RAIO LASER/TB

Coluna do dia 05/02/2013

Polêmica 
O fato de o ex-prefeito Antonio Imbassahy (PSDB) ter criticado o projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica, para o qual o governo está contratando uma consultoria sem licitação no valor de R$ 40 milhões, levou a uma resposta irada do deputado petista Luiz Alberto. “O deputado tucano Antonio Imbassahy é useiro e vezeiro em ser contrário ao projeto político que beneficia o Brasil. Ele foi contra a redução da conta de luz, anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, e agora se opõe a uma das maiores obras para o nosso estado, que é a construção desta ponte ligando Salvador à Ilha de Itaparica”, disparou Luiz Alberto. O petista baiano saiu em defesa do projeto de construção da ponte, anunciado pelo governo da Bahia, ao questionar as críticas feitas pelo oposicionista, que afirmou que a obra teria teor “eleitoreiro”. “A oposição não tem projeto, usa do artifício da falácia, e não quer ver a população ser beneficiada”, retrucou Luiz Alberto.

Novo líder 
A bancada petista em Salvador decidiu ontem que o vereador Moisés Rocha será o seu novo líder. Rocha foi a segunda opção do partido. O primeiro nome seria o de Waldir Pires, que rejeitou a proposta. Segundo o petista eleito, a escolha foi um consenso dentro da legenda.  “Primeiro quero dizer que é uma satisfação imensa liderar a bancada do PT pela segunda vez. As dificuldades serão trabalhadas conjuntamente pela bancada do PT com a oposição”, afirmou o vereador.

Absurdo
O vereador soldado Prisco (PSDB) criticou ontem a ação do governo do Estado em acionar os alunos da Polícia Militar para fazer a segurança durante os festejos do Carnaval.  “Um absurdo esta situação. Como se não bastasse o policial mal remunerado, também vão usar alunos para fazer o policiamento?”, questionou o vereador, que deve se transformar num verdadeiro calcanhar de Aquiles do governo estadual na Câmara de Salvador.

Festa da democracia
O Carnaval de 2013 será oficialmente aberto às 19h da próxima quinta-feira, quando o prefeito ACM Neto vai entregar as chaves ao Rei Momo. O governador Jaques Wagner, convidado pelo prefeito, já confirmou presença na abertura, que contará com bloco sem cordas puxado pela banda Chiclete com Banana. Pelo visto, a boa relação entre Neto e Wagner vai além das solenidades oficiais. O clima é mesmo de festa. Para muitos integrantes dos dois palácios, festa da democracia. 

Difícil
O dia foi ontem difícil para ACM Neto na Câmara Municipal. O governo foi derrotado na estratégia de tentar esvaziar a sessão para evitar as críticas ao atraso de salários de servidores. Vereadores governistas, como Carlos Muniz, do PTN, chegaram a sentar do lado da oposição, numa demonstração de que o jogo no campo municipal não será nada fácil.
De volta
O presidente do Esporte Clube Bahia, Marcelo Guimarães Filho (PMDB), está de volta à Câmara Federal. O peemedebista, que era o 2º suplente da coligação PMDB-PR, entra na vaga de João Bacelar (PR), que pediu licença do cargo. O primeiro suplente da coligação é Colbert Martins (PMDB), que também está no cargo devido à licença de Mauricio Trindade (PR), que virou secretário de ACM Neto. Segundo o Metro 1, Marcelo Guimarães tomou posse no último sábado (2) e já votou para escolher o novo líder do PMDB na Câmara.

