RAIO LASER/TB

Coluna do dia 09/01/2013

No comandoO PTN definiu ontem à noite o nome de Maurício Bacelar para substituir o irmão, o secretário João Carlos Bacelar, na presidência do partido no Estado. Ele já havia sinalizado para reportagem da Tribuna, na última sexta-feira, que iria aceitar o desafio. O nome de Mauricio foi defendido durante a confraternização de final de ano, quando alguns deputados teriam proposto que ele deveria comandar a sigla a partir do licenciamento do irmão. Maurício, que foi candidato a prefeito nas últimas eleições em Camaçari, disse que o objetivo do partido será o de ampliar a bancada estadual e eleger pelo menos um deputado federal em 2014. O PTN foi um dos partidos de oposição que mais cresceram no pleito municipal em Salvador, com seis vereadores.
Reunião 
Ontem, membros da executiva estadual do PCdoB estiveram reunidos na sede do partido, nos Barris. O deputado estadual Daniel Almeida, presidente da legenda na Bahia, negou que o assunto tenha sido a possibilidade de incluir a ex-vereadora Olívia Santana (PCdoB) em uma das pastas do secretariado estadual. Há quem diga que foi.

Conta própria
O deputado Daniel Almeida disse que ainda não conversou com o governador Jaques Wagner a respeito do assunto. Na legenda é consenso que o partido precisa de mais espaço no governo estadual. O governador já afirmou que não vai mexer na Secopa e, caso o partido queira fazê-lo, será por conta própria.

Justificativa
Comentário ontem de um comunista protestando contra o “linchamento” que Olívia Santana sofreu desde que seu nome foi mencionado como eventual substituta de Ubiratan Castro na Fundação Pedro Calmon: “A companheira pode não ser uma intelectual, mas faz várias leituras”.

Oposição forte
O vereador também afirmou que não pretende apenas fazer oposição por oposição, mas sempre focar em propostas concretas. “Nós queremos é ampliar a fiscalização ao poder Executivo municipal com uma oposição forte, e quem ganha com isso é a população”, garantiu.

Especulação
O vereador Gilmar Santiago (PT), líder da oposição na Câmara Municipal, negou que esteja sendo sondado para fazer a ponte entre o governo estadual e o municipal e precise manter uma boa relação com o prefeito ACM Neto (DEM). “Estou fazendo o meu papel como líder da oposição. Não vou me furtar a fazer esse diálogo com os vereadores, mas essa coisa de fazer ponte não passa de especulação”. 

Avaliação
Com a notícia de que o governador Jaques Wagner (PT) vai fazer uma pequena mudança no secretariado, os titulares de pastas que não foram relacionados na eleição que os deputados baianos fazem todo ano para escolher os melhores representantes do primeiro escalão estão na maior paúra, como se diz em italiano. Temem que a avaliação dos parlamentares pese nas decisões de Wagner.

Solidariedade
O Sindicato dos Bancários emitiu ontem nota manifestando solidariedade ao jornalista Rogaciono Medeiros e seus filhos, Bruno e Guilherme, agredidos na última sexta-feira pelo ex-jogador Edilson, seus amigos e seguranças.
Dança
Na guilhotina que deve ser promovida na secretaria estadual da Fazenda, a mando do atual secretário Luiz Alberto Petitinga, trocando algumas superintendências, figura conhecida e lembrado por ter pago a empreiteiros ao invés de funcionários durante o governo Nilo Coelho também deve dançar.

Desnorteada
O vereador Léo Prates (DEM) disse ontem que a oposição está “desnorteada” com o ritmo de trabalho do prefeito ACM Neto. Segundo Léo, não se sustenta a avaliação do líder de oposição, Gilmar Santiago (PT), de que o começo do governo democrata estaria sendo tímido. “ACM Neto tem conseguido mostrar para a população que estará presente no dia a dia da cidade, chamando para si a responsabilidade sobre os problemas do coletivo, da sociedade”.

