RAIO LASER/TR


Coluna do dia 31/12/2013

Apoio 
Fonte da coluna próxima ao governo do Estado relatou ontem que a articulação política de Jaques Wagner (PT) não quer apenas impedir que o prefeito ACM Neto (DEM) evite apoiar um candidato da oposição baiana à sucessão estadual. Na verdade, para os petistas, o ideal seria que o democrata decidisse apoiar o candidato do PT ao governo, Rui Costa. Curioso é que, apesar de ninguém ter dado muita pelota para o assunto, o próprio Rui chegou a declarar, em entrevista exclusiva à Tribuna, que Neto o apoiaria à sucessão. A declaração, na época, foi interpretada como uma espécie de exagero do candidato petista. Agora, se sabe que ela traduz um interesse genuíno pelo democrata.

Aliás, ACM Neto vai ter que dar nó em pingo d’água para se desvencilhar da tentativa da articulação política do governo estadual de obter o seu apoio para a candidatura de Rui Costa. Afinal, o democrata não quer briga com o PT, mas não pode esquecer que está num partido de oposição, que tem um projeto alternativo para o país e a Bahia.

Balanço
O governador Jaques Wagner fez um último balanço do seu governo em entrevista ao Jornal da Metrópole nesta segunda-feira (30). Segundo o petista, em 2013, a economia baiana esteve comprometida por conta da estiagem e das dificuldades financeiras. Porém, ele considera que o saldo é positivo. “Terminamos o ano bem, foi um ano duro por conta da estiagem e depois o aperto financeiro, e isso tem impacto no orçamento dos estados. Porém, terminamos o ano mantendo os programas do governo, o nível de investimento”, disse ao apresentador Mário Kertész.

Eleições
Sobre as eleições do próximo ano, o governador acredita que estão bem posicionados a presidente Dilma Rousseff e o pré-candidato ao governo, Rui Costa (PT). “Dilma está bem posicionada para eleição do ano que vem, portanto, é ‘puxadora’ de votos. Creio que o governo vai chegar com uma avaliação boa. Rui é um cara jovem de 50 anos, viveu toda experiência do governo. É um cara que tem conhecimento profundo sobre a Bahia, eu acho que tem tudo pra fazer um bom governo”, acredita.

Até o fim
Na oportunidade, ele revelou ainda que não tem intenção de deixar o Palácio de Ondina antes do fim do mandato. “Vou até o final porque fica mais tranquilo o processo sucessório. Posso ajudar mais os candidatos, a eleição da Dilma. E terminando o mandato, a gente tem um horizonte de coisas para fazer. Prefiro ficar até o final que dá mais tranquilidade”.

UPP I
O deputado Delegado Deraldo Damasceno (PSL) indica ao Governo a criação de uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora no bairro do Arenoso onde, “no mês passado, um guarda municipal foi morto após a viatura onde estava ter sido atingida por tiros”. Para ele, “uma forma eficiente para o combate à violência e ao crime organizado é o sistema de UPPs. A lógica é a da conquista de espaços físicos em relação à bandidagem, de liberar a população destas comunidades do poder paralelo lá estabelecido pela ausência do poder público”. O bairro do Arenoso pertenceu ao antigo bairro Beiru, atualmente Tancredo Neves, e faz fronteira com o Cabula VI, C.A.B, Sussuarana, Nova Sussuarana, Novo Horizonte e Tancredo Neves.

UPP II
“Um dos maiores problemas que afligem os cidadãos soteropolitanos e preocupam a opinião pública em todo mundo é a criminalidade. Um problema comum que atinge principalmente os países subdesenvolvidos. Em Salvador e região metropolitana, a situação não é diferente, estamos enfrentando uma verdadeira onda de violência instalada na capital baiana, assaltos, sequestros, arrombamentos, tráfico de drogas e diversos homicídios e no bairro do Arenoso a população está amedrontada.

Ouro em pó
De olho na oportunidade de assumir a candidatura ao governo pelo DEM na hipótese de Paulo Souto não se empolgar com a disputa, José Carlos Aleluia, secretário de Transportes de ACM Neto, já traçou plano para colar sua figura na do prefeito assim que o Réveillon passar. Faz parte do time para o qual estar bem hoje com ACM Neto vale ouro para quem é candidato.

Colado
Outro que está virando um verdadeiro papagaio de pirata de ACM Neto (DEM) é o peemedebista Geddel Vieira Lima, que acalenta o sonho de ser o candidato das oposições ao governo. A agenda de Geddel já inclui presença constante nos eventos de que Neto participa ou lidera desde muito antes de as discussões sobre a sucessão começarem nas oposições.

Vice
Depois de amargar período de baixo-astral, o PP, de Mário Negromonte e João Leão, voltou a sorrir largamente no dia de ontem. Não se sabe se a elevação do astral da dupla tem a ver com a montagem da chapa encabeçada por Rui Costa ao governo, na qual o partido deles pleitea a vice. Mas dizem que sim.

Réveillon
O governador Jaques Wagner (PT) terá que dar nó em pingo d’água se quiser aprovar o projeto que se encontra na Assembleia antecipando royalties do petróleo para o ano que vem, a fim de equilibrar as contas da previdência estadual. Além de ter contratado advogado bom para recorrer à Justiça, a oposição deve partir para o ataque assim que passar o Réveillon.

Cobrança por Dilma
O Pastor Isidório não contém seus imensos agradecimentos ao governador Jaques Wagner, que visitou a Fundação Dr. Jesus no último dia 23. Mas destaca que a questão das drogas não é um assunto apenas estadual, mas nacional. “Seria muitíssimo importante que a presidente da República Dilma Rousseff aproveitasse sua vinda à Bahia e visitasse, mesmo que não oficialmente, uma das três unidades da Fundação Dr. Jesus, que trata atualmente de quase mil dependentes químicos. Com isso, o Brasil ficaria alegre”.

Candidato
O PDT deu uma verdadeira puxada de tapete na candidatura do deputado estadual Marcelo Nilo a vice ao anunciar que apoiará a candidatura de Rui Costa ao governo. Na prática, o partido marchou para o governo sem considerar o plano de Nilo de integrar a chapa majoritária governista. Resta saber se ele vai continuar se colocando como candidato depois dessa.

Movimento
O movimento pedetista pode ser atribuído ao futuro novo presidente, Félix Jr., que desde o início indicava ser favorável à eleição de Rui e não alimentava como provável a manutenção da candidatura de Nilo à vice. Fora do país, Félix vai marcar, quando chegar, a data do anúncio do apoio ao PT e da festa de posse na presidência estadual do partido.

Substituto
O substituto do presidente do PMDB baiano, Geddel Vieira Lima, no cargo de vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa será um funcionário de carreira com 20 anos no banco. De acordo com a coluna Painel, da Folha de São Paulo, o indicado pelo líder do partido na Câmara Federal, Eduardo Cunha (RJ), é Roberto Derziê. A escolha já teria ganhado o aval do presidente da Caixa, o baiano Jorge Hereda, que preferiu um nome técnico em vez de outro político. O escolhido ainda precisa ser aprovado pela presidente Dilma Rousseff e ter a nomeação publicada no Diário Oficial da União. Geddel foi exonerado do cargo, a pedido, na última sexta-feira (28). Um dia depois, o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, o também baiano Fábio Mota, pediu para deixar o posto, em apoio ao cacique peemedebista na Bahia.




Comentários