RAIO LASER/tb

Coluna do dia 22/02/2013

Na disputa O vice-presidente da Caixa, Geddel Vieira Lima (PMDB), disse ontem que ainda é muito cedo para definir o candidato que representará as oposições na eleição para o governo em 2014. Um dos principais nomes da ala oposicionista na Bahia, Geddel não esconde de ninguém o desejo de encabeçar a chapa, mas enfatiza que não será empecilho para o entendimento. “Desejo ser candidato a governador pela experiência política e de gestão que tenho, com condição clara de liderar um projeto de governo contra o PT, que tem um desempenho pífio”. E completa: “Se o prefeito ACM Neto quiser ser candidato, terá meu apoio. Se Imbassahy, que é um grande quadro, decidir entrar na disputa, eu posso apoiá-lo também. Agora, só peço que a oposição se uma logo”, disse, para arrematar que nem ele nem o PMDB serão obstáculos para a unidade. “Estamos dispostos a apoiar, da mesma forma que ser apoiado”, disse. O peemedebista acredita que uma definição sobre o assunto esteja nas ruas no início do segundo semestre.
Absurdo O líder da oposição na Assembleia Legislativa, Elmar Nascimento, considerou ontem ser um “absurdo” o fato de uma das mais importantes comissões da Casa, a Comissão de Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle, se reunir apenas de quatro em quatro meses, quando deveria fazê-lo semanalmente. “Essa comissão é o pulmão do Poder Legislativo, que não existe se não puder exercer a função de fiscalização”, sintetizou o deputado, ressaltando que irá propor a realização de uma sessão especial na Assembleia para avaliar as finanças do Estado e dos municípios, em parceria com o TCM, TCE, UPB e Ministérios Público, entre outras entidades.
Senha Elmar disse que já protocolou o pedido da senha de controle da execução orçamentária do Estado, para que o Legislativo possa ter acesso total aos dados, ampliando a transparência. O líder oposicionista lembrou que no ano passado quase 200 municípios baianos tiveram suas contas rejeitadas com base na Lei de Responsabilidade Fiscal, por registrarem o aumento do custeio provocado pela queda na receita, e dessa forma ficaram impossibilitados de fechar suas contas.
PropostaA proposta teria, entretanto, adormecido na Secretaria de Planejamento sem que ninguém lhe desse ouvido. A existência de uma segunda proposta, com as mesmas características, mas de valor infinitamente mais baixo, reforça o temor de setores do governo de que a ausência de licitação e o valor do negócio com a McKinsey podem motivar uma manifestação do Ministério Público Estadual contra o contrato.
ConsultoriaHá rumores de que setores amplos do governo Jaques Wagner (PT) estão preocupadíssimos com a possibilidade de, na próxima segunda-feira, a Secretaria Estadual de Planejamento formalizar o polêmico contrato com a consultoria internacional Mckinsey & Company, no valor de R$ 40 milhões, sem licitação, para dar apoio à formatação do projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. A tensão aumentou depois que vazou a informação de que uma proposta de consultoria com as mesmas características foi apresentada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no valor de R$ 7 milhões, considerado pelo mercado mais razoável para executar o projeto.
Clima bom
O esforço para manter um bom relacionamento institucional com os demais poderes parece ser uma marca da administração de ACM Neto. Ontem, o prefeito reiterou que a relação com os governos estadual e federal, até agora, acontece sem nenhum tipo de problema. “Eu não posso apontar nenhuma dificuldade nessa relação até agora. Pelo contrário, o que tem havido é, de lado a lado, muita demonstração de respeito e de boa vontade para fazer as coisas andarem”, avaliou o chefe do Executivo soteropolitano.
MáfiasO prefeito ACM Neto trouxe uma informação nova sobre o comércio informal em Salvador. Segundo ele, a capital baiana pode enfrentar problemas com máfias coreanas e chinesas. Mesmo com essa dificuldade, a prefeitura pretende enfrentar a situação. “A secretária de Ordem Pública, Rosemma Maluf, anunciou que, a partir desta semana, nós estaríamos fazendo o trabalho de organização do comércio informal da cidade, mas não que já haveria ações no sentido de retirar os camelôs das passarelas. Nós vamos enfrentar o problema, mas com diálogo”, assegurou o prefeito. Que as conversas fiquem restritas aos ambulantes e à prefeitura.
