RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 17/01/2014

Do Democratas
A receptividade do prefeito ACM Neto, aliás, só fez crescer a certeza entre democratas de que o candidato das oposições a ser apoiado por ele deve ser do seu partido. Como o grande eleitor que é nesse quadro sucessório, nada justificaria, portanto, que Neto fosse apoiar um nome de outro partido, fosse ele quem fosse e parceiro de caminhada. Com isso, dois nomes crescem no tabuleiro para 2014: o ex-governador Paulo Souto, que tem a seu favor o fato de ser um ex-governador, bastante conhecido e já com densidade eleitoral comprovada, mas sujeito a comparações de sua gestão com a do atual governador, que poderia lhe ser ou não favoráveis, e o do secretário dos Transportes, José Carlos Aleluia, que representaria o novo, assim como Neto foi e está sendo na Prefeitura.

Menino danado 
Aliás, para um pré-candidato, Aleluia se saiu bem até demais no cortejo, demonstrando um prestígio em alta e baixa rejeição, tanto que, animado, deu até para arriscar: “Paulo Souto é um grande nome. Já provou sua competência e capacidade em dois mandatos de governador, eleito pelo povo. Se ele quiser ser o candidato, não me oponho a ele. Mas, enquanto ele não se decidir, mantenho o meu nome como pré-candidato. Quero mostrar o que um menino nascido e criado na Caixa D’Água pode fazer pela nossa Bahia”

No embalo
O líder do PSD na Assembleia, deputado Alan Sanches, destacou ontem a boa receptividade dos candidatos Rui Costa (governo) e Otto Alencar (Senado), no cortejo do Bonfim. Segundo Alan, que acompanhou os candidatos da Conceição da Praia à Colina Sagrada, foi possível registrar diversas manifestações de carinho, agradecimento e apoio à chapa encabeçada pelo PT. “Pude perceber que estamos no caminho certo. O projeto liderado pelos secretários Rui Costa e Otto Alencar será vitorioso. É claro que precisaremos fazer alguns ajustes ao longo do caminho, mas o resultado do governo Wagner será o maior trunfo dos nossos candidatos, quando compararmos os resultados atuais com os governos passados”, destacou Sanches.

O retorno 
Com a ida do vereador Edvaldo Brito (PTB) para Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia, a ex-vereadora Vânia Galvão (PT) reassume seu mandato na Câmara de Salvador. Vânia é a primeira suplente da coligação formada pelo PP, PT e PSD. Segundo o presidente estadual do PTB, deputado Antonio Brito, o partido estava dialogando com o governador Jaques Wagner o espaço da sigla no primeiro escalão do estado. Vânia tem atuação na área de educação, LGBT e saúde.

Mulher no metrô
Sobre a nota divulgada ontem pela Tribuna, de que havia um repúdio da Comissão da Mulher da OAB-BA contra os critérios adotados para a seleção dos candidatos à vaga de operador de trens do metrô do Salvador, a CCR Metrô esclareceu, em nota, que homens e mulheres poderiam participar do processo seletivo. No texto, a CCR reiterou que entre seus valores estão a integridade e o respeito pelo outro e que não faz distinção de sexo, raça ou credo. A CCR Metrô disse ainda que para o processo seletivo são oferecidas mais de 40 vagas para operador de trens, técnico de manutenção sênior e supervisor de estações. “O único requisito para os candidatos é ter concluído o ensino médio”.

Igreja na festa
“Um fato histórico”. É desta maneira que o vereador Joceval Rodrigues (PPS), que é ligado à Igreja Católica, definiu os festejos na Lavagem do Bonfim deste ano. O vereador mostrou-se entusiasmado com a quantidade de católicos que participaram do cortejo oficial, que largou à frente das demais entidades, sendo ovacionado por onde passava. “Foi sem dúvida um fato histórico a participação da Igreja Católica na Lavagem do Bonfim deste ano. Foi marcante ver as pessoas orando, louvando, cantando de maneira muito feliz. Era como se faltasse essa participação, como foi feita este ano. Quero ressaltar que o cortejo foi muito bem recebido pelas pessoas, que apoiavam das sacadas, nas ruas, saudando a passagem”, assinalou Joceval.

Do bolso
O deputado estadual João Carlos Bacelar (PTN) disparou ontem sua artilharia contra o candidato do governador Jaques Wagner, o petista Rui Costa.  De acordo com ele, “em grupo que tem chefe, se tira o nome do bolso e indica”. Muito diferente da oposição, como disse: “Estamos trabalhando para construir o consenso. Temos nomes de peso e no momento oportuno ele será apresentado à sociedade”. 

