RAIO LASER/tb

Coluna do dia 07/03/2013

HomenagensO pequento títere latino-americano Hugo Chávez, morto anteontem vitimado por um câncer que seu vice, Maduro, chegou a atribuir a uma contaminação provocada pelos norte-americanos, mereceu homenagens de vários petistas importantes, o primeiro dos quais o governador Jaques Wagner (PT). Mas não ficou só nele, não. O ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, também resolveu prestar sua homenagem, assim como Wagner, classificando o líder bolivariano de “grande líder”. Pois é. Nenhuma palavra sobre o comportamento autoritário de Chavez, que fechou o Congresso e os meios de comunicação e aprofundou a crise econômica e social na Venezuela, transformada numa republiqueta como tantas outras da América Latina.
Lisboa na Sedes
Já corre nos corredores da governadoria a preferência de Rui Costa por César Lisboa no comando da Sedes. Os nomes concretos dentro do PT para a pasta estadual são Moema Gramacho, ex-prefeita de Lauro de Freitas, e o próprio Lisboa, que é titular da Serin. Um dos dois será o próximo secretário, para o órgão começar a funcionar com mais pujança. Desde a época de Valmir Assunção que o governo não se interessa pela pasta, deixando de receber recursos federais para ampliação de programas e projetos de combate à pobreza.
Sorteio de casasO prefeito ACM Neto e o secretário de Infraestrutura e Habitação, Paulo Fontana, sorteiam hoje mais 720 chaves de unidades do programa Minha Casa, Minha Vida, em evento no auditório da UPB, às 9h. As unidades ficam nos conjuntos Bromélia 1 e Bromélia 6, na Via Parafuso. As famílias já foram cadastradas e estão com a documentação regularizada junto à Caixa. O primeiro sorteio feito pela Prefeitura, dia 5 de fevereiro, contemplou 276 famílias que passam a residir no bairro da Mata Escura.
IntrigasComo convém a todo ambiente de poder, a rede de intrigas anda à toda no Thomé de Souza, neste caso envolvendo dois secretários importantes da administração municipal, representantes de pelo menos dois dos três grupos que cercam o prefeito ACM Neto (DEM) no  Palácio. Um deles, forte como um pinheiro, não cansa de malhar o outro, em todo local em que aparece, com um fervor quase religioso. Pior: passando a ideia de que conta com o aval do chefe. E a vida segue...
ConvocaçãoO secretário de Planejamento, Sérgio Gabrielli, pode ser convocado pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia para dar explicações sobre a obra da ponte Salvador-Itaparica. A Comissão quer saber sobre o impacto ambiental, orçamento e contratações
BancoComentários nos meios políticos dão conta de a decisão de manter no Bradesco a folha de pessoal da Prefeitura foi discutida durante almoço que o casal Flora e Gilberto Gil ofereceu a ACM Neto (DEM) e artistas durante o Carnaval. O banco, por acaso, é patrocinador oficial do camarote do casal no circuito Barra-Ondina, e estava interessadíssimo no negócio.

Falar da seca
Na reunião de ontem da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, o deputado Leur Lomanto Jr. pediu para convocar o secretário da Casa Civil, Rui Costa, para esclarecer as ações preventivas e as iniciativas do Estado para diminuir o problema da seca na Bahia. Alguns parlamentares relataram ainda o desespero de criadores, que têm perdido mais de 50% do rebanho por causa da forte estiagem e ainda revelaram que processos burocráticos têm atrapalhado a distribuição de água pelos carros- pipas em alguns municípios.
Código FlorestalSerá apresentado na Assembleia Legislativa hoje, às 9h, o Grupo de Trabalho (GT) que irá monitorar a instauração do Código Florestal no estado. O coordenador do grupo, deputado Marcelino Galo (PT), encaminhou a proposta na primeira reunião técnica da bancada.
Silêncio 
O deputado Álvaro Gomes (PCdoB) apresentou uma moção de pesar pela morte do presidente Hugo Chávez. Na sessão de ontem, ele solicitou um minuto de silêncio pela morte do líder venezuelano. O comunista ressaltou o papel desempenhado por Chávez, juntamente com o ex-presidente Lula e outras lideranças sul-americanas, “para a integração e fortalecimento da política no continente”. “Poucas vezes, talvez nunca, pôde-se refletir, tão nitidamente, uma luta de ideias entre o capitalismo e o socialismo como a que se expressa hoje na Venezuela”, disse numa referência a Chávez.
Defesa do Consumidor
O deputado José Carlos Araújo (PSD) foi eleito ontem presidente da Comissão de Defesa do Consumidor. O parlamentar ficará responsável por conduzir os trabalhos do colegiado durante o ano. Há oito anos como membro titular desta comissão, é a primeira vez que o deputado preside na Câmara dos Deputados uma comissão permanente. Até então, Araújo presidiu por dois mandatos consecutivos o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.
Defesa
Mais uma vez o prefeito ACM Neto reforçou a “absoluta e irrestrita confiança” no secretário da Fazenda, Mauro Ricardo. Alvo de denúncias na imprensa, o titular vai ser mantido na pasta, independente das pressões. “Eu sabia de todos os processos que ele respondia. O próprio Mauro fez questão de apresentar todos, junto com as justificativas. Agora, uma coisa é ele responder a processo. Outra é ele ser condenado. Eu sabia que íamos mexer com vespeiros. Certos grupos empresariais tentam plantar informações para enfraquecer a prefeitura, mas isso não vai acontecer”. Questionado sobre quais grupos seriam esses, Neto evitou falar nomes. “Todo mundo sabe que grupos são esses”.
Intimidação“Se alguém acha que está intimidando, está enganado. Sempre que um auxiliar meu for atacado injustamente, eu farei a defesa. Se for um ataque justo, ele deve se defender e, se não fizer, será demitido”, acrescentou o prefeito ACM Neto sobre Mauro Ricardo. Sobre o cunho político dado pela oposição na Câmara de Vereadores, Neto disparou: “A oposição não tem o que fazer”. “Os processos que o secretário responde não são atos da minha administração. Não tenho o que comentar”.
Reforma tributáriaEsperada para logo depois do Carnaval, a reforma tributária deve desembarcar na Câmara de Salvador apenas na próxima semana, quando o Executivo convidará os vereadores para conhecerem o projeto – no mesmo dia, segundo o prefeito ACM Neto, será apresentado à imprensa... 

Comentários