RAIO LASER/TB

Coluna do dia 30/12/2013

Candidato
O DEM nacional deve baixar em Salvador logo após os festejos do Réveillon para uma conversa seríssima com o ex-governador Paulo Souto. Depois de anunciar o democrata como seu nome para a disputa ao governo do Estado, numa estratégia que colocou como nacional, a cúpula do partido quer ouvir da própria boca do ex-governador se ele tem alguma restrição ao projeto. Em caso negativo, isto é, se topar, de fato, concorrer ao governo, Souto obterá, desde agora, todas as garantias para se lançar na disputa. Se disser, entretanto, que não quer ser candidato mais uma vez, ouvirá que o partido não se convencerá tão automaticamente quanto supunha de sua negativa. Isto é, o DEM vai lutar para convencê-lo a lançar-se candidato.

Saudade
Apesar do muxoxo que existe no círculo íntimo de Jaques Wagner em relação a Walter Pinheiro (PT), principalmente porque ele decidiu enfrentar o governador no processo de escolha de Rui Costa como candidato ao governo, em largos setores do PT o senador é lembrado com saudade pelo período em que foi secretário estadual de Planejamento. Muita gente chega a dizer que, caso ainda estivesse na administração, a crise por que a gestão estadual passa poderia ter sido minimizada ou até evitada.

Impiedoso
O ministro Joaquim Silva não dá trégua ao ex-deputado José Genoino. Autorizou que este fique mais 90 dias em prisão domiciliar. Mas, avisou: após isso, o certo é retornar para a Papuda. E feliz 2014.

Transgênero
Piada ouvida pela coluna no sábado durante jantar na casa de um figurão da comunicação e da política baiana sobre o surgimento da hipótese de se lançar uma mulher como candidata a vice na chapa encabeçada pelo petista Rui Costa para contrabalançar o fator Dilma e a chapa das mulheres pilotada pela senadora Lídice da Mata (PSB): “Se for verdade, vai ter candidato a vice trocando de sexo!”

Manual I
O deputado Alan Sanches (PSD), ciente de que a falta de informação dificulta o atendimento aos usuários do Serviço Único de Saúde (SUS), apresentou, na Assembleia Legislativa da Bahia, projeto de lei que obriga o governo do estado a distribuir um manual de orientação ao cidadão na rede pública estadual. A meta, conforme ele faz questão de destacar, é consolidar o direito do cidadão à saúde. “Afinal, muitos deixam de realizar determinados procedimentos por não saber como proceder. Muitos não sabem sequer onde marcar, por exemplo, uma simples consulta com um especialista”, explicou.

Manual II
O deputado, que é médico por formação, destaca que a proposta consiste em orientar as pessoas sobre o acesso a serviços de saúde assegurado por lei. Procedimentos como marcações de consulta, exames clínicos e laboratoriais são itens que estarão no manual, bem como os canais que o cidadão poderá utilizar para fazer denúncias relacionadas aos atendimentos.

Esperança
O presidente do PMDB na Bahia, Geddel Vieira Lima, ressaltou em sua mensagem de fim de ano a importância de um governo com atitude. Ele apontou o desejo de uma melhor educação para crianças e adolescentes, uma saúde pública de qualidade, além de mais mobilidade urbana e segurança pública. “Compartilho o sentimento de boa parte dos baianos, que também desejam mais qualidade de vida em 2014. Sei que a Bahia pode mais e a esperança é o combustível para mudanças que queremos ver”, comentou Vieira Lima.

IPTU
O prefeito ACM Neto (DEM) tem um argumento forte para enfrentar a provável reação da classe média que anda encantada com sua gestão à frente do município no momento da chegada do carnê reajustado do IPTU às residências, no início de 2014: O aumento se justifica pela necessidade de mais recursos para continuar com o programa de intervenções na cidade, como, aliás, há muito não se via.

Mérito
Aliás, no próprio PT já se considera perdida a batalha pela autoria das obras que o governo do Estado passou a realizar em Salvador desde o início da gestão do democrata ACM Neto. Alega-se que, como as intervenções coincidiram com o mandato do prefeito, não há quem tire dele o mérito de ser o responsável pela onda de obras em Salvador.

Perda
Por falar em Leonelli, o governador Jaques Wagner teria confessado a amigos que não gostou nada de ver o seu ex-secretário dedicado a uma campanha majoritária  adversária, como Lídice da Mata é considerada hoje no governo. Acha que, com a experiência que possui, Leonelli poderia estar dando sua dose de contribuição à campanha de Rui Costa (PT).

Campanha
Apoiadores da senadora de Lídice da Mata (PSB) andam convencidos de que, com a incorporação à campanha de Domingos Leonelli, que acabou de deixar a secretaria estadual  de Turismo, a estrutura de sua campanha irá melhorar e ela finalmente poderá se dedicar à política, principalmente no interior do Estado, já que em Salvador, segundo  pesquisas, vai muito bem, com tendência a melhorar.

