RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

PUBLICIDADE

Coluna do dia 13/01/2014

Expectativa
A semana promete ser quente nas hostes governistas. Toda expectativa gira em torno do anúncio oficial por parte do governador Jaques Wagner de quem serão os novos integrantes do seu governo. A expectativa é que na próxima quarta-feira (15), data-limite estabelecida pelo próprio governador, alguns secretários e dirigentes de órgãos deixem seus postos na máquina do estado. Dos nomes que tentarão disputar a próxima eleição, apenas os secretários Rui Costa (PT) e Otto Alencar deixarão seus cargos em abril, já que precisarão continuar em evidência, se projetando para a disputa ao governo e Senado que se avizinha. Há quem diga que o clima de ansiedade entre muitos aliados é enorme

Na Assembleia
Mais um verde deve tentar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia. Dessa vez é o ex-parlamentar federal Edgar Evangelista dos Anjos, o Edgar Mão Branca, que revelou ao Blog do Anderson que o seu nome vem sendo cotado para compor uma chapa majoritária ao Governo da Bahia e disse também da possibilidade de abortar a sua pré-candidatura à Câmara Federal e lançar-se à Assembleia. “Isso aí vai depender do desenho político. Aguardamos uma posição do partido para que possamos definir nossos rumos”. 

Oficialização
Um dia antes, dia 14, o recém-criado Partido Solidariedade (SDD), comandado na Bahia pelo deputado federal Marcos Medrado, vai declarar apoio ao projeto do governador Jaques Wagner para as eleições de 2014, marchando junto com o pré-candidato à sucessão, o secretário da Casa Civil, Rui Costa. Contudo, embora não admitam, também estariam de olho na sua cota. A Bahiatursa, inclusive, já estaria sendo cogitada. 

Pitada
Isso, no entanto, não impedia que o integrante do SDD, deputado federal Arthur Maia, antes PMDB, dar sua alfinetada. Sobre a atuação do governo baiano, Maia disse: “Pessoalmente, eu acho que é preciso que faça algumas alterações na construção do governo, sobretudo, em uma aproximação maior entre o governo do estado e os municípios, que tenha mais parcerias, além de engajamento em algumas obras estruturantes, que, efetivamente, precisam ter mais participação do governo estadual. Basicamente é isso”. 

Prefeituras preocupadas
O final do ano de 2013 foi desafiador para os gestores dos municípios baianos. Tudo por conta dos dados do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) que registrou que quase 50% do total de contas foi rejeitado. Isso significa que dos 417 municípios, 208 tiveram contas rejeitadas (dados sobre as contas de 2012). Os prefeitos cobram uma reformulação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e apontam ainda contradições. Existe lei que obriga que o prefeito invista mais de 60% dos recursos do Fundeb com pagamento de pessoal, e a LRF diz que esse gasto não pode ser superior a 54%.

Luta
Engana-se quem pensa que o PP se acomodou no que diz respeito ao desejo de emplacar o vice na chapa majoritária encabeçada pelo petista Rui Costa. Somente na semana passada se reuniu a portas fechadas por duas vezes com o governador Jaques Wagner, e rumores dão conta até mesmo de que os caciques progressistas não descartam repetir o mesmo feito do seu concorrente, o PDT: trazer o presidente nacional da legenda, senador Francisco Dornelles, para reforçar o pleito.  

Bloco na rua 
A Lavagem do Bonfim se aproxima e a tendência é que este ano, ao contrário do passado, sirva de grande palanque eleitoral. O bloco do PT, que já possui candidato (o secretário Rui Costa) e aliados, deve promover uma grande festa. A oposição, apesar de ainda ter definido pelo seu representante nas urnas, também marchará unida em prol de popularidade, tendo o prefeito ACM Neto à frente da ala. 

Porto de Ilheús
Ocorre hoje, dia 13, às 10 horas, no Palácio Paranaguá, a solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Porto de Ilhéus.  O ato será presidido pelo vice-governador e secretário do Estado de Infraestrutura, Otto Alencar, e pelo prefeito Jabes Ribeiro, com a presença do secretário da Casa Civil da Bahia, Rui Costa.

Contrato
O governador Jaques Wagner e o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, assinam hoje, às 10 horas, na Governadoria, o contrato que dará início à implantação do Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), funcionando atualmente, de maneira provisória, no Parque Tecnológico da Bahia, na Avenida Paralela. Nessa primeira etapa, serão adquiridos softwares, aparelhos de telecomunicação, câmeras de videomonitoramento (400 unidades), dentre outros equipamentos, que serão utilizados no centro provisório e remanejados posteriormente para a estrutura definitiva, em construção no Centro Administrativo da Bahia.