Prefeito NetinhoO prefeito ACM Neto comentou ontem no programa do Bocão o que acha do perfil fake na internet, onde o personagem Prefeito Netinho trata dos assuntos municipais de forma cômica. “É engraçado porque as pessoas especulam todo tipo de coisa, né? Não sei quem é, tenho muita curiosidade, porque é uma pessoa extremamente criativa. Mas eu fico numa situação meio difícil de opinar. Primeiro eu acho engraçado, todo mundo acha engraçado. É uma forma artística de se manifestar, com respeito. Como a internet é um espaço de livre manifestação, não cabe a mim fazer censura. Se fosse uma coisa ofensiva, tudo bem. Mas eu respeito e de vez em quando dou risada”.
CemitériosO vereador J. Carlos Filho (PT) encaminhou a Secretária Municipal de Ordem Pública uma indicação solicitando a recuperação dos cemitérios municipais localizados nos bairros de Plataforma, Paripe e Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. “Os cemitérios são espaços sagrados e os localizados no Subúrbio encontram-se em abandono total, com falta de equipamentos para os coveiros trabalharem, o estacionamento ainda em obras, a falta de capinação, limpeza e a deficiência da iluminação”.
MaçonariaNesta sexta-feira, às 12h30, o Grão-Mestre Jair Tércio estará participando do Lunch-in de fevereiro, promovido por Marcos Vinicius, da Consiste. Será na Livraria Cultura do Salvador Shopping, com o tema “O ser humano em busca de si mesmo”. Vale a pena conferir.
Itinerante O projeto do prefeito andante pegou. Desde que assumiu, ACM Neto visita semanalmente três comunidades da capital. A ideia é aproximar o gestor da população. “Eu estou, pelo menos três vezes por semana, nos bairros e toda vez que eu chego eu faço questão de visitar a escola e o posto de saúde. Para de perto ver a condição de trabalho e determinar imediatamente ações para recuperar essas unidades”.
Férias de juízes A Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) divulgou nota nos últimos dias rebatendo as ideias da ministra do CNJ, Eliana Calmon, para quem as férias dos juízes deveriam ter apenas 30 dias e não 60 como hoje. Na Bahia, por exemplo, os juízes do Tribunal de Justiça têm direito não só ao gozo de dois meses de férias por ano, mas também recebem o adicional de férias duas vezes. Além disso, se forem somados esses 60 dias aos 18 dias do recesso forense de fim de ano (20 de dezembro a 06 de janeiro), os magistrados têm, ao todo, 78 dias de férias por ano.
Destaques 
A sessão que comemorou os 33 anos de existência do PT e entregou o título de cidadão baiano ao presidente do PT, Jonas Paulo, reuniu uma verdadeira claque de petistas. Além do governador Jaques Wagner, estavam presentes todos os pré-candidatos do PT a sua sucessão: os secretários Rui Costa e José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro, o ex-presidente da UPB, Luiz Caetano e o deputado federal Nelson Pelegrino.
Cubano O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB) disse ontem à Tribuna que não considera o regime cubano o mais lindo do mundo, como foi ventilado na imprensa. “O que eu falei foi que o objetivo de Yoani [Sánchez] era desestabilizar um dos regimes mais bonitos e reconhecidos pelo mundo, que é o de Cuba”, disse. Para ele, o sentido das afirmações é diferente. “É diferente, porque ‘o’ é absoluto, único. ‘Um dos’ podem ser dez, vinte, trinta, cinquenta”, disse.
CampanhaOs petistas mostraram que estão em franca campanha pela defesa da indicação do nome do partido para liderar a chapa em 2014. O presidente Jonas Paulo aproveitou para disparar contra a oposição ao comparar o governo Wagner com o anterior. “Por uma questão protocolar, eu vim à sessão de abertura dos trabalhos desta Casa e pude ouvir no discurso do governador o conjunto de realizações de seu governo na Bahia e sentir muito orgulho de ser petista. Em oito anos, nós fizemos muito mais do que eles fizeram em 40”, disse.
E aí?Jonas exaltou que as alianças eram fundamentais, entretanto no final declarou: “Nós queremos sim renovar o mandato do governador Jaques Wagner, elegendo um governador do Partido dos Trabalhadores”. A plateia correspondeu com aplausos. Não passou despercebido o fato de o presidente da Assembleia, Marcelo Nilo (PDT), que se coloca como candidato ao Palácio de Ondina, ter também aplaudido a fala do dirigente petista. O fato chamou atenção e houve quem soltasse: “Será que ele está prestes assinar ficha de filiação?”

Comentários