A Ouvidoria Geral do Estado da Bahia encerrou o ano
de 2011 com resolubilidade de 90%. Dos 71.327 registros recebidos,
63.428 foram respondidos. As manifestações que ainda não foram
finalizadas, em geral, tratam-se de denúncias, o que demanda mais tempo
de apuração.O ouvidor-geral do Estado, Jones Carvalho, destaca que o serviço de
ouvidoria foi interiorizado para ampliar o diálogo com os cidadãos. “Em
parceria com o SAC Móvel visitamos 185 municípios, além disso, os
cidadãos podem entrar em contato com a Ouvidoria por meio dos Centros
Digitais de Cidadania, 0800-284-0011 ou o www.ouvidoriageral.ba.gov.br”,
explica.Na avaliação do ouvidor-geral, cada registro é importante para o
Governo. “Os dados obtidos através das manifestações dos cidadãos são
transformados em relatórios gerenciais, o que permite aos gestores
estaduais avaliarem a eficiência e a eficácia das políticas e projetos
desenvolvidos”, pontua.
Dados
Em 2011, 45% dos registros foram classificados como reclamação, 23% representa pedidos de informação, seguido por denúncias (13%), solicitação (11%), elogio (4%) e sugestão (1,5%). Demora no andamento do processo foi o item mais reclamado e o atendimento dos funcionários foi o assunto mais elogiado pelos cidadãos.A Internet é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para falarem com a Ouvidoria Geral, com 50%. Na sequencia aparece o “telefone”, com 34%, seguida de atendimento presencial (5%). As mulheres são as que mais procuram a OGE e representam 46% das demandas, contra 41% dos homens.
Em 2011, 45% dos registros foram classificados como reclamação, 23% representa pedidos de informação, seguido por denúncias (13%), solicitação (11%), elogio (4%) e sugestão (1,5%). Demora no andamento do processo foi o item mais reclamado e o atendimento dos funcionários foi o assunto mais elogiado pelos cidadãos.A Internet é o principal meio de contato utilizado pelos cidadãos para falarem com a Ouvidoria Geral, com 50%. Na sequencia aparece o “telefone”, com 34%, seguida de atendimento presencial (5%). As mulheres são as que mais procuram a OGE e representam 46% das demandas, contra 41% dos homens.
As Ouvidorias da Secretaria da Educação, Saúde, Segurança Pública,
Ouvidoria Geral, Detran e Embasa foram as mais demandadas em 2011. No
período citado, 73% dos registros foram realizados pelo cidadão comum,
contra 23% dos servidores públicos e 0,78% de pessoa jurídica.No que tange o aspecto geográfico, Salvador, Feira de Santana,
Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna e Lauro de Freitas foram as
cidades que mais utilizaram o serviço de ouvidoria do Governo do Estado.
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