No primeiro turno 
Em temporada pelo oeste do estado, o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, participou de diversos eventos do PT e defendeu a reeleição da presidente Dilma Rousseff e a eleição de Rui Costa ao governo do Estado. De acordo com o petista, “a oposição esperneia porque eles não têm projeto. Tenho certeza de que, se nos mantivermos unidos, temos total condição de garantir a eleição de Rui ainda no primeiro turno. Ele é o candidato de todos nós, aquele que será capaz de seguir com os avanços que nosso governo vem conquistando para a Bahia”, afirmou. 

Maratona
Ao lado do pré-candidato a deputado estadual Professor Valdeci, Caetano iniciou maratona pela região oeste da Bahia desde a última quinta. O ex-prefeito já passou pelas cidades de Barreiras, Catolândia, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Bom Jesus da Lapa, Cristópolis, Serra Dourada, Tabocas do Brejo Velho e São Félix do Coribe.

Maranhão
A crise no Sistema Penitenciário do Maranhão, de repercussão internacional, deixa o PT de “saia justa”. Ficou difícil apoiar o candidato de Roseana Sarney, o atual secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ao governo do estado. Sobre o assunto, o patriarca José Sarney (PMDB-AP) conversou sábado com o vice-presidente Michel Temer. Sobre intervenção federal, nem pensar. A família Sarney é aliada da presidente Dilma Rousseff. Por isso, todos os cuidados existem para não constranger Roseana. Mas, até aliados da família admitem que a “Chacina em Pedrinhas” complicou a eleição da governadora para o Senado, e a manutenção do PMDB no comando do Maranhão.

Desumanidade
O governo de Dilma Rousseff autorizou o reajuste de apenas 5,56% para os aposentados e pensionistas que recebem mais do que o salário mínimo. Mais uma vez, sacrifica milhões de idosos que assistem - de ano para ano - a sua renda ser absurdamente corroída, fazendo-os depender de parentes, ou amigos, para sobreviver. Admite-se que tal correção fosse atribuída aos “marajás”, ou aos que recebem importâncias vultosas. Mas, impor àqueles, encargos como os da “PEC das Domésticas”, ou permitir que os preços de medicamentos, serviços de saúde e alimentos disparem sem a compensação devida, chega a ser desumano.

Aeroporto
O deputado estadual Marcelino Galo (PT), principal aliado do prefeito Guilherme Menezes (PT) na Assembleia Legislativa, comemorou a homologação da licitação com a proposta vencedora do consórcio Top/Paviservice para construção do novo aeroporto de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O resultado do certame realizado pelo governo do Estado foi publicado na edição do Diário Oficial de quarta-feira (8). Para o petista, o novo equipamento, que terá pista de 2,3 mil metros, pátio para aeronaves, pista de taxiamento, entre outros, faz parte de um conjunto de investimentos e intervenções públicos e privados que visam consolidar o desenvolvimento no interior do Estado.

Lídice na rua 
A senadora Lídice da Mata, pré-candidata do PSB ao governo do Estado, está em plena campanha eleitoral. Nos últimos dias, ela visitou as instalações da Fundação Dr. Jesus, ao lado do ex-secretário de Turismo, Domingos Leonelli. Já no sábado, ela esteve ao lado da vereadora de Lauro de Freitas, Mirela Macedo, durante cortejo pela comemoração do padroeiro da cidade, Santo Amaro de Ipitanga. A comitiva da vereadora contou com a presença de quase 200 pessoas, entre lideranças locais.

Patrocínio do Carnaval
Nesta segunda, a Prefeitura de Salvador realiza uma coletiva de imprensa para anunciar o nome de todos os patrocinadores do Carnaval 2014. A festa de Momo acontece entre os dias 27 de fevereiro e 4 de março com o tema “É Diferente, É Carnaval de Salvador - 40 anos de Bloco Afro”. O prefeito ACM Neto (DEM) adiantou pelo Twitter que a prefeitura não vai gastar um centavo para a realização do evento. Ele aponta para os patrocínios da Brasil Kirin e Petrópolis, empresas que detêm as marcas de cerveja Nova Schin e Itaipava, além do Itaú, Petrobras, Net e governo da Bahia, que irão bancar a folia. Neto diz que a captação total de recursos deve chegar a R$ 28 milhões. A coletiva desta segunda acontece no Hotel Sheraton, Campo Grande, às 11h30. .

Comentários