RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 14/01/2014

Promessa 
Conforme esta coluna antecipou, o governador Jaques Wagner (PT) prometeu que vai anunciar as mudanças no secretariado estadual amanhã, antes da viagem que fará para a Ásia no sábado (18). Antes, no entanto, ele está esgotando todas as conversas com os aliados que reivindicam mais espaços na máquina estadual. Na manhã de ontem, por exemplo, o governador teve uma reunião a portas fechadas com dirigentes do Partido da República, que pleiteia a secretaria de Turismo, com a porteira fechada, ou seja, com direito a indicar todos os postos do órgão. No entanto, a solicitação tem gerado impasse com o novo aliado do governo, o SDD (Solidariedade), que está de olho na Bahiatursa. O PR indicou ontem também Jorge Washington Olivaes Filho para o comando da Conder. 

O indicado 
Depois da uma reunião da cúpula do PR ontem, onde o partido aparou as arestas com relação a participação no governo Wagner, ficou definida a indicação de Pedro Galvão para a Secretaria de Turismo da Bahia. No partido, o sentimento é que Galvão poderá dar continuidade ao trabalho realizado por Domingos Leonelli (PSB) e ampliar algumas necessidades que, segundo o trade, são urgentes. Galvão vai ter que buscar ainda a unidade dentro da categoria, uma vez que enfrenta resistências em setores importantes ligados ao turismo.

Cobrança do IPTU
O prefeito ACM Neto e o secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo, detalham hoje, às 10h30, no Palácio Thomé de Souza, a distribuição dos boletos do IPTU, que começa na próxima segunda-feira (20). O prefeito vai falar sobre a perspectiva de arrecadação, ampliação do número de isentos, parcelamento, lançamento do programa de pagamentos de débitos anteriores e outros assuntos relacionados ao pagamento do imposto.

Discordâncias sérias
A falta de apoio do prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes (PT), às candidaturas de seus correligionários, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual), ganha novos contornos na região Sudoeste do Estado. Os políticos, a que tudo indica, passam por um período de “discordâncias sérias”. “Existem dentro de todos os partidos discordâncias, não são discordâncias éticas e a gente tem essa liberdade sem ferir a ética do partido, de ter opções. Isso é muito bom”, disse Guilherme Menezes, durante lançamento da candidatura do professor Cori para deputado estadual, se referindo ao apoio aos dois principais líderes políticos do PT na região. 

Troca de apoio
Cidade com o terceiro maior colégio eleitoral da Bahia, Vitória da Conquista vive clima quente no setor político. O vereador Júlio Honorato (PT), que apoia o deputado federal Valmir Assunção (PT), disse que resta agora escolher um estadual. “Estamos em discussões. Nós temos um deputado federal que é Valmir Assunção, agora depende das nossas conversas com Guilherme, que inclusive apoiou o nosso deputado na eleição passada. Existe a possibilidade de fecharmos um acordo com Valmir e Cori. Depende de Guilherme”, declarou o petista, que é coordenador o Movimento Sem Terra no centro-sul baiano. 

Pesar
Faleceu na noite de domingo, o ex-prefeito de Salvador Renan Baleeiro. Advogado, ele foi vice-chefe da Casa Civil do governo federal, além de deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, secretário da Agricultura no governo ACM (1979), presidente do Instituto do Cacau e presidente do TCE. Mais recentemente, foi escrivão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. Seu sepultamento aconteceu ontem, no cemitério Jardim da Saudade.

Ex-prefeito
Ontem, o prefeito ACM Neