VOTO ABERTO: O fim das "malandragens" na câmara de vereadores e o vereador vai ter que mostrar a "cara" e o voto
SENADO APROVA, EM PRIMEIRA VOTAÇÃO, PEC DO VOTO ABERTO PARA TODO BRASIL
Por 54 votos a 10 e uma abstenção, foi aprovada na noite desta quarta-feira (13), em primeiro turno, a PEC do Voto Aberto, que determina o fim das votações secretas em todas as Casas Legislativas do Brasil, ou seja, Senado, Câmara dos Deputados, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais. A proposta ainda precisa passar por um segundo turno de votação, que pode acontecer na semana que vem.Todas as emendas apresentadas, que restringiam o voto aberto, foram rejeitadas.
Defensor do fim voto secreto, o senador Walter Pinheiro (PT) afirmou que a abertura é a forma de o parlamentar prestar constas ao seu eleitorado. “É a oportunidade para essas pessoas conhecerem a materialização daquilo que muitos de nós têm anunciado na campanha e, portanto, é chegada a hora de botar no painel”, defendeu.
Relator no Senado da Lei de Acesso à Informação, Pinheiro afirmou que o país não pode conviver com dois tipos de transparências. “Votamos a Lei de Acesso à Informação nesta Casa, permitindo que conheçamos tudo que foi praticado, mas esta mesma Casa, não pode aprovar uma lei para que o eleitor, para que a sociedade conheça tudo que esta Casa pratica. Que contradição é essa? A vida dos outros nós queremos aberta. A nossa continuará fechada?”, questionou.
A pressão popular estar dando certo. Só vai se for assim.
ResponderExcluir