FUTEBOL: Os 6% que tiram a paz e o sono do tricolor

No trabalho estatístico feito pelo professor e matemático Marcelo Monteiro para a Tribuna da Bahia, mesmo com a derrota de domingo passado para o Palmeiras, em Pituaçu, as chances do Bahia voltar para a 2ª Divisão do Campeonato Brasileiro em 2012 são pequenas, percentualmente de apenas 6%. Veja quem tem mais chances de ser rebaixado, contando com Avaí de Santa Catarina, e América Mineiro que já estão matematicamente rebaixados (devido aos confrontos diretos entre outros clubes).
Chances de rebaixamento para a 2ª Divisão: Avaí: 100 % Rebaixado; América -MG: 100% Rebaixado; Atlético -PR: 88%; Ceará: 68%; Cruzeiro: 35%; Bahia: 6%; Atlético -MG: 0,8%; Atlético -GO: 0,1%. Outros sites e instituições de estatística apresentam números parecidos como é possível verificar no gráfico ao lado.
Não é verdadeira a afirmação de alguns, de que bastava o Bahia empatar com o Ceará, ganhar mais um ponto, que se livrava do rebaixamento. Eis uma situação em que o tricolor baiano não perde para os cearenses, e mesmo assim cai para a 2ª Divisão:
37ª RODADA - Bahia perde para o Santos; Atlético do Paraná vence o América de Minas, no Parque do Sabiá; Ceará e Cruzeiro empatam; Atlético Mineiro empata com o Botafogo; em Sete Lagoas. Desta maneira, a classificação fica a seguinte: Atlético-MG: 43 PG; Bahia: 42 PG; Atlético/PR: 41 PG; Cruzeiro: 40 PG; e Ceará: 39 PG.
38ª RODADA - Bahia empata com o Ceará; Atlético do Paraná vence o Coritiba; Cruzeiro vence o Atlético Mineiro. Desta forma a classificação prejudicaria o Bahia da seguinte maneira: Atlético -PR: 44 PG; Atlético-MG: 43 PG (12 V); Cruzeiro: 43 PG (11 V); Bahia 43 PG (10 V) e Ceará: 40 PG. Diante desses resultados, o Bahia caíria junto com Ceará, América de Minas e Avaí. Por isso é fundamental, ao Bahia, vencer uma das duas últimas partidas contra Santos e Ceará.
Publicada: 22/11/2011 00:49| At

Comentários