BOMBA! BOMBA! BOMBA! A saúde pública de Itarantim está um caos!!!


Notícias que chegam a este blog dão contas quê: Nunca, na história de Itarantim, a saúde pública deste município esteve tão maltratada, debilitada e caótica a tal ponto, que o médico plantonista que atendeu, de sábado para domingo no hospital, avisou ao seu diretor que se recusaria a operar, se houvesse necessidade de se fazer mais de uma sutura, já que no hospital só tinha um par de luvas cirúrgica e de procedimentos, além de estar com os salários dos médicos, dos enfermeiros e até de quem ganha um salário mínimo, (os terceirizados) com 3 meses de atraso.

O mesmo médico que foi ouvido pelo ALERTA ITARANTIM disse ainda que deixou de atender aqui em Itarantim por estar com seus honorários atrasados há 3 meses e o quê é pior: Colegas seus, que estão também na mesma situação, ou seja, com 3 meses sem receber os seus honorários, já avisaram que irão parar de dar plantão aqui em Itarantim caso a prefeitura não honre com seus compromissos de pagar os seus salários em dias. Para tristeza e desespero da população que necessitar de atendimento médico (segundo o médico, o secretário de finanças lhe disse que só vai pagar os seus salários atrasados quando sobrar recursos e ponto final) fica um aviso: Procure outros lugares para se tratarem, a exemplo da vizinha Potiraguá, onde os médicos e outros profissionais da saúde fazem questão de ali trabalharem, pois, segundo ainda o Doutor entrevistado, naquele município, além das boas condições de trabalho, não faltam medicamentos nem luvas cirúrgicas e nem seringas descartáveis, e onde os salários são pagos r-i-g-o-r-o-s-a-m-e-n-t-e em dias, sempre no quinto dia subsequente ao mês trabalhado. Portanto, está explicado porque todo mundo, inclusive os médicos, "fazem filas" para trabalhar por lá. Pontos para o prefeito de Potiraguá.

A boa notícia para a população é que este blog checou essas informações junto ao setor competente da prefeitura e o mesmo informou que até dezembro a situação da saúde de Itarantim estará normalizada e os médicos estarão, provavelmente, recebendo já, a partir desta semana os seus honorários atrasados. Ainda bem e que os anjos digam: Amém!

Da redação do ALERTA ITARANTIM

E.T. Corre uns boatos, ainda que à boca pequena, que a cooperativa que presta serviços à secretaria de saúde do município, está há 6 meses sem receber os repasses que lhes são devidos pela prefeitura. Isso significa dizer que o diretor dessa cooperativa bancou, por 3 meses e com recursos próprios, toda a folha de pagamento do pessoal da área de saúde, inclusive a dos médicos. E o quê é pior! Boatos que chegam aos ouvidos de alguns "de confiança" e comentados na surdina por frequentadores de uma casa de milenar segredos, dão contas que está sendo tramado (para a sorte de nosso amigo essa trama não tem o conhecimento ou aval do Doutor) por uns tresloucados e ambiciosos "mui amigos", como sempre, na calada da noite, a substituição dessa cooperativa por outra de um grupo mais "generoso" e de comprovada "lealdade e cumplicidade" . Tomara que isso não passe de meros boatos, para o bem de quem tem 6 meses de repasses financeiros a receber, no "fogo"!

Se de um lado é oportuno lembrar que boatos são boatos e que carecem de credibilidades, pelo menos, até que à luz da verdade, sejam esclarecidos e autenticados. Por outro lado e na mesma intensidade é bom que se ponha, também, as "barbas de molho" e observe o sábio e velho ditado popular que nos ensina quê: ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO!



  


Comentários

  1. Caro blogueiro só para acresentar. Faltou você falar da péssima notícia que estar sendo oferecida aos medicos. Que ja estar sendo comentado na cidade. A coisa ja esta em calamidade publica!

    ResponderExcluir
  2. Só uma pergunta: Porque mesmo que tem de ter a coperativa, se o dinheiro sai da prefeitura e vai para os funcionário?

    ResponderExcluir
  3. BELMONTE: MP ACUSA PREFEITA DE FRAUDES EM LICITAÇÕES DE FESTAS POPULARES
    Mais de R$ 1,66 milhão foi gasto pela prefeita de Belmonte, Alice Maria Magnavita Elias de Brito, na realização de seis festas populares na cidade em 2013, por meio de esquemas fraudulentos de dispensa de licitação e de processos licitatórios. A acusação é feita pelo Ministério Público estadual em três ações civis públicas por improbidade administrativa ajuizadas pelo promotor de Justiça Bruno Gontijo.
    Além da gestora pública, são acusados empresários do ramo de produção de eventos e o advogado Antônio Pitanga Nogueira Neto, apontado como o “responsável por dirigir os esquemas de licitações fraudulentas”. Segundo o promotor, o modo operacional da quadrilha passou pelos supostos serviços advocatícios prestados pela empresa de Antônio, a Nogueira Almeida Consultoria e Assessoria Jurídica Ltda, cujo contrato com a Prefeitura já foi inclusive suspenso por determinação da Justiça a pedido do MP, devido a indícios de graves ilegalidades.
    O promotor pede à Justiça que determine o afastamento da prefeita, a indisponibilidade de bens e a quebra do sigilo fiscal dela e dos outros réus, a suspensão dos direitos políticos de cinco a oito anos dos acusados e a proibição deles contratar com o Poder Público, além do ressarcimento do dano e o pagamento de multa até duas vezes o valor do prejuízo aos cofres públicos.
    O esquema de fraude teria começado nas comemorações de Ano Novo. Conforme o promotor de Justiça, Alice Maria superfaturou os custos da realização do Carnaval da cidade para pagar o empréstimo que teria realizado para promover a festa da virada de ano, que não foi precedida por licitação ou contrato. Com base em depoimento prestado por um dos produtores de eventos envolvidos, o promotor identificou indícios de que pelo menos R$ 365 mil teriam sido desviados “para os bolsos” da prefeita e seus sócios no esquema, somente com a promoção do Carnaval.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. NÃO SERÃO AUTORIZADOS COMENTÁRIOS COM PALAVRAS DE TEOR OFENSIVO COMO XINGAMENTOS, PALAVRÕES E OFENSAS PESSOAIS.

    ResponderExcluir
  6. Mas para relembrar, outro dia teve um acidente grave a 2,5 km de Itarantim sentido Potiraguá, no qual os policiais Militares deram o socorro à vítima. Nesse mesmo dia precisou-se de 2 ambulância para fazer transferência dos paciente para o HBVC, porém não foi possível, pois a ambulância que levou o primeiro paciente teve que retorna devido a está com problemas no motor e não foi a visado ao motorista daquele dia, retornando e levando em outra. Nesse momento a 2 vitimas ficou agonizando dentro da emergência do Hospital de Itarantim, esperando que viesse uma ambulância de Maiquinique, que demorou um tempo imenso. Quando ouvi os policiais falando com alguém no telefone e solicitando uma ambulância do SAMU, que chegou pouco tempo depois no hospital, onde já tinha feito a condução do paciente com a ambulância de Maiquinique, que teve tbm de esperar o SAMU na estrada para condução deste paciente devido a gravidade do mesmo, todos esse relatos podem ser confirmado por funcionários, Medico que estava de plantão e até mesmo pelos policiais do dia.

    ResponderExcluir
  7. http://www.itarantimonline.com.br/v1/2013/10/27/itarantim-grave-acidente-na-estrada-itarantimpotiragua-na-tarde-deste-domingo/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.