avaliação em seu próprio partido sobre os termos com que Walter Pinheiro se referiu à sucessão municipal de 2012 levava em conta, meio paranoicamente, que ele pode ter sido porta-voz de setores mais importantes da legenda, a exemplo de... Jaques Wagner.
Resposta
Em resposta imediata às declarações de Walter Pinheiro, admitindo como natural a possibilidade de o PT apoiar um candidato de outro partido à sucessão do prefeito João Henrique (PMDB), o deputado federal Nelson Pelegrino, candidato declaradíssimo às próximas eleições, disse que não concorda com a ideia.
Light
Aliás, percebeu-se, pelo estilo com que respondeu à provocação do senador petista Walter Pinheiro, que Nelson Pelegrino não está mais sozinho em seu partido na determinação de disputar a Prefeitura. Seguramente, gente mais ponderada tem assessorado o parlamentar na hora de partir para a ofensiva.
Surpresa
O que mais surpreendeu ontem aos apoiadores de Nelson Pelegrino à Prefeitura de Salvador, em 2012, nas declarações de Walter Pinheiro, é que o deputado vinha informando a todos que passara a jogar de forma combinada com o senador a respeito da próxima sucessão municipal.
Lideranças
O deputado federal Josias Gomes (PT) foi o principal anfitrião do ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, em evento ontem à noite em Salvador. Da última vez que teve na cidade, Dirceu gerou uma boa polêmica ao falar dos planos do PT. Ele permanece hoje em Salvador em reunião com lideranças petistas.


Tecnovia
Os seis vereadores do PMDB também discutiram ontem o projeto do Executivo municipal que prevê redução de impostos para as empresas que vão se instalar no Parque Tecnológico de Salvador, também conhecido como Tecnovia. Os edis se reuniram na sede do partido com os irmãos Vieira Lima. “A posição do PMDB é clara. Ninguém é contra o Parque Tecnológico, mas defendemos um debate maior. Que tipo de empresas vão se instalar? Quantos empregos vão gerar? Quais serão as vagas para os baianos? Quando esses questionamentos forem respondidos pelo governo votaremos em problema. A posição do PMDB é a de cobrar transparência”, pontuou o presidente do PMDB, Lúcio Vieira Lima, que foi empossado ontem como vice-líder do partido na Câmara.

Comentários