RAIO LASER/tr

Coluna do dia 29/11/2012

Os bebês de Rosemary
Não é apenas a cúpula do PT e do governo Dilma Rousseff que se preocupa com o que pode falarRosemary Noronha, a ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo investigada na Operação Porto Seguro, considerada uma figura “despreparada” e arrogante que abre a boca, segundo se comenta em Brasília e em São Paulo, com muita facilidade. Na Bahia, tem gente igualmente apavorada com o que pode resultar das investigações sobre a ex-funcionária do governo federal, que era uma espécie de assessora pessoal do ex-ministro José Dirceu e cujas relações com o ex-presidente Lula incomodavam até a ex-primeira-dama Marisa Letícia. Existiriam os bebês baianos de Rosemary?

Financiamento
A deputada Alice Portugal (PCdoB), que foi pré-candidata à prefeitura de Salvador, disse que a notícia de que os dois principais candidatos à prefeitura da capital gastaram mais de R$ 40 milhões em suas campanhas somente reforça sua determinação de defender uma reforma política que preveja a adoção do financiamento público das campanhas eleitorais.

Injustas
Para a deputada, é preciso que os adversários do financiamento público das campanhas entendam que o que tem alimentado esta campanha de criminalização da política são os seguidos escândalos que têm em comum a promiscuidade nas relações de alguns políticos e o poder econômico. “A cada eleição, são elevados os custos das campanhas, tornando cada vez mais injustas as disputas eleitorais, situação que não existiria se todos disputassem em igualdade de condições”, completou.

Afago 
Mesmo após não conseguir fazer um sucessor na prefeitura de Lauro de Freitas, a petista Moema Gramacho deve ganhar uma espécie de “afago” por parte do governador Jaques Wagner e assumir a Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), atualmente sob o comando de Maria Moraes de Carvalho Mota. Até o momento, entre os derrotados nas eleições municipais, Gramacho é a única que ganhará algum cargo no governo.

Brincadeira?
Por falar de compensações no governo estadual, ontem, numa reunião informal com a cúpula da administração, o governador Jaques Wagner (PT) teria afirmado em tom de brincadeira que os aliados governistas interessados em conseguir mais espaço na administração podem tirar o cavalinho da chuva. Pode ser que só o tom tenha sido de brincadeira.
Fusão
Outro tema que teve atenção especial no encontro foi a tratativa da fusão do PTC com o PEN (Partido Ecológico Nacional), já para o inicio de 2013, com vistas às eleições de 2014. Caso se concretize a fusão, a nova sigla passaria a se chamar PDTC (Partido Democrático Trabalhista Cristão).

Nome na lista 
Segundo a coluna Radar On Line, comandada pelo jornalista Lauro Jardim da revista Veja, o prefeito eleito de Salvador, ACM Neto, ficou entre os 25 brasileiros mais sexys de 2012 na eleição organizada pela Revista Junior, publicação voltada para o público GLBT. O baiano ficou à frente de Gabriel Chalita, outro parlamentar que figurava na lista dos mais sexys.
No rádio?
O site Bocão News anunciou ontem que o prefeito João Henrique será apresentador da rádio Nova Salvador a partir de janeiro e vai comandar o programa Ligação Direta. O programa - que vai ao ar das 7h às 9h, era apresentado pelo deputado federal Marcos Medrado (PDT) e tem previsão para ir ao ar já em janeiro de 2013. Desde agosto que o prefeito afirmava nos bastidores que queria ser contratado como apresentador por uma emissora de rádio e outra de TV.

Gratidão
O presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), disse que ficou muito feliz com o apoio do PSD de Otto Alencar. Segundo ele, além da relação pessoal, o gratifica ter uma relação política com o dirigente do PSD. “Otto sempre me apoiou. Esteve comigo as quatro vezes”, disse, se referindo ao coroamento do quarto mandato.
Mudança 
O vereador Alcindo Anunciação (PT) é conhecido na Câmara como um “criador de casos”, devido ao estilo polêmico que sempre atrapalha votações e sessões ordinárias da Casa. No entanto, mesmo sem ter conseguido se reeleger, o petista recebeu o convite do vereador Alan Castro (PTN), para que ele assuma, em janeiro, a função de assessor da bancada do PTN. E isso, com a promessa de ter o mesmo salário que os vereadores.



Comentários