RESSACA DO CARNAVAL NA RUA DA PALHA
UM SHOW DE ORGANIZAÇÃO, ESPETÁCULO E PARTICIPAÇÃO DO POVO

No último sábado 25 de fevereiro, a comunidade da Rua da Palha em Itarantim, foi tomada por uma multidão, que ali compareceram para participar da 1ª Ressaca do Carnaval. O acontecimento marcou um fato histórico, já que, um evento de tal proporcionalidade, ainda não havia acontecido numa localidade fora da área central da cidade. Outro fato que ficou marcado foi a forma de realização: Organizado pelos moradores do bairro e coordenado pelo líder comunitário Regis da Rua Palha. “É interessante, como a comunidade se envolve quando se sente respeitada e valorizada”. Disse ele, e ainda ressaltou a importância de se buscar um canal de contato para as alternativas de integração entre os bairros, “temos necessidades de participar de forma ativa e decisiva de todos os acontecimentos de Itarantim, trabalho com essa idéia, e tenho buscado valorizar minha comunidade, que é capaz, e provou com a realização desse evento”. Regis ainda ressaltou a importância política de um bairro que nunca aceitou o domínio por meio do desrespeito. “Talvez por isso, muitas vezes, somos esquecidos”. Disse ao agradecer a frente política de oposição que apoiaram e prestigiaram o evento.

 PARTICIPAÇÃO POLÍTICA 
Para a realização do evento, foi articulado um conjunto de esforços em torno das lideranças políticas, que representam um projeto de oposição, quanto ao modelo de governo municipal. Se reuniram em apoio ao evento: o ex-prefeito Ricardo Souto, o líder petista Kleber do PT, o presidente do PMDB, Antônio Roberto, o empresário, Marcus Vinicius e o advogado Candinho Gusmão. O ex-prefeito Ricardo Souto que tem uma relação histórica quanto às suas atividades políticas naquele bairro, disse que não poderia deixar de apoiar um pedido da Rua da Palha. Kleber do PT que surge como uma liderança jovem, justamente nesse contexto comunidade-cidadâ, ressaltou que não mediria esforços para atender um chamado do companheiro Regis, assim como não poderia deixar de participar de um acontecimento tão importante naquela comunidade. Para Antônio Roberto, que desenvolve um projeto de reestruturação na forma de governar: “Um conjunto de atividades será importante para entendermos as necessidades do município, quando se realiza uma festa ou um encontro comunitário como aquele, o evento festivo, se torna um canal de aproximação e contato direto com a população”. Enquanto o advogado Candinho Gusmão, lembrou que, a forma com que a comunidade se articulou para a festa, é um claro sinal de compreensão quanto a sua participação nos acontecimentos. Para o advogado, ficou clara a vontade da Rua da Palha.

AÇÃO HUMANITÁRIA
Outro importante sentimento comunitário foi a característica beneficente da festa. Pois devido a realização de um bingo, que arrecadou o valor de R$ 1.500,00 (Hum mil e quinhentos reais) durante o evento, a senhora Almira, esposa do senhor Rivaldo, realizou na manhã da segunda-feira (27), uma cirurgia de rins. O prêmio do bingo foi cedido pelo esposo, que se desfez de um burro, que lhe servia de transporte para os produtos comercializados no mercado municipal. Felizes e agradecidos, os familiares de Dona Almira comemoram a ação. 

CENÁRIO
Uma grande estrutura foi montada para receber os moradores e os visitantes. O som ficou por conta de um trio elétrico com um palco móvel, que conta com duas plataformas de apresentações no mais novo conceito de entretenimento; enquanto o circuito foi estruturado com barracas e iluminação necessária para atender os participantes. E o mais importante, geração de renda dentro da comunidade, como planejou Regis da Rua da Palha. Segundo os organizadores, cerca de 15.000,00 (Quinze mil reais), circularam na comunidade durante o evento.
Uma multidão assistiu apresentações artísticas, e dançaram ao som do DJ J, que sacudiu o circuito com suas pick-ups num som contagiante e uma performance espetacular da música eletrônica.  E para fechar a noite de ressaca do carnaval, a banda romântica Top Brega, subiu ao palco e fez Itarantim assistir um show que ficará na história da comunidade da Rua da Palha.

Comentários