RAIO LASER

Coluna do dia 27/05/2013

JUNTOS EM 2014?
O boato circulou este fim de semana com tamanha intensidade que chegou a ganhar contornos de veracidade. Dava conta da possibilidade de o prefeito ACM Neto (DEM) anunciar adesão à presidente Dilma Rousseff (PT) em troca de apoio financeiro para gerir Salvador. O boato apresentava como justificativa o fato de o prefeito estar apavorado com a situação da Prefeitura. Mas os próprios governistas se encarregaram de desmentir os comentários, lembrando que decorrem do fato de ACM Neto vir buscando deslocar-se da política para ocupar o papel de gestor preocupado apenas com os desígnios da cidade, cujo presente pode realmente ser comprometido se não forem tomadas posições firmes a partir de agora

Oposição
Comentário atribuído ao ex-governador Aécio Neves, presidente nacional do PSDB, por um político baiano, a propósito da ausência de ACM Neto da convenção em que foi escolhido para comandar a legenda: “Não acredito que ele (ACM Neto) vá aderir ao governo federal, exatamente porque sabe que política é feita em campos, e o campo dele é o de oposição”.

Obstrução
Não tem conversa com os vereadores do PT sobre a reforma tributária. Quem assegura é o líder da oposição na Câmara, o vereador Gilmar Santiago, prometendo que a oposição vai utilizar a obstrução como parte da estratégia para derrotar o projeto que é visto como a salvação da administração de ACM Neto (DEM) na Prefeitura de Salvador.

Movimentação
Classificado no PT como rebelde por ter dito que não vai acompanhar a orientação do deputado federal Nelson Pelegrino recomendando o voto contra a reforma tributária de ACM Neto, o vereador Suíca tem sido dado, por alguns setores da legenda, como “caso perdido”. Ou seja, tem gente que acha que ele quer realmente deixar o partido. O vereador nega.

Programa
O ex-prefeito João Henrique (PP) espera apenas terminar o estágio numa rádio de Aracaju para iniciar seu programa na Bahia, provavelmente no segundo semestre. Segundo a turma que acompanha as transmissões que ele faz no vizinho estado de Sergipe, ele não só leva jeito para a coisa, como vai surpreender muita gente quando lançar seu programa radiofônico na Bahia.

Segundo Gilmar Santiago, nada mudou na orientação da bancada contra o projeto do governo ACM Neto. Ele também chamou de “piada de salão” o fato de o vereador Léo Prates (DEM) ter dito que quem é contra a reforma é a favor da sonegação. “Uma reforma que anistia quem deve R$ 400 não pode ser considerada contra a sonegação. Por que não anistia quem deve R$ 2 mil?”, questionou Gilmar, afirmando que a reforma nada diz, por exemplo, com relação aos sonegadores do entretenimento.
Quem avisa...

Tem secretário estadual dando mais dor de cabeça do que deveria ao governador Jaques Wagner. O cidadão já foi avisado de que precisa mudar de comportamento, caso queira se manter no posto até a data de desincompatibilização, prazo que candidatos nas eleições de 2014 precisam cumprir para poder concorrer sem contratempos.

Debate racial
Aconteceu no último sábado o primeiro encontro estadual do PCdoB de combate ao racismo, que discutiu o desenvolvimento, a democracia e a promoção da igualdade racial. Segundo a ex-vereadora Olívia Santana, que organizou o evento, a intenção era “levantar as propostas do setor para influenciar no programa eleitoral da presidente Dilma Rousseff, em 2014”. Foi comemorado ainda o Dia da África.

Rumores: Otto, governador?

Crescem os rumores, em vários setores políticos, a propósito da estratégia que o PT nacional tem vislumbrado para viabilizar a reeleição de Dilma Rousseff, caso o PMDB realmente passe a criar problemas ou desembarque numa candidatura oposicionista. Um dos mais fortes dá conta do fortalecimento do PSD, o que repercutiria no nome de Otto Alencar para o governo com o apoio do governador Jaques Wagner.

Sem mandato
Josias Gomes, deputado federal que já presidiu o PT, não esconde de ninguém que trabalha abertamente pela eleição do sindicalista Everaldo Anunciação para a presidência estadual do partido. E também rebate os argumentos dos que são contrários porque Everaldo não tem mandato. “Quando presidi o PT, também não tinha mandato”, afirma.

Estranheza

O presidente da Comissão Extraordinária da Reforma Política da Assembleia Legislativa, deputado Reinaldo Braga (PR), criticou nos últimos dias o fato de o Congresso Nacional ainda não ter analisado o relatório do deputado federal Henrique Fontana (PT-RS) que prevê, entre outras mudanças, o financiamento público de campanha, a votação em listas partidárias e o fim das coligações para as eleições proporcionais. Reinaldo manifestou estranheza com o fato de o projeto que cria restrições a novos partidos políticos, de autoria do deputado Nazareno Fonteles (PT-PI), ter sido apreciado antes do relatório de Henrique Fontana.

Homofobia

“Combater a homofobia é defender os direitos humanos e a democracia, e isso se faz com políticas públicas”, destacou a vereadora Naide Brito (PT), na abertura da audiência Pública em alusão ao Dia Internacional de Combate à Homofobia, realizado na Câmara de Lauro de Freitas. Naide colocou o mandato à disposição do movimento LGBT para encaminhar as demandas do segmento via Legislativo.

Guanambi
O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, volta hoje a Guanambi, sua terra natal, para inaugurar o Centro Público de Economia Solidária (Cesol). O Cesol do Sertão Produtivo fica em Guanambi, mas vai atender a 18 municípios da região, a exemplo de Brumado, Caculé, Caetité, Contendas do Sincorá, Ituaçu, Iuiú, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora, Tanhaçu e Urandi. O novo espaço dará suporte aos empreendimentos de economia solidária sob a gestão operacional do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Baiano.

Estamos perdidos

A eficiência passou longe da gestão da Embasa, empresa pública de água e esgoto da Bahia. De cara, se precisar, o consumidor não tem acesso à unidade da Bolandeira, na Boca do Rio. Apesar do amplo espaço e das inúmeras vagas para estacionamento, os seguranças do local dizem ter recebido orientação dos “chefes” para impedir o acesso, mandando quem precisa dos serviços da estatal estacionar seus veículos na rua, “em cima da calcada”. Isso, pois não há vagas para visitantes. Se não há preocupação com coisas tão simples, imagine cuidar da coisa macro, da gestão da água e esgoto dos baianos. É por isso que pipocam críticas e denúncias todos os dias contra a empresa.

Votação 
Corre nos bastidores da Praça Municipal que a articulação do prefeito ACM Neto (DEM) deve alterar a estratégia de votação da reforma tributária (prevista para amanhã) e empurrar a apreciação da matéria para a próxima semana. A justificativa seria o risco de não ter votos suficientes para garantir a aprovação do projeto, já que a semana será curta, devido ao feriado prolongado de Corpus Christi.

Reação

Ainda não se tem confirmação, mas na bancada governista municipal todo mundo acha que não foi por acaso que o líder do DEM na Câmara, Léo Prates, chamou de defensores da sonegação aqueles vereadores que estão contra a reforma tributária. Uma irritação sem tamanho cobriu os edis que têm falado cobras e lagartos da proposta enviada à Câmara pela Prefeitura


Comentários