Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer

Ex-presidente Lula é diagnosticado com câncer
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou exames neste sábado (29) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e diagnosticou um tumor localizado de laringe. Segundo a unidade médica, após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. “O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial”, diz nota do Sírio-Libanês. Lula completou 66 anos de idade na última quinta-feira (27), quando recebeu a visita de amigos, empresários e autoridades em uma festa em São Bernardo do Campo, interior de São Paulo, onde vive com a família.

Lula foi ao médico por causa de “rouquidão acima do normal”

Antes de ser diagnosticado com um tumor na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixava da mudança na sua voz, que apresentava “rouquidão acima do normal”, de acordo com seu médico, Paulo Hoff. Segundo ele, foi esse o motivo de Lula ter procurado o hospital, que detectou o câncer na laringe, bastante comum em fumantes do sexo masculino. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), do Ministério da Saúde, essas pessoas têm dez vezes mais chances de desenvolver a doença do que as que não fumam. Apesar do diagnóstico, Hoff garantiu que o ex-chefe de estado “está ótimo", em entrevista ao G1. Segundo nota do Hospital Sírio-Libanês, onde Lula está internado desde o início da manhã deste sábado (27), o presidente já deve começar o tratamento nos próximos dias. A laringe fica situada na região do pescoço e tem funções respiratórias e relacionadas ao aparelho vocal.

Tumor de Lula é mais comum em homens que fumam e bebem

por João Gabriel Galdea
Tumor de Lula é mais comum em homens que fumam e bebem
Lula tem hábito de fumar cigarrilhas
O tumor na laringe, diagnosticado no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, está diretamente ligado ao consumo de tabaco e álcool, de acordo com o médico Luis Fernando Correia. Em entrevista à Globo News, ele afirmou que a doença é bastante recorrente, principalmente, em fumantes do sexo masculino. Lula tem o hábito de fumar cigarrilha. “Esse tipo câncer é diretamente ligado ao uso do cigarro”, declarou. Ele comentou ainda que a rouquidão crônica do ex-presidente, que completou 66 anos na última quinta-feira (27), também pode ter potencializado o desenvolvimento do tumor. Lula está internado no Hospital Sírio-Libanês e começa o tratamento nos próximos dias.

Médicos tranquilizam presidente Dilma sobre câncer de Lula

Médicos tranquilizam presidente Dilma sobre câncer de Lula
A presidente Dilma Rousseff (PT) foi informada no início da tarde deste sábado (29) por médicos do Hospital Sírio-Libanês sobre o estado de saúde do ex-mandatário brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), diagnosticado com um câncer na laringe. De acordo com o jornal O Globo, a líder nacional teria demonstrado preocupação e surpresa, uma vez que se encontrou com o petista na última segunda (24), em Manaus, e ele aparentava estar bem. Os médicos informaram a Dilma, no entanto, que a doença é curável. Em nota, ela disse que confia em sua recuperação. "Graças aos exames preventivos, a descoberta do tumor foi feita em estágio que permite seu tratamento e cura. Como todos sabem, passei pelo mesmo tipo de tratamento, com a competente equipe médica do Hospital Sírio Libanês, que me levou à recuperação total. Tenho certeza de que acontecerá o mesmo com o presidente Lula", disse. Ela afirmou ainda que Lula é um "líder, um símbolo e um exemplo para todos nós" e que com força e determinação ele superará esse desafio, contando com o "apoio e a força de D. Marisa". "Como presidenta da República e ex-ministra do presidente Lula, mas, sobretudo, como sua amiga, companheira, irmã e admiradora, estarei a seu lado com meu apoio e amizade para acompanhar a superação de mais esse obstáculo", escreveu.

Comentários