A VALORIZAÇÃO DOS AGENTES DE SAÚDE


No plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Itarantim, o deputado estadual e líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Zé Neto (PT) se reuniu na tarde desta terça-feira (19) com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Itarantim e Potiraguá para discutir melhores condições de trabalho e salários mais justos para a categoria. Entre os assuntos em pauta, a expectativa da votação do Piso Salarial Nacional dos Agentes de Saúde, que deve entrar na pauta da Câmara dos Deputados nos próximos dias. “A expectativa é grande aqui e, com certeza, estaremos ao lado destes companheiros em Brasília para pressionar pela aprovação do PL 7495/2006”. Afirmou o deputado.

Durante o Segundo Encontro Estadual de Gestores do Programa Bolsa Família, realizado nos dias 17 e 18 em Salvador, o deputado chamou a atenção da ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Teresa Campelo, e do secretário Nacional de Renda de Cidadania, Tiago Falcão, quanto ao papel dos Agentes de Saúde na promoção, orientação e fiscalização de Programas Sociais no que tange o alcance e abrangência do Plano Brasil Sem Miséria para o processo de superação da extrema pobreza no país.

“O Agente de Saúde é aquele que está na ponta, que conhece de perto a população, que pode recolher os dados para o CadÚnico e repassar essas informações importantes para a implementação de políticas públicas, para as prefeituras com vistas de que tais dados cheguem aos governos estadual e federal”, disse o deputado. 

Esse cadastro possibilita conhecer a realidade socioeconômica das famílias e ajuda ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais. Zé Neto aproveitou para solicitar um diálogo sobre o tema entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Renda de Cidadania.


Comentários