RAIO LASER

Coluna do dia 12/11/2012

Estratégia 
Apesar das repetidas declarações em sentido contrário, pouca gente no governo acredita que Jaques Wagner (PT) não promoverá uma mudança no secretariado, como partidos aliados têm exigido e até sua articulação política passou a defender. No momento, a estratégia de Wagner é evitar a desestabilização da atual equipe e mais pressão por substituições no secretariado. Mas circula que pelo menos quatro nomes estão na mira do governador Jaques Wagner para a hipótese de ele decidir, de fato, fazer uma minirreforma administrativa. O espectro da substituição iria desde gente que é internamente apontada como responsável pelas greves, da PM e dos professores, como outros que aparecem como fonte de desgaste da administração junto à opinião pública.

Descaso
Após derrota nas urnas, há quem diga que o prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo (DEM), abandonou a cidade. O Ministério Público Federal do Trabalho já está em sua cola por conta do atraso no pagamento dos salários dos servidores. Por causa da irregularidade, o MPF propôs uma Ação Civil Pública contra o município e o gestor.

Discurso
O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, Leur Lomanto Jr. (PMDB), fez um duro discurso contra os governadores da região sudeste, especificamente Rio de Janeiro e Espírito Santo, que têm contestado a divisão dos royalties do petróleo, no evento da UPB. “Querem ser os donos do petróleo, mas o dono do petróleo é o povo do Brasil”, disse. Embora estivesse como representante do Legislativo, o peemedebista surpreendeu com o pronunciamento mais crítico, em defesa de um maior repasse da União para os municípios e ganhou elogios entre presentes.
Queixa
E por falar em Wagner, uma reunião recente na casa de um figurão do PT tratou de um assunto sobre o qual o partido nem suas principais lideranças haviam até agora se debruçado: o comportamento, que alguns segmentos do partido consideram frio demais, do governador Jaques Wagner com relação a aliados de primeira hora e candidaturas importantes do PT, principalmente no interior do Estado nesta campanha. Sem se ater a casos específicos, o grupo deixou claro que, mesmo para petistas considerados próximos do Palácio de Ondina, a postura de Wagner continua sendo uma incógnita para muitos de seus correligionários. Em suma, tem gente boa na legenda que acha que Wagner é frio com relação às demandas gerais do partido e de seus quadros, deixando claro que tem os seus eleitos e preferidos - neste caso, num horizonte que vai além do campo político.

TCE 
Aos poucos, o vice-governador do Estado, Otto Alencar, começa a se posicionar e mostrar que não está aí apenas para apoiar o governo do Estado. Otto tem dito que seu PSD não faz questão de disputar a presidência da Assembleia Legislativa, mas tem deixado claro em conversas com correligionários que o deputado Gildásio Penedo é, de fato, seu nome para o TCE. Otto descartou ainda mudanças no comando do partido em âmbito estadual, visando negociações em torno da sucessão na presidência da Assembleia Legislativa.
Presidência
E no que diz respeito à sucessão presidencial na AL, apesar do esperneio de setores do PT, pouca gente na Casa acredita que o partido vá encampar o projeto de Rosemberg Pinto e abrir realmente na base uma dissidência ao nome de Marcelo Nilo à presidência do Legislativo. “Ao final, o PT vai de Marcelo Nilo. Na bancada, todo mundo acha que é a solução”, diz fonte da legenda

Espalhando 
Gente ligada ao publicitário baiano Duda Mendonça tem se encarregado de divulgar que ele conseguiria a conta da Prefeitura de Salvador por ter sido um dos que aconselharam o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto (DEM), a usar o nome do avô na campanha à Prefeitura.
Primeiro encontro
O prefeito eleito ACM Neto (DEM) teve o primeiro encontro com o governador Jaques Wagner (PT) após as eleições na noite de sexta-feira, em Camaçari. Os dois trocaram algumas palavras durante a abertura do evento promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) entre os gestores eleitos e reeleitos em outubro, realizado num resort de Guarajuba. Wagner afirmou que vai telefonar a Neto para confirmar a data da audiência solicitada pelo democrata. Questionado pela imprensa sobre que dia aconteceria a audiência solicitada por ACM Neto, Wagner preferiu não fixar uma data. Neto voltou a dizer que só vai solicitar um encontro com a presidente Dilma Rousseff (PT) após a conversa com o governador, por uma questão de hierarquia e procedimento. “Espero, inclusive, que o governador faça essa ponte com a presidente”, salientou.
Câmara
À medida que o fim do ano se aproxima, os vereadores de Salvador se agitam ante a sucessão do presidente da Câmara, vereador Pedro Godinho (PMDB), quadro que não se reelegeu, depois de anos de atuação no plano municipal. E, em alguns casos, vão jogando um jogo nada leal com correligionários que antes eram tratados como “irmãos fiéis”.

Candidatos
Saindo na frente mais uma vez, a rádio CBN Salvador (100,7) inicia amanhã uma série de entrevistas com os candidatos à presdidência da Câmara Municipal de Salvador. O primeiro será Orlando Palhinha, que estará nos estúdios da CBN a partir das 10 horas desta terça, para ser entrevistado por Emmerson José e Alex Ferraz.

Planos
Com a saída da ex-presidenciável Marina Silva e o crescimento do PV nas eleições municipais, a cúpula do partido cogita convidar a ministra Eliana Calmon (STJ) a se filiar aos verdes e disputar a Presidência da República em 2014. Calmon ganhou fama de heroína do combate à corrupção e impunidade durante sua gestão à frente da corregedoria do Conselho Nacional de Justiça, quando enfrentou “bandidos de toga”. Em pesquisas eleitorais, o PV identificou que a luta contra a corrupção é demanda crescente no eleitorado brasileiro. Também é cotado para disputar a Presidência pelo PV o ex-deputado e jornalista Fernando Gabeira (RJ), membro-fundador do partido.

Diplomados 
Os prefeitos eleitos nos municípios de Barra do Rocha, Ibirataia e Ipiaú serão diplomados no dia 19 de dezembro, conforme decidiu a 134ª Zona Eleitoral. Na ocasião, também ocorrerá a diplomação dos vereadores. Em Ipiaú, Deraldindo Araújo (PMDB) foi eleito com 13.126 votos, em Barra do Rocha, Vera Lúcia (PSC) levou a melhor com 1.810 votos e em Ibirataia, Marco Aurélio venceu com 7.497 votos. Segundo o site Ubatã Notícias, a cerimônia acontecerá no Fórum Jorge Calmon, em Ipiaú.

Visita 
O prefeito João Henrique, que há muito prefere ficar longe dos holofotes, visitou, na tarde deste sábado, as obras de macrodrenagem e urbanização da Avenida Vasco da Gama. “Com a nova via vamos desafogar o trânsito e dar maior agilidade ao fluxo de veículos”. A primeira etapa da obra, entre o Ogunjá e o Extra, deve ser concluída em dezembro. 
.

Comentários