RAIO LASER - 21/04/2011 - QUINTA-FEIRA


Ferro e fogo
O que corre nos bastidores é que o PMDB baiano deverá ser o partido a perder mais prefeitos na Bahia com a chegada do PSD. Uma das principais justificativas seria a política “levada a ferro e fogo” por uma das lideranças do partido, Geddel Vieira Lima, que não esconde de ninguém o incômodo com as possíveis perdas. Além de gestores, na lista dos possíveis dissidentes estão os deputados estaduais Alan Sanches, Ivana Bastos e Temóteo Brito. Vale a pena recordar que ao encontrar os até então correligionários, em voo Brasília/Salvador, o líder peemedebista no estado não hesitou em virar a cara como resposta ao cumprimento de um deles. Os governistas, sem dúvida, agradecem.

Ferrovia
O deputado federal Arthur Maia (PMDB) reúne no próximo dia 4, na Câmara, a Frente Parlamentar Ferrovia Oeste/Leste com a empresa Valec, responsável pela obra. O MP Federal apresentou uma ação pedindo a paralisação da obra no trecho entre os municípios de Barreiras e Ilhéus, “até que os procedimentos de licenciamento ambiental do Porto Sul e Bamin sejam concluídos”.

Reposta
Em resposta a nota publicada nesta coluna, que diz que o deputado Capitão Tadeu (PSB) teria voltado atrás e feito discurso em prol do governo sobre a reforma administrativa, o deputado destacou que manifestou-se favoravelmente à reforma, apenas com a ressalva de que ela poderia e deveria ser mais abrangente. “Nenhuma nova estruturação da Segurança Pública, nem das questões ligados ao trânsito, por exemplo, foram abordadas. Todavia, para preencher esse vazio, já confeccionei algumas emendas aditivas, como vincular o Detran à SSP”, pontuou.

Distância
Em referência a nota nesta coluna, que atribuiu sua movimentação para disputa à prefeitura de Feira de Santana, o líder do governo na Assembleia, deputado Zé Neto (PT), disse: “Não quero saber de eleição agora. Eu quero é me ver livre de 2012. Se eu pudesse tratar sobre esse assunto apenas 15 dias antes do pleito seria ótimo”, descartou entre risos e brincadeiras nos bastidores da Assembleia.

Convenção
O PTB, do vice-prefeito Edvaldo Brito, escolheu Salvador para realizar sua convenção nacional deste ano. O evento acontece no próximo dia 15 de maio e marca as comemorações dos 66 anos da legenda. O colegiado baiano, liderado por Edvaldo, receberá a cúpula nacional composta por 22 deputados federais, incluindo o baiano Antônio Brito (filho do vice-prefeito) e seis senadores.

PSDB
Entusiasmado com o resultado da convenção do PSDB no último domingo, que atraiu militantes tucanos de todo o estado, o deputado Augusto Castro (PSDB) destacou na Assembleia o fortalecimento do partido no interior e a aliança das forças de oposição, que, segundo ele, não deve se restringir à capital baiana. “Haverá um processo de convencimento com as lideranças políticas”, disse, lembrando o cenário em Itabuna, onde o PSDB deve seguir aliado ao DEM.

Sede
No seio governista, ninguém tem entendido a sede do deputado Euclides Fernandes (PDT) por cargos. Consta que o pedetista estaria insatisfeito, mesmo tendo espaço na Universidade Estadual do Sudoeste (Uesb), na Fapesb e no Hospital Regional de Jequié. Além dele, tem chamado a atenção também nesse quesito o deputado Nelson Leal, que, segundo as más línguas, não teria influência política fora do governo.

Debate
O vice-presidente da Assembleia, Leur Lomanto Jr. (PMDB), destacou ontem que, após retorno do feriadão, deve se concentrar na discussão da reforma administrativa do governo. Como crítico do projeto, Leur enfatiza as quatro emendas apresentadas pela oposição, que questionam alguns pontos da proposta do Executivo. Uma delas pede que os cargos criados sejam ocupados, no limite mínimo de 30%, por servidores públicos de carreira do quadro funcional do estado.

Numa boa
O secretário da Casa Civil do município, João Leão (PP), afirmou ontem que não iria comentar as declarações do líder da oposição na Câmara, vereador Henrique Carballal (PT), que o chamou de deselegante - devido à resposta ao deputado federal Nelson Pelegrino sobre a sucessão de 2012. Segundo Leão, o momento é de trabalhar por Salvador e pela Bahia. Tanto que ele aproveitará o feriadão para visitar as bases de Santa Maria da Vitória, Coribe e Barra, devendo passar ainda por Barreiras e Luis Eduardo Magalhães.

Sem negócios
Os empresários que acompanharam a presidente Dilma Rous-seff na viagem à China voltaram decepcionados. Pouca participação tiveram e, mesmo nos eventos mais representativos, os que participaram ficaram como expectadores. Voltaram com a certeza de que a viagem foi apenas de caráter político.

Agora serve
Nunca o MST esteve tão a favor do Código Florestal. É que ele regularizará inúmeros assentamentos, hoje ilegais. Por causa disso, algumas questões antes inadmissíveis pelo Movimento agora tornaram-se “letras mortas”. Compreensível.


Dificuldade
O ex-deputado federal Luiz Bassuma já declarou em alto e bom som que será candidato a prefeito de Salvador em 2012. No entanto, falta ao pré-candidato o principal: um partido político. Desfiliado recentemente do PV, Bassuma admitiu à coluna que está com dificuldade para encontrar um partido de esquerda que aceite piamente seu posicionamento terminantemente contrário à prática do aborto. Em qualquer circunstância.

Aborto
“A conversa com o PHS acabou porque existe a possibilidade de eles aderirem ao governo. Com o PSOL, sinceramente, acho que está mais para não dar certo do que para dar. O problema é a questão do aborto. Pelo menos uma coisa eles (o PSOL) têm de bom. São declaradamente oposição ao PT. Mas está tudo estacionado”, afirmou Bassuma. Vale registrar que o ex-verde se elegeu deputado federal pelo PT, com quem rompeu também por causa do aborto.

Comentários