O BLOG ALERTA ITARANTIM E EDITORES DESEJAM VIDA LONGA E FELIZ AO MELHOR PREFEITO DE ITAPETINGA DE TODOS OS TEMPOS

ANIVERSÁRIO DO EX PREFEITO E EX DEPUTADO MICHEL HAGGE
Do blog Itapetinga Agora

Hoje, se comemora o aniversário de Michel Hagge. Ele foi prefeito de Itapetinga por três gestões e Deputado Estadual por duas Vezes. Homem de grande carisma e espírito de liderança que muito fez por esta cidade que diz “amar como se fosse uma filha”. 
Michel José Hagge Filho é descendente de árabes e nasceu no dia 05 de dezembro de 1927 na cidade de Salvador. Dos seus pais Alice Ganem Hagge e Michel Hagge, ele guarda boas recordações e as lições de honestidade, amor ao próximo e paixão pelo trabalho. 
Chegou a Itapetinga em 31 de junho 1954, se apaixonando pela cidade e pelo seu povo e desde então percebeu a pujança dessas terras e aqui encontrou grandes amigos, homens destemidos, determinados e que tinham um só objetivo: fazer Itapetinga crescer e se desenvolver. Iniciou sua vida profissional sendo administrador de fazenda, ou seja, como vaqueiro e trabalhou muito, daí o seu amor pelo homem do campo. 
Casou-se em 1960 com D. Iracema Almeida Hagge, aquela que seria sua eterna companheira, mulher de comportamento exemplar, companheira fiel e porto seguro com quem teve três filhos: Eduardo (pecuarista e administrador), Virgínia (atual Superintendente da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia) e Paulo Hagge (falecido). 
Em poucos anos, Michel demonstrou o seu talento para o trabalho, conquistando a confiança de todos. Ele lembra com emoção dos trabalhos realizados ao lado de Juvino Oliveira, primeiro prefeito de Itapetinga e salienta que naquela época o destino da cidade quer político, quer administrativo era discutido entre os pioneiros, fazendeiros, comerciantes e profissionais liberais, sem cor partidária. Dentre os feitos marcantes dos pioneiros, ele sempre cita o empenho de Juvino Oliveira, que foi nosso primeiro prefeito e idealizou o Parque de Exposições que convocou amigos, dentre eles Michel para abraçar a idéia, liderando os trabalhos e durante meses trabalharam pesado construindo as baias para animais, arquibancadas e currais, tudo feito de madeira e coberto de palhas de coqueiro.
No ano de 1982, Michel Hagge foi eleito prefeito pela oposição, alcançando 5.163 votos, assumindo em 1º de janeiro de 1983. Logo nos primeiros meses mostrou que sabia o que queria e fez uma revolução, sem apoio do governo do estado. Como obras importantes de sua primeira gestão podemos citar algumas: construção dos prédios escolares: Maria Amélia, Rosalina Vesper, Ésther Figueiredo, Sizaltina Fernandes, Semírames Andrade, Izaura Costa e Sinval Palmeiras. Construiu a Central I de Abastecimento, pavimentou avenidas importantes, pavimentou totalmente o Bairro Primavera, construiu a primeira passarela do Bairro Otávio Camões, construiu lavanderias nos bairros Vila Riachão, Nova Itapetinga, Clodoaldo Costa e distrito de Bandeira do Colônia.
Também na sua 1ª gestão construiu as Praças Aguinaldo Aguiar, em frente ao Estádio Municipal e a Rótula dos Pioneiros. Fez 70% do calçamento do Distrito de Bandeira do Colônia, construiu o Cemitério Parque da Eternidade na Nova Itapetinga. Na limpeza pública sua administração ganhou o título de “A mais Limpa Cidade do Nordeste do Brasil”. 
Na sua segunda gestão que foi no período de 1993 a 1997, Michel Hagge se empenhou em corresponder satisfatoriamente às expectativas de seu povo. Pavimentou mais de 22.000 m² de ruas na Vila Isabel, na Vila Riachão foram mais de 19.000 m² de pavimentação, construiu o CAIC Paulo Hagge, fez 48 quilômetros de esgotamento sanitário, o calçamento total do Bairro Vitória Régia e construiu o Parque Poliesportivo da Lagoa, hoje o cartão postal de Itapetinga. Segundo afirma o próprio Michel, o seu objetivo era presentear as pessoas mais simples com uma área de lazer. 
No ano de 1998, Michel se elegeu Deputado estadual, e sendo reeleito, ficou na Assembléia até o ano de 2003. 
Em 2004 o líder gabiraba foi eleito prefeito pela terceira vez, desta vez investindo mais na educação construindo as Escolas Virgínia Hagge, Isabel Scaldaferri, Maria Sampaio, a Creche Diva de Paula em parceria com a Azaléia e o anexo Educacional Antonio Curcino em Palmares, oferecendo naquele distrito o ensino Fundamental II. O ex-prefeito também tinha o sonho de transformar Itapetinga em uma cidade 100% saneada e buscou recursos junto à Caixa Econômica Federal, iniciando uma obra revolucionária, que infelizmente não foi concluída pelo seu sucessor. 
Hoje aos 86 anos Michel Hagge vive feliz, cheio de grandes realizações e com a garantia que muito fez pela sua cidade do coração, terra que ele aprendeu a amar. No seu dia, seus amigos, correligionários e admiradores o abraçam e lhe desejam uma vida plena com muita saúde e paz. VIDA LONGA MICHEL!
(Por Manoel Neto)

Comentários