RAIO LASER

Coluna do dia 07/02/2013

À vontadeO governador Jaques Wagner (PT) comentou ontem, em entrevista à Record Bahia, as ações relativas ao edital para concessão da ponte Salvador-Itaparica, criticadas pela oposição. “Tudo foi feito de acordo com a Procuradoria Geral do Estado, dentro da Lei. Em alguns casos você pode ter inexigibilidade de licitação a depender da característica do que vai fazer. Às vezes, você tem uma necessidade muito grande em uma determinada matéria e os órgãos de controle dispensam licitação. Estou muito tranquilo porque quem comandou foi o secretário de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, e neste ponto de transparência eu estou à vontade”. Aliás, por este presentão que está concedendo ao governador, Gabrielli bem que poderia ser escolhido logo candidato ao governo em 2014.
Investigação 
Em discurso na Câmara, o deputado federal Jutahy Júnior (PSDB) cobrou investigação criminal pelo Ministério Público para apurar irregularidades no processo de aquisição, pela Petrobras, da Refinaria Pasadena System, no Texas (EUA), no ano de 2006. Segundo Jutahy, a estatal comprou 50% das US$ 360 milhões, um ano depois  que os papéis foram vendidos para a Astra Oil por US$ 42,5 milhões. Ou seja, a Petrobras pagou 1.500% de valorização no período de doze meses.

Negociação
O deputado diz ainda que toda negociação foi feita por um ex-funcionário da Petrobras. O parlamentar baiano criticou o prejuízo bilionário afirmando que o motivo “foi incompetência, irresponsabilidade, corrupção ou tudo junto”. “A Petrobras investiu 1 bilhão, 180 milhões de dólares, e hoje a empresa vale apenas 180 milhões de dólares”, completou.

Eleição única
Wagner também afirmou ser a favor de um mandato mais longo e se mostrou contrário à reeleição, além de sugerir que todos os sufrágios sejam feitos de uma só vez nas três esferas. “Eu sou a favor que a gente tenha de cinco anos eleição geral, de governador a Presidência da República e sem reeleição. Acabamos de sair de uma eleição e a classe política já está pensando na próxima eleição. Eu acho muito ruim, muito custoso para a democracia, porque existem leis. Seis meses antes você não pode fazer licitação, não pode inaugurar obras. Em quatro anos você tem duas eleições. Em quatro anos você perde um ano”.

Presidencial
Segundo o governador, a presidente Dilma Rousseff deve chegar a Salvador entre amanhã e sábado para ficar até o final do carnaval. “Ela vem passar o carnaval aqui, descansando na base de Inema. Ela gostou tanto que vem de novo, deve estar chegando ou sexta à tarde, ou sábado pela manhã. Ela gostou muito de poder passear um pouquinho, ter uma certa tranquilidade com a filha e com o neto”.

Secretariado
Wagner negou mais uma vez a possibilidade de reforma no seu secretariado, afirmando que pode haver mudanças pontuais em uma ou outra pasta, mas não deixou claro se vai ou não fazê-las, para encaixar os correligionários que ficaram fora das prefeituras após as eleições. “As pessoas me perguntam sobre a reforma, mas não tem reforma administrativa para ser feita. Se eu chegar a uma conclusão de que um secretário não está tendo desempenho eu posso mudar e colocar outro, mas não tem reforma. Até porque eu tenho mais um ano e onze meses de governo, não dá para ficar inventando a roda agora”. 

Procurador-geral 
Após ser eleito na última segunda-feira como o novo presidente da Câmara dos Deputados, o peemedebista Henrique Alves anunciou ontem o nome do deputado democrata Claudio Cajado, que segue o quinto mandato consecutivo como deputado, para o cargo de procurador-geral da Câmara.

PV em Salvador
Em cumprimento ao decreto do prefeito ACM Neto que determina que membros da gestão municipal se licenciem das atividades partidárias, o subsecretário André Fraga deixou a presidência do diretório do PV de Salvador. Agora, o novo presidente da sigla é o vereador Marcell Moraes, que assume o posto temporariamente. Em abril, a Executiva fará uma nova eleição que escolherá definitivamente o presidente do partido na capital.
 
Ficou brava

A ex-primeira dama de Salvador, Tatiana Paraíso, ficou brava ao saber que a imprensa está divulgando a viagem de luxo feita por ela, João Henrique, familiares e assessores que, juntos ocupam 12 cabines luxuosas no navio “Oasis of the Seas”. Como se diz no popular, a ex-primeira-dama está fula da vida, soltando fogo pelas ventas.
Derrota no PT
Ontem, durante assembleia realizada na sede da Codevasf, o prefeito Luizinho Sobral foi eleito presidente do Consórcio Público Sustentável (CDS) do Território de Irecê. A associação é formada por 13 municípios e tem a missão de planejar, regular e fiscalizar as ações comuns voltadas ao saneamento básico, limpeza urbana, esgotamento sanitário e destinação dos resíduos sólidos da região. Luizinho Sobral (PTN) - que derrotou o petista Pedro Rocha, de Uibaí – disse que “será uma tarefa árdua, mas que o importante será priorizar as questões ambientais, melhorar a limpeza pública e definir uma nova política para a coleta seletiva”.

Defasado
Já Leo Prates afirma que o atual Código de Incêndio foi implantado há 31 anos, através da Lei 2.403-72. “Um dos objetivos do novo Código é implantar como marco legal a regra de que os edifícios e construções em geral deverão possuir espaços, dispositivos e equipamentos qualificados para o escoamento rápido das pessoas dos locais em situação de emergência”, pontuou.

Prevenção a Incêndio
Os vereadores Paulo Câmara (PSDB), Leo Prates (DEM), Cláudio Tinoco (DEM) e Tiago Correia (DEM) pretendem instituir o novo Código de Prevenção a Incêndio e Pânico, através de um projeto de lei conjunto.  Segundo Paulo Câmara, “antes da proposta ser encaminhada para a apreciação dos pares, promoveremos encontros com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) e a Escola Politécnica da UFBA”.

Promessa 
Segundo o secretário de Educação de Salvador, João Carlos Bacelar, a folha de pagamento de janeiro dos terceirizados da pasta foi encaminhada ontem para o banco e, na primeira semana de aulas, todos os salários atrasados devem estar regularizados – leia-se novembro, dezembro e o décimo terceiro. “Em 2013, essa situação não se repetirá. Compartilhei com os trabalhadores a situação e eu, mais do que qualquer pessoa, estava incomodado com tudo isso”, assegurou Bacelar. Cerca de sete mil terceirizados atuam na Secult e boa parte deles enfrentam a “burocracia” do município para receber os salários.
Caolho
Há um ditado que, em terra de caolho, quem tem os dois olhos é rei. Por isso, qualquer manifestação de apoio é encarada com ressalvas no meio político. E, para a surpresa de todos, alguns chegam a manifestar em público que estão sempre de olhos abertos. Em meio ao discurso como representante do PMDB na Câmara, o experiente Pedrinho Pepê foi alvo de elogios em um “à parte” do petista Henrique Carballal. Sem perder o bom humor, Pepê pediu um “à parte ao à parte” e soltou a pérola: “Não estou ‘comendo’ nada disso, Vossa Excelência”. E os vereadores presentes no plenário caíram na gargalhada.

Ferry 
O deputado federal Valmir Assunção (PT) se referiu ontem ao sistema ferryboat como “um grande abacaxi”.  Na sua avaliação, “o governo Jaques Wagner herdou um grande abacaxi do governo anterior, com uma frota sucateada e um contrato de concessão de 30 anos a uma empresa paulista chamada TWB”. Para o deputado federal, o sistema oferece serviços de péssima qualidade, além de um descaso com a população que necessita de locomoção entre a Ilha de Itaparica e cidades do Baixo Sul da Bahia. 

Comentários