SAIU NO BLOG DE ILHEUS - A VOZ DA POLÍTICA


COLUNA: O PROFETA DA POLITICA


*PEDRO DE SANTA INÊS - itarantiense, pastor na Assembleia de Deus em Jeremoabo-BA, foi presidente do Conselho Político das Assembleias de Deus na Bahia, foi secretário de Finanças da Prefeitura de Taperoá, é militante político desde a infância em 1982, escreve semanalmente às terças para o site.

Porque o PT Vai continuar mais quatro anos na Bahia

Aos que não estão satisfeitos com o governo do PT na Bahia, quem avisa amigo é: Pode se conformar com mais quatro anos do Partido governando o Estado. Especulações à parte sobre quem será o candidato, vai outra afirmação polêmica: Quem quer que seja o candidato do Partido (Rui Costa, Walter Pinheiro, Luiz Caetano ou Sérgio Gabrielli) será o vitorioso em Outubro de 2014.

Quais as razões para esta afirmação?

1º – Sucesso do Governo de Dilma. A presidente ampliou as conquistas sociais iniciadas no Governo Lula e hoje goza da maior popularidade de um chefe de executivo em toda América Latina, superando o próprio Lula. Esta popularidade vai reverter, sem dúvida alguma, para os governadores petistas.

2º – Ostracismo das lideranças de oposição. Para quem desconhece a palavra, vai aqui um link (http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostracismo). As lideranças da oposição caíram praticamente no anonimato. O Ex-governador Paulo Souto, passa despercebido em locais públicos como qualquer cidadão comum, logo ele que era bajulado por tantos e sempre cercado por numerosa comitiva (http://www.politicosdosuldabahia.com.br/v1/2013/02/14/ilheus-ex-governador-paulo-souto-passa-despercebido-em-aeroporto/). O Ex-ministro Gedel Vieira Lima, bate cartão em Brasília numa vaga conquistada pelo Vice-Pesidente Michel Temer.

3º – O único nome capaz de ameaçar a hegemonia petista na Bahia, ACM Neto, não faria uma proposta tão arriscada. Primeiro porque ainda não tem consolidado sua liderança como executivo de sucesso, segundo porque não se quer, começou a ensaiar a solução dos gigantescos problemas que a nossa capital vivencia.

Político experiente, apesar da idade, mas que já nasceu na política, Neto tem feito exatamente o contrário do seu avô. Trocou a truculência pela diplomacia e negocia diretamente com o Governador Jaques Wagner, soluções para Salvador. Prática de quem enxerga longe e que, inevitavelmente, chegará longe. Deixar a prefeitura como menos de dois anos de mandato é muito temeroso porque, caso não ganhe, poderá cair no mesmo esquecimento e desprezo dos seus aliados. Aguardar para 2018 é mais prudente, já que poderá apresentar uma cidade transformada.

Quanto aos candidatos do PT, o quadro deverá ser o seguinte:

Wagner e Otto se licenciam, o primeiro para ser candidato a Deputado e puxar votos para o partido, o segundo vai para o Senado. Esta medida contempla ainda Marcelo Nilo que vai se tornar governador por 8 meses, e livra os deputados estaduais de vê-lo eternizar-se na presidência da Assembleia Legislativa da Bahia.

Walter Pinheiro teria a vantagem do apoio dos evangélicos, cada vez mais fortalecidos politicamente, além do apoio do PP que ganharia um Senador, seu suplente, Roberto Muniz.

Luiz Caetano, vai tentar em vão usar o argumento que como Presidente da UPB ampliou os contatos com os prefeitos, além de ter sido um excelente gestor em Camaçari.

Gabrielli dirigiu a maior empresa brasileira e uma das maiores do mundo, a Petrobras e tem know-how suficiente para dirigir o Estado, além de amigos para patrocinar sua campanha.

Rui Costa, o preferido de Wagner, é quem menos tem resistência na oposição, muito pelo contrário. Ele chega a ser mais aceito nos nichos oposicionistas que os candidatos deles. Sempre tratou adversários com respeito e nunca fez distinção partidária, coisa rara no PT. Isso, entretanto, lhe traz dificuldades dentro do próprio PT.


 


Comentários

  1. Esse "pastor",das duas uma: ou é petista doente,ou não goza plenamente das suas faculdades mentais,pra verborrerar uma idiotice dessas.Meu querido,o governo petista,que mal consegue escolher seu candidato,por conta do enorme desgaste,vai conseguir eleger alguém?Vocês padecem do mesmo mal de Paulo Souto em 2006,que deixou de andar pelo interior,achando que as eleições estavam ganhas...vá comendo,noca....

    ResponderExcluir
  2. Espero que o próximo governador da Bahia seja mais competente. Por que este sinceramente
    Tanto em ambito nacional com federal. Tá faltando e, muito é competência. O Brasil cada dia que passa bate recórdes de recadação. Será que a qualidade de vida do brasileiro melhorou? E a saúde como está? Saneamento básico, as rodóvias brasileira? Não é por falta de dinheiro não por que tem. Tá faltando é competência.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.