 Abençoado
Nascido na semana da festa do Senhor do Bonfim – completa 51 anos amanhã e comemora justamente com missa às 10 horas na Colina Sagrada –, o pré-candidato Rui Costa se considera um abençoado e foi só alegria durante o cortejo. Jornalistas presentes comentaram que Rui já está mais sorridente e com molejo na cintura. “É engraçado dizerem isso. Sempre gostei muito de sorrir. A questão é que as pessoas só me conhecem no ambiente de trabalho e me concentro muito nas ações estratégicas da Bahia. Adoro trabalhar. Só isso”, comentou.

Apoio dos bairros
Representando mais de 40 bairros de Salvador, o movimento social Unibairros esteve presente na Lavagem do Bonfim e manifestou apoio ao secretário Rui Costa. Nascido e criado na Liberdade, o pré-candidato disse que a manifestação aumenta ainda mais o compromisso de continuar trabalhando pela melhoria da qualidade de vida em cada bairro de Salvador.

Densidade
O deputado federal Mário Negromonte (PP) disse ontem, durante a Lavagem do Bonfim, que a escolha do candidato a vice na chapa encabeçada do PT será baseada em quesitos práticos. “Não é por amizade e olhos azuis ou verdes. É mérito, densidade eleitoral, tamanho do partido e fidelidade”. Em contato com a Tribuna, o progressista e o filho, Mário Negromonte Júnior, disseram estar “tranquilos” com a expectativa sobre a decisão do governador Jaques Wagner, que deverá sair em março. “O governador é muito grato ao nosso partido, sabe do nosso tamanho. Não vou entrar nessa disputa”. 

Tom da campanha 
“Lídice é uma amiga, é uma aliada, nós temos que tratar ela assim, é uma pessoa que merece o respeito do povo da Bahia, é a nossa senadora. Portanto, eu penso e acho que deve ser essa linha a nossa na campanha, de profundo respeito por ela e de profundo diálogo. Agora também considero que depois de sete anos no governo, ela não tem como fazer um discurso de oposição”, afirma o deputado federal Nelson Pelegrino, se referindo às críticas da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo Jaques Wagner.

Inabilidade
O deputado estadual Marcelino Galo (PT) negou ontem, durante Lavagem do Bonfim, que a falta de recesso parlamentar na Assembleia Legislativa este ano possa ser creditada como uma “inabilidade” do líder do governo, deputado Zé Neto. Segundo Marcelino, “isso representa um processo natural da democracia, o que demonstra que o Legislativo está atuando, cumprindo o seu papel”. Ele negou ainda que a falta de recesso parlamentar prejudique os deputados, que preferiam estar nas suas bases, em campanha.

O resultado
O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Paulo Câmara (PSDB), disse ontem que a alta receptividade do prefeito ACM Neto durante Lavagem do Bonfim era resultado do trabalho feito pelo executivo ao longo de 2013. “O prefeito ACM Neto encontrou a cidade praticamente arrasada e em apenas um ano já conseguiu arrumar a administração pública, apresentando resultados importantes para a cidade”. Para Câmara, o prefeito será um dos principais atores na sucessão do governador Jaques Wagner. “O trabalho feito em Salvador será o maior exemplo a ser seguido pela Bahia. A população vai entender que são modelos de governo diferentes. E tem que acabar com a história de alinhamento entre os governos. Basta montar uma boa equipe e ter bons projetos”, enfatizou.

Casamento 
A pré-campanha da senadora Lídice da Mata já começou com vitórias. Depois de levar a ex-ministra Eliana Calmon para ocupar a vaga de Senado na chapa majoritária para o governo neste ano, o PSB de Lídice está bem próximo de fechar com o PV e com o PPS. A própria senadora revelou à Tribuna que mantém diálogo com diferentes legendas. PV, PPS e PPL são algumas, mas existem outras.

Eliana não foi 
Quem não foi aos festejos do Senhor do Bonfim foi a ex-ministra Eliana Calmon. Ela teve compromissos em Brasília e viajou com o dirigente estadual da REDE, Júlio Rocha. Não houve, então, teste quanto a sua popularidade. Quem foi testado foi Rui Costa, o pré-candidato do PT, e a própria Lídice da Mata. Enquanto um pegava a carona na popularidade de Otto Alencar e Marcelo Nilo, a outra era só sorrisos para a militância.

Efeito
Sem protestos e com a militância na rua, o Partido dos Trabalhadores teve um dos maiores pelotões da Festa do Bonfim. A convocação do deputado federal Valmir Assunção (PT), por exemplo, surtiu efeito e os movimentos sociais compareceram. Tanto que o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, setores do movimento negro da Bahia, LGBT, juventude, mulheres e apoiadores formaram um grande pelotão para acompanhar os pré-candidatos da chapa majoritária petista Rui Costa (PT) e Otto Alencar (PSD).

Comentários