RAIO LASER - 06/04/2011 - QUINTA-FEIRA

Coerência

Tinha integrante da oposição ontem na Assembleia afirmando ser engraçado ver o deputado estadual Rosemberg Pinto, do PT, defendendo o reajuste de 13,64% nas contas da Embasa. De acordo com o petista, o reajuste será aplicado de forma progressiva e 60% dos consumidores terão a tarifa acrescida de apenas R$ 0,45 para cada mil litros de água consumida. Os oposicionistas ingressaram ontem com um mandato de segurança no Tribunal de Justiça da Bahia para tentar suspender o aumento.


Prioridade 
O deputado federal Jutahy Jr. condenou ontem a aprovação da autorização para o empréstimo de R$ 21 bilhões do BNDES ao trem-bala de São Paulo ao Rio de Janeiro, observando que o governo, ao invés de se endividar de maneira irresponsável, deveria procurar fazer investimentos em obras de infraestrutura no país todo, inclusive, resolvendo o problema dos metrôs.
Obra
 
O deputado Leur Lomanto Jr. (PMDB) cobrou ontem do governo esclarecimentos referentes à paralisação das obras do Hospital Regional da Chapada, iniciadas ano passado em Seabra. O parlamentar enviou um documento ao secretário de Saúde, Jorge Solla, em que pede justificativas para o paradeiro das obras. Segundo Leur., a população acalenta o sonho de ter um hospital regional há mais de dez anos.Espera 
A busca por mais espaço no âmbito municipal tem sido uma meta do PDT. Ontem em conversa com a Tribuna, o presidente estadual da sigla, Alexandre Brust, voltou a ratificar o desejo de mudanças na participação do partido no Palácio Thomé de Souza. “Levamos nossas ponderações ao chefe da Casa Civil, João Leão, e ainda estamos no aguardo de seu retorno. “A rigor, temos a Secretaria de Saúde, mas as demais não são indicações do partido, mas escolhas pessoais do prefeito, a exemplo da Secretaria de Reparação e da Sesp. Não queremos vetar aqueles que estão no cargo e que são filiados ao nosso partido, mas precisamos discutir isso”, explicou.
Inflação 
O deputado estadual Carlos Geilson (PTN) voltou a alertar o governo da Bahia para a alta da inflação, impulsionada pelo aumento das tarifas públicas. “Há dois dias venho criticando aqui os aumentos abusivos e generalizados nos preços de produtos e serviços, situação esta que tem preocupado a população, que teme a volta da inflação. O que me deixa preocupado é o próprio governo estar elevando as tarifas dos serviços e contribuindo para o aumento da inflação”, disse o parlamentar.
Novo estilo
 
Leve e descontraído, o novo presidente do DEM na Bahia, José Carlos Aleluia, deu entrevista ontem a Mário Kertész na Rádio Metrópole. Contou que ACM queria que ACM Neto começasse a carreira política como deputado estadual. Foi Aleluia que fez ver a ACM que era preciso queimar etapas diante da morte de Luis Eduardo Magalhães e Neto foi direto para a Câmara Federal.
Musculatura
 
Sobre o que fazer para o DEM ganhar novamente musculatura, Aleluia disse que o partido precisa penetrar nas universidades e buscar novas lideranças entre jovens e mulheres. O atual presidente do DEM nem lembrava o candidato raivoso que ocupou o horário eleitoral na última campanha ao Senado, com mensagens duras e um oposicionismo irado.
 Políticas públicas I 
O chefe da Casa Civil de Salvador, João Leão, tem minimizado as especulações acerca da pretensão do seu partido, o PP, de lançar candidato próprio à disputa que vai eleger o sucessor do prefeito João Henrique (PP) em 2012. O PP, vale ressaltar, integra a base do governador Jaques Wagner, do PT (partido que não abre mão de comandar os destinos da capital baiana).
Políticas públicas II
 
Leão disse que, pelo menos por enquanto, tem se dedicado às políticas públicas em prol de Salvador, ao invés das partidárias. “Agora estou pensando em ações de políticas públicas junto com o prefeito João Henrique”, afirmou. O secretário atesta que o PP só vai começar a discutir 2012 em 2012.
Reivindicação
 
A reivindicação da recuperação da BA-210, trecho entre Curaçá, Abaré, Chorrochó, Rodelas e Paulo Afonso, feita pelo deputado Pedro Tavares (PMDB), voltou a ser citada ontem na Assembleia. Segundo o peemedebista, devido à precariedade da pista, os veículos chegam a fazer o trajeto em seis horas.

Comentários