Tranquilizou
O vereador Tiago Correia (PTN) tranquilizou a oposição sobre o incêndio no prédio da Secretaria Municipal de Educação. “Talvez atônitos e desnorteados com esse início de gestão do prefeito ACM Neto, que já mostrou que veio para transformar de fato a cidade, a oposição fica querendo criar factóides e fazer politicagem. Estão até se posicionando contra o programa Aluno em Tempo Integral criado pelo prefeito e que já vai começar a funcionar este mês, na Escola Municipal de Pituaçu. É o cúmulo da dor de cotovelo”.

Emergência
O prefeito de Itabuna, Vane Leite (PRB), assinou decreto que reconhece situação de emergência no município por um período de 90 dias. A medida permite a compra de serviços sem a necessidade de licitação pública. O governo municipal argumenta que a medida é necessária para fazer frente ao quadro caótico em que a cidade foi encontrada. O abandono de unidades básicas de saúde e do Hospital de Base, o maior do sul da Bahia, foi destacado na justificativa do decreto. O documento destaca a falta de medicamentos, gazes, esparadrapos e forros de cama.


Levou tudo 
Terra arrasada. Assim o prefeito Nilton Cesar (PP) encontrou a prefeitura de Santa Bárbara, que estava nas mãos do ex-prefeito Joilson Costa (PT). Além de não pagar aos funcionários o salário de dezembro, sumiu com a importância de R$1,2 milhão dos cofres do município. Segundo apoiadores do prefeito do PP, todos os computadores, notebooks, uma série de documentos, mobiliários e até os setes ônibus que fazem o transporte escolar da cidade amanheceram no dia 1 de janeiro sem os pneus. Segundo o vereador e presidente da Câmara TE de Hugo, o Legislativo vai tomar as devidas providências no sentido de que o ex-prefeito seja responsabilizado pela “rapina” na prefeitura.
Novos ares 
A ex-vereadora Andréa Mendonça, proprietária da rádio Tudo FM, será a nova apresentadora do horário que era do jornalista Casemiro Neto – 18h às 19h –, desligado na tarde de segunda-feira (07) do quadro de funcionários da emissora. O programa Casemiro no Ar saiu da grade de programação da Tudo FM e Andréa passa a comandar um programa político e jornalístico no horário. Segundo informações de fontes ligadas à rádio, a motivação para a demissão do jornalista seria corte de despesas.

Cortes
Com o corte de 25% determinado por ACM Neto (DEM) no orçamento municipal, secretários como Maurício Trindade, da pasta de Combate à Pobreza, ficaram “abaixo da linha da pobreza”, como dizia ontem um vereador às gargalhadas na Praça Municipal.

Genoino, ao vivo 
O petista Olívio Dutra afirmou, durante programa ao vivo da “Rádio Guaíba”, que o deputado José Genoino (PT-SP) não deveria ter assumido o mandato na Câmara. “Eu acho que tu deverias pensar na sua biografia, na trajetória que tem dentro do partido. Eu acho que tu deverias renunciar”, disse o líder gaúcho.

Investimentos
E por falar no governador Jaques Wagner, ele viaja no próximo domingo (13) para a China com o objetivo de visitar uma indústria na área de petróleo e duas automotivas. A primeira companhia fabrica brocas perfuratrizes e negocia instalação na Bahia e as outras duas empresas também têm interesse de implantar unidades no estado. “Os chineses já escolheram o terreno. Também vou visitar duas empresas automotivas, uma de caminhões leves e outra de veículos. O mundo está em crise, e o Brasil, mesmo pouco, continua crescendo. Sempre a minha preocupação é a geração de trabalho, emprego e renda para dar dignidade e cidadania à nossa gente”.

Protesto 
O vereador soldado Prisco convocou todos os policiais militares a participar de um protesto hoje, às 15h, na Assembleia Legislativa, quando oferecerá uma torta com tamanho de um metro, pizzas e refrigerantes aos deputados da Casa. O bolo comemorará o 11º aniversário de demissão dele da corporação da Polícia Militar, o terceiro ano de descumprimento do Governo do Estado da Bahia da Lei Federal 12.191/10 e o segundo da Lei 12.505/11, ambas legislações anistiando policiais militares envolvidos em movimentos grevistas em treze estados e no Distrito Federal.  

Comentários