COOPERATIVAS DE TRANSPORTE ESCOLAR: Polícia Federal deflagra Operação Pelagrós!


A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (18), a Operação Pelargós visando o combate de desvios de recursos públicos conveniados a fim de atender o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar nos anos 2009 e 2010, no município de Ilhéus. O valor total dos contratos ultrapassa a cifra de R$ 2 milhões.

A fraude consistiu, basicamente, no uso de empresas “laranjas” com o objetivo de participar de processos licitatórios de forma fraudulenta, de modo que quem efetivamente prestaria o serviço seria a empresa pertencente ao grupo criminoso. Em contrapartida, pelo menos duas campanhas políticas foram beneficiadas com verbas da quadrilha.

Além das fraudes no processo de escolha da empresa vencedora, foram comprovadas a participação de um ex-vereador e do ex-prefeito de Ilhéus no período de 2009 a 2012, tendo estes políticos recebido doações de campanha de uma das empresas envolvidas. Os irmãos do ex-vereador, inclusive, já constaram na folha de pagamentos de uma das empresas.

Destaca-se ainda que os ônibus utilizados pela empresa prestadora do serviço de transporte não atendia à legislação de trânsito não possuindo sequer pedido de alvará, principalmente no tocante aos itens de segurança, além do que os motoristas credenciados não tinham o curso específico para o transporte escolar, deixando as crianças transportadas estavam expostas ao perigo de acidentes.

Os investigados estão sendo acusados por diversos tipos de crime, entre eles o de fraude em licitações e formação de quadrilha. As penas somadas podem chegar a 20 anos de prisão.

N.E: Que os "chefões" das cooperativas de transporte escolar, que prestam ou que prestaram este tipo de serviço em Itarantim, que ponham as "barbas de molho".

Comentários