RAIO LASER/TB

Coluna do dia 28/02/2013

Encontro O governador Jaques Wagner toma café da manhã com os 49 deputados da base governista, logo mais, às 8h, no hotel Matiz, no Costa Azul. Ele deve ir preparado para pedidos e questionamentos. Há um sem número de queixas com relação a iniciativas do governo e, principalmente, com relação à prometida reforma administrativa, que deveria reacomodar forças políticas na base e até hoje não ocorreu. Para grande parte dos deputados do governo, ser da base significa arcar com os ônus de ser governista sem a contrapartida dos bônus, que é o que eles mais desejam. É esperar para ver como o governador Jaques Wagner vai se sair. Normalmente, ele se sai muito bem.
Na frente 
O vereador Leonardo Prates (DEM) comemorou ontem a aprovação do projeto que acaba com os 14º e 15º salários, pela Câmara dos Deputados. Segundo o democrata, desde janeiro o presidente da Câmara de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), havia acabado com o pagamento dos salários extras na capital baiana.

Sem planejamento 
Nos bastidores, houve quem dissesse que o governador não teria gostado nada da evidente falta de planejamento de sua equipe, no que diz respeito à mudança na data de inauguração da Arena Fonte Nova, que, conforme a data anterior, seria 29 de março, que cai numa sexta-feira santa. Páscoa acontece todo ano, sendo 40 dias após a quarta-feira de Cinzas. Como não se observou isso antes?

Republicano
Deputados petistas estão incomodados com as declarações do governador Jaques Wagner a respeito da senadora Lídice e outros possíveis candidatos à sua sucessão. Nas conversas internas, comenta-se que ele estaria sendo por demais republicano. Alguns petistas tremem só de ouvir que o partido pode abrir mão da cabeça de chapa em 2014.

Indústria de multas
O secretário de Transportes de Salvador, José Carlos Aleluia, negou ontem, em entrevista à Rádio Sociedade, que a Transalvador esteja retomando o que ficou conhecido como ‘indústria das multas’. A denúncia foi feita pelo vereador Everaldo Augusto (PCdoB) na Câmara de Salvador. As multas, publicadas diariamente no Diário Oficial do Município, seriam de 2011 e 2012 e, portanto, estariam prescritas por terem ultrapassado o prazo legal de 30 dias. 

Bom sinal
Depois que um site denunciou o que funcionários consideram seu comportamento arrogante, o subsecretário da Fazenda municipal, George Tormin, apareceu ontem na repartição de bom humor e cumprimentando a todos. Um sinal de que está disposto a mudar e tratar melhor os subordinados, sem abrir mão do rigor e da exigência na secretaria. Bom sinal.
Conflito
O deputado federal Afonso Florence (PT) afirmou que a prefeitura de Salvador “não pode atrapalhar” o desenvolvimento da cidade, condicionando a autorização da execução das obras da nova linha do metrô na Paralela à transferência do trem do subúrbio para a gestão estadual. “Para que os benefícios articulados, pelo governo estadual junto ao federal, cheguem à população de Salvador, o prefeito não pode atrapalhar, como tem acontecido no caso do metrô”, disse, para emendar: “todos sabem que os grupos políticos responsáveis pela obra do metrô apoiaram e/ou participaram da coalizão liderada por ACM Neto”, enfatizou. 
Articulação
Em reunião da Executiva Nacional do PSD ontem, dirigentes dos Estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Rondônia se manifestaram a favor de a legenda integrar oficialmente o governo Dilma. Apesar da sinalização dos três Estados, ainda não há uma previsão para os demais diretórios se posicionarem. Segundo o presidente do PSD, Gilberto Kassab, nos próximos dias a previsão é que os diretórios do Amazonas, Mato Grosso e Ceará também definam se são contra ou a favor do embarque à base aliada. Mesmo sem uma decisão oficial, Kassab voltou a elogiar o atual governo.

Baixou o tom
Chamou a atenção também a forma como ele falou sobre o governador Jaques Wagner. Aleluia, considerado o principal opositor ao governo petista, baixou o tom ao falar sobre as negociações a respeito do metrô. “O metrô é uma obra que a prefeitura está negociando com o governo do Estado, ajudando de toda a forma para tornar viável. Eu acho que o governador está empenhado em fazer e terá todo o nosso apoio para concluir [a obra]”. 
Aviso
O ex-presidente estadual do Democratas também prometeu combater o estacionamento irregular nas principais vias da capital e mandou um aviso duro aos comerciantes da Avenida Vasco da Gama. “Não tem lugar para estacionar. Portanto, é um aviso para aqueles que têm oficina, àqueles que têm lojas. Ou providenciam lugar para parar o seu carro, o carro do cliente ou mudam o comércio de lugar”.

Água
Em resposta a nota veiculada na coluna de ontem, a Embasa esclarece que, no verão, devido ao aumento da demanda por água, a distribuição pela adutora que abastece os municípios de Santa Bárbara, Tanquinho e Santanópolis é feita de forma alternada com duração diretamente proporcional ao número de ligações do local abastecido para garantir que as três cidades recebam água com a mesma regularidade. O projeto para ampliar a oferta de água, nestas cidades e em Feira de Santana, está em elaboração e o custo de execução da obra está orçado em R$ 62 milhões.
E aí, Nilo? 
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Nilo (PDT), defendeu a extinção dos 14º e 15º salários, dizendo que se algum deputado fizesse o projeto, ele colocaria para votar. Com isso, dessa vez ele não repetiu os argumentos de que a Assembleia segue as mudanças da Câmara Federal, como costuma justificar, por exemplo, quando quer ampliar os salários e as benesses para os parlamentares baianos. E aí?

Apoio federal
A executiva estadual do PSD se reuniu nesta quarta-feira (27), em Brasília, para debater, dentre outros temas, o apoio à sucessão presidencial em 2014. No encontro, liderado pelo presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, e o líder na Bahia, vice-governador Otto Alencar, deputados estaduais e federais, bem como vereadores, chegaram ao entendimento que será uma tendência natural o partido apoiar a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. O condicionamento estaria apenas na continuidade de um bom governo.

Presença
Para o deputado Alan Sanches, que é presidente do PSD de Salvador e líder do partido na Assembleia Legislativa, a presença da bancada baiana no debate foi muito importante. “Mostra que o PSD está unido em prol de um país melhor, bem como a nossa Bahia, cujo projeto não pode ter exclusão”, destacou. Além de Alan Sanches,estavam presentes os deputados Ivana Bastos, Maria Luísa Láudano, Ângela Souza e Temóteo Brito. Da ala federal, marcaram presença Edson Pimenta, Fernando Torres e Paulo Magalhães, assim como o vereador de Salvador Duda Sanches, que lidera o PSD na Câmara.

Comentários