Mototaxistas 
O secretário de Assuntos Institucionais da prefeitura, Pedro Godinho, recebeu ontem uma comitiva de mototaxistas que clamam pela regulamentação da profissão. Ele afirmou que esse é um assunto que está na pauta do Executivo municipal. Godinho assumiu o compromisso de encaminhar um estudo visando a elaboração de uma proposta sobre o assunto. Quem encampou essa bandeira até o ano passado foi a ex-vereadora Leo Kret, aliada do prefeito ACM Neto. 
Clandestinos
Mais cedo, o secretário de Urbanismo e Transporte, José Carlos Aleluia, afirmou que “pela segurança das pessoas, a lei será cumprida e não será permitido qualquer tipo de transporte clandestino durante o Carnaval”. A determinação é para que os agentes da Transalvador, com o apoio da Polícia Militar, fiscalizem e apliquem as sanções àqueles que desrespeitarem a legislação municipal de trânsito. “A nossa recomendação é que a população utilize os táxis e os ônibus nos deslocamentos para a festa”, sugere o secretário.

Depois do susto 
No seu twitter, o vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB), comentou como se sentiu depois de ter passado 40 minutos preso em um elevador enguiçado da Câmara Federal. “Fiquei 40 minutos dentro de um elevador enguiçado. Sensação terrível. Se não fossem meus amigos, ia achar que foi arte dos adversários de hoje”, postou. A jornalista Vera Magalhães, da coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo , disse que Geddel foi salvo pelo celular, suado e sem camisa.
Na liderança
Os vereadores do PMDB, os veteranos Alfredo Mangueira e Pedrinho Pepê, definiram que a liderança do partido na Câmara de Salvador permanecerá com o vereador Pedrinho Pepê, posição já exercida na Legislatura passada.

 Camamu
Com eleições marcadas para o próximo dia 3 de março, Camamu vive a expectativa de ter um novo prefeito. No último fim de semana, a população do distrito de Barcelos do Sul acompanhou a carreata do candidato Luizinho (PSB) e seu vice, Eliézio. Liderança na região, o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) levou seu apoio a Luizinho, candidato apoiado pelos ex-prefeitos Ioná Queirós e Marcelo.

Liderança do PDT 
Por unanimidade, o deputado estadual Euclides Fernandes foi escolhido para liderar o bloco PDT/PCdoB, na Assembleia Legislativa da Bahia. A recondução ao cargo de líder é considerada um “marco” na carreira política de Euclides, que vai comandar a bancada pela 4ª vez consecutiva. Fernandes foi escolhido pelos integrantes do bloco: Marcelo Nilo (PDT), João Bonfim (PDT), Roberto Carlos (PDT), Fabrício Falcão (PCdoB), Álvaro Gomes (PCdoB) e Kelly Magalhães (PCdoB).

Ferry Boat 
“É preciso que tenhamos capacidade de enfrentar as dificuldades e isso o governo tem mostrado. Fizemos o que tínhamos que fazer”. A frase é do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Zé Neto (PT). Ontem, o Ministério Público Estadual promoveu uma audiência pública para discutir os principais problemas que afligem os usuários do Sistema Ferry Boat. O evento foi presidido pela promotora de Justiça, Rita Tourinho, e contou com a presença do diretor executivo da Agerba, Eduardo Pessôa.
Tráfico de pessoas
A deputada Luiza Maia (PT) entrou com requerimento para que a Mesa Diretora da Assembléia Legislativa crie, com urgência, a CPI do tráfico de pessoas. Para contribuir com a discussão, a deputada convidou o presidente da Comissão do Tráfico de Pessoas da Câmara Federal, Arnaldo Jordy (PPS-PA), para uma audiência pública logo após o Carnaval. “A Bahia é o terceiro Estado com maior número de mulheres traficadas e a intenção é fazer uma série de reuniões tendo como ponto de partida o casal preso em Salvador pela Polícia Federal, e queremos contar com o apoio do Congresso Nacional”.

Saldo positivo
Para o presidente da Câmara, vereador Paulo Câmara (PSDB), o início dos trabalhos do Legislativo aconteceu ontem dentro do esperado, de forma respeitosa e eficaz. “Nesta primeira sessão foi respeitada a ordem do Pinga-Fogo, onde os líderes partidários e demais vereadores puderam expor suas ideias e fomentar o debate. A Câmara está cumprindo o seu papel de fiscalizar e trazer à tona os temas que dizem respeito ao povo e à cidade”, afirmou.


Comentários