RAIO LASER/TB


Coluna do dia 24/11/2012

Burburinho 
Causou burburinho a presença do chefe de gabinete da Secretaria de Relações Institucionais do Estado (Serin), Pedro Alcântara (PR), no encontro de prefeitos do Partido dos Trabalhadores com o governador Jaques Wagner (PT) ontem. Nos bastidores, lideranças teriam questionado e criticado o fato de o republicano se fazer presente em um evento essencialmente formado por petistas.

Visita 
O senador João Durval (PDT/BA) recebeu em seu gabinete em Brasília a visita dos prefeitos eleitos de Feira de Santana e de Senhor do Bonfim. Nos dois encontros, os eleitos apresentaram os seus planos de trabalho para o mandato que se inicia em janeiro.
Pela manhã, quem esteve no gabinete de João Durval foi o prefeito eleito de Senhor do Bonfim, Edivaldo Martins Correa, o doutor Correa. Acompanhado do ex-deputado José Carlos Aleluia, ele apresentou ao senador baiano as dificuldades que enfrentará. Segundo ele, Senhor do Bonfim é um dos municípios brasileiros que teve sua população reduzida e, em função disto, significativa redução dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios, o FPM. João Durval prometeu ajudar no que for possível para reverter essa situação.

Feira de Santana
No começo da tarde foi a vez do prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo, visitar o senador João Durval. Ele também apresentou os seus principais projetos para a cidade e manifestou a expectativa de prosseguir com obras essenciais, como ampliação de avenidas, abertura de novas artérias e a duplicação do trecho norte do Anel do Contorno. Esta última tomou mais tempo de conversa, porque a duplicação vem sendo uma luta do senador João Durval desde o começo do mandato.

Primeiro contato 
E por falar no encontro dos prefeitos eleitos e reeleitos do PT, de acordo com o senador Walter Pinheiro, presente ao encontro, houve apenas um contato inicial dos líderes petistas com Wagner, situação que deve se repetir também com os chefes de Executivo filiados a outros partidos da base aliada. “Foi apresentado como o governo e a bancada baiana no Congresso Nacional podem ajudar as prefeituras”, relatou Pinheiro. Sobre pedidos, o senador foi categórico. “Num evento com tantas pessoas e com muitos prefeitos sem saber a situação das prefeituras, nem há tempo para fazer pedidos”, assegurou.
Violência 
Os casos de violência contra as mulheres na Bahia, assim como os crimes cometidos contra lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, foram pautados em reunião realizada na sede da Secretaria da Segurança Pública ontem. Na ocasião, a secretária de Políticas para Mulheres, Lúcia Barbosa, tratou de episódios recentes com o secretário de Segurança, Maurício Barbosa, a exemplo dos assassinatos de lésbicas e a violência praticada contra a jovem Jamille Alves Lima, no município de Ibirapuã, que tem como acusado seu próprio companheiro, o vereador Anderson Amaral.
Ironia
Um político pedetista achou por bem ironizar ontem o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo, dizendo que ele quer ser tudo. “Ele não só quer ser presidente da Assembleia, como quer ser presidente do PDT, governador da Bahia. Daqui a pouco, resolve também ser Rei Momo”, satirizou o pedetista.

Transição
Encerrada a fase de apresentação das secretarias municipais, a equipe de transição, coordenada pelo ex-governador Paulo Souto (DEM), deve iniciar nas próximas semanas as visitas técnicas em cada órgão. O objetivo é conhecer o máximo de informações possível antes da posse de ACM Neto no Palácio Thomé de Souza. Segundo o próprio coordenador indicado por João Henrique, Oscimar Torres, além de conhecer o dia a dia das secretarias, Souto terá acesso ainda aos problemas enfrentados por elas.
Passou da hora
Quem utilizou as redes sociais para manifestar indignação sobre a demora na votação das contas do prefeito João Henrique (PP) foi o vereador derrotado nas eleições de outubro Paulo Magalhães (PSC). “Já passou da hora de votar as contas de JH. Vou referendar o parecer do TCM e da Comissão de Orçamento”, afirmou o vereador via microblog Twitter.

UPB
O petista Ricardo Machado, primeiro prefeito reeleito da história da Santo Amaro, veio a público protestar contra o correligionário e atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Luiz Caetano. Ele tem a expectativa de angariar o apoio do prefeito de Camaçari na disputa pela presidência da UPB, mesmo após Caetano defender a candidatura de Maria Quitéria (PSB). Em entrevista à rádio Tudo FM, Machado reclamou da opção do “amigo”, mas assegurou: vai pedir que o vermelho PT fale mais forte com o companheiro de partido. E o argumento é básico. A sigla é que concentra o maior número de prefeituras na Bahia.
ONU
O deputado ACM Neto está em Nova Iorque, nos EUA, onde participa da última viagem oficial como parlamentar e líder do Democratas na Câmara. O prefeito eleito de Salvador foi convidado pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), e ambos estiveram ontem, com o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, na sede da entidade. O líder do PSDB na Câmara, deputado Bruno Araújo (PE), também participa da viagem. Nos próximos dias, Neto marca presença em uma série de atividades e encontros em Nova Iorque.

Comentários