TVE
Quem quiser assistir ao vivo aos shows do Réveillon de Salvador, basta procurar os canais 2, 2,1 e 2,2. Pela Sky, o canal é o 302, e a qualidade vai por HD.

Um bom programa.
Humor Brasil
Piada que já corre nas redes após a luta do Anderson Silva: “O advogado do Fluminense já se encontra em Las Vegas. Garante reverter o resultado do embate”.

Indicados
Com a reforma administrativa que Jaques Wagner será forçado a fazer em decorrência da desincompatibilização dos secretários, ganham chance de ser indicados como substitutos alguns petistas que se queixam de ter ficado de escanteio no processo de montagem do seu segundo governo. E a bolsa de apostas já é grande em relação a  alguns nomes que a coluna deve anunciar a partir da próxima semana.

Cargos
Secretários estaduais ainda não se dão por vencidos com a decisão de Jaques Wagner (PT) de antecipar para 15 de janeiro o prazo de desincompatibilização para quem vai concorrer às eleições estaduais do próximo ano. Acham que como Wagner abriu o precedente para Rui Costa, candidato ao governo, e Otto Alencar, que disputará a vice, saírem apenas em abril, não faz sentido eles deixarem seus cargos antes.

Pesar
Faleceu neste sábado e foi sepultado no Cemitério do Campo Santo, o financista Antonio Luis Pereira. Na vida profissional, se dedicou a empresas ligadas ao ramo imobiliário e ultimamente servia a F. Bastos Ltda. Deixou dois filhos, Diego e Raul, e viúva a senhora Neide Lima Pereira, secretária da diretoria da Tribuna.

Lembrança
Teve forte acompanhamento de amigos e admiradores o enterro do cientista, cirurgião-dentista e empreendedor Walter Tourinho Lacerda, que faleceu na última sexta-feira, aos 90 anos. Dr. Walter, como era mais conhecido, formou-se pela Faculdade de Medicina e Odontologia da Ufba em 1951, e apartir daí dedicou-se ao exercício da  odontologia no interior e na capital. Com suas pesquisas, desenvolveu produto para uso na cavidade oral e seu sistema dentário, o qual passou a ter produção industrial em 1997. Dr. Walter deixou viúva Maria Faillace, duas filhas, Silvana Faillace, odontóloga, e Suzane Faillace Castelo Branco, desembargadora do Trabalho; dois netos e dois genros, o desembargador Nilson Castelo Branco e o empresário Telmo Lucena.

Caiu na rede
“Os quatro dias de show no Comércio para comemorar a chegada do Ano Novo marcam a revitalização da Praça Cayru. Apoio toda iniciativa que valoriza as áreas históricas de Salvador, uma das grandes riquezas da nossa capital. A Bahia tem muitos lugares que precisam ser preservados”
Geddel Vieira Lima

Famigerado mergulho
Diante da repercussão, o governador do Ceará, Cid Gomes (PROS), comentou neste domingo o mergulho no tanque de uma adutora em Itapipoca, a 147 km de Fortaleza, para consertar um vazamento. Em uma mensagem no Facebook, postou a foto do mergulho com um texto em que manda recado aos críticos. “Por fim, um comentário em relação ao famigerado ‘mergulho’… O ritmo de trabalho para o funcionamento desta adutora foi muito exaustivo. Alguns passaram o Natal na obra. Nestas horas, penso que iniciativas para estimular a equipe são fundamentais. Aos críticos… Bom, os críticos são os críticos”, escreveu.

Desperdício
As autoridades já quebram a cabeça sobre o que fazer para dar sustentabilidade às arenas de Cuiabá, Natal, Manaus e Brasília. Sem times no Campeonato Brasileiro, o jeito é realizar shows ou alugar para eventos religiosos. Os investimentos superam a R$ 3 bilhões, gerando custos financeiros que, somados aos de custeio, tornam inviáveis a obtenção de lucro. Enquanto isso, nestas mesmas cidades, escolas, ambulatórios e hospitais públicos, carecem de todo tipo de recurso. Assunto que virá às ruas em junho próximo.

Fies
A Presidência da República enviou ofício à Câmara Municipal de Salvador comunicando que a indicação à presidente Dilma Rousseff, de autoria da vereadora Ana Rita Tavares (Pros), solicitando que “o período de carência para o pagamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) seja estendido de 18 para 60 meses”, foi encaminhado ao Ministério da Educação para análise. Conforme o documento assinado por Elisa Smaneoto, diretora de Gestão Interna, a indicação de Ana Rita, por conta de sua natureza específica, foi encaminhado ao MEC por meio do Ofício nº 3494/2013-GP/GAB/GESTÃO/DGI.

Orçamento
O Fies é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Podem recorrer ao financiamento os alunos de cursos com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Após a conclusão do curso, o estudante tem 18 meses de carência para recompor seu orçamento. Nesse período, o estudante pagará, a cada três meses, o valor máximo de R$50. 

Comentários