RAIO LASER/tb

Coluna do dia 05/12/2013

Do povo
Durante entrevista à rádio CBN Salvador ontem, o secretário de Comunicação do Estado, Robinson Almeida (PT), deu uma ideia de como deve ser traçada a comunicação em torno do chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), para torná-lo mais conhecido durante a pré-campanha e nos embates que antecedem as eleições. Será apresentado como “um filho do povo que nasceu no bairro da Liberdade” e ao mesmo tempo o homem que “destravou o metrô”. Como não podia ser diferente, o futuro candidato vai defender a gestão do governador Jaques Wagner (PT) e se apoiar nas realizações do governo federal. “Eu acredito que o candidato do governo vai ter um conjunto de argumentos consistente para defender e tem uma relação com o projeto federal que ajuda. A parceria com a presidenta Dilma e o apoio do ex-presidente Lula vão estar presentes na eleição”. 

Autonomia
O presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, deu show de sabedoria ao fazer um programa institucional do partido onde ponga no sucesso da administração do prefeito ACM Neto (DEM) e destaca que, ao contrário do que dizia a propaganda petista na campanha passada, ele está fazendo, apesar de pertencer a um partido que faz oposição aos governos federal e estadual.

Mais frágil

O secretário de Urbanismo e Transportes de Salvador, José Carlos Aleluia, reforçou ontem na Tudo FM o desejo da oposição de manter candidato único para as eleições de 2014 e elencou os motivos facilitadores para o ideal defendido pelos partidos contrários à atual gestão. “A estrutura da oposição é mais frágil do que a estrutura do governo. Nós gostaríamos de ter um candidato para poder ter uma organização maior da campanha, ter uma capacidade de chegar ao interior, de conversar com as pessoas e, mais importante do que o nome, apresentar um projeto para a Bahia”.

Peixes
O projeto de aquicultura e pesca para o município de Uruçuca, sul da Bahia, foi aprovado pelo Ministério da Agricultura e atenderá os agricultores familiares da zona rural com a implantação de tanques para criação de peixes. De acordo com a prefeita Fernanda Silva (PT), o novo projeto vai gerar emprego e renda aos moradores do campo. 

Puxão de orelha
Há quem diga nos arredores do Dique do Tororó que o prefeito ACM Neto resolveu apertar o cerco contra Luciano Sandes, diretor de manutenção da Sucop. Pelo que se comenta, o diretor não estaria realizando suas funções a contento, o que elevou a ira do prefeito numa visita recente ao órgão.

Orla da Barra 
O secretário de Relações Institucionais de Salvador, Pedro Godinho, disse ontem que as obras de reestruturação da orla da Barra estão em ritmo acelerado. De acordo com Godinho, que mora no bairro e tem forte atuação na Barra, Graça, Ondina e Canela, “a obra beneficiará não só os moradores da redondeza, mas toda a população da cidade, que desfruta das belezas do local. Para ele, “é importante destacar a atitude do prefeito ACM Neto, em investir na orla, que representa um espaço importante de convivência social e de atração turística”

Liberdade

Quem foi ontem disse que bombou o caruru realizado pelo vereador Alfredo Mangueira (PMDB) na Liberdade. Durante o evento, o prefeito ACM Neto aproveitou para assinar a ordem de serviço para requalificação do Plano Inclinado Liberdade-Calçada, o que permitirá o retorno do funcionamento do equipamento, que foi paralisado por problemas estruturais há mais de dois anos. O vereador Mangueira comemorou.

Fitinhas
As fitinhas do Senhor do Bonfim, ícone tradicional da religiosidade da Bahia, foram inspiração para o design da bola oficial da Copa do Mundo de 2014. Batizada de Brazuca, a principal estrela do mundial da Fifa foi apresentada durante evento no Rio de Janeiro. O secretário do Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, comemorou o momento de exposição e marketing em torno das fitinhas, que ganharam destaque na imprensa nacional e internacional na última semana, por conta da retomada da fabricação do artefato em Salvador após 20 anos. 

Prostitutas
O deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) tem aproveitado o escândalo da “prostituição de luxo”, no Distrito Federal, para emplacar um projeto de lei de sua autoria que legaliza as casas de prostituição. “[É uma] forma de impedir a atuação do crime organizado e garante aos profissionais do sexo condições dignas de trabalho”, justificou, ao citar o caso de Jeany Mary Corner, citada na CPI dos Correios, que foi apontada como uma das principais líderes do esquema por fornecer garotas de programas para festa de políticos em Brasília. As informações são do site Diário do Poder.

Desalinhados

Aliás, a linha usada por Geddel deve ser incorporada por todos os demais pré-candidatos oposicionistas, todos apoiados na tese que tem se comprovado na prática com a administração de ACM Neto, de que não se precisa de alinhamento político com os governos federal e estadual para fazer uma boa gestão. 

E-book

O líder do DEM na Câmara de Salvador, Leo Prates, vai lançar hoje, às 18h30, no Centro Cultural da Casa, o primeiro livro digital de um político baiano: “Uma prestação de contas do nosso primeiro ano de mandato”. O e-book, que estará disponível para download no site www.leoprates.com.br, expõe todo o trabalho realizado no ano de 2013 por Prates.

Municípios
O deputado Claudio Cajado propôs ontem a construção de uma agenda positiva no Congresso Nacional, que melhore a situação financeira dos municípios brasileiros. Segundo disse, o atual repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do ICMS não direciona recursos suficientes para que as prefeituras possam investir na melhoraria da qualidade de vida da população. Para ele, a necessidade não é apenas de ampliação dos recursos, como propõe a PEC 39, e nem de mais emendas individuais e de bancada. “É preciso que os municípios participem diretamente das contribuições. As prefeituras estão pagando uma conta altíssima por falta de recursos, que nós, como deputados, temos a obrigação de olhar”.

 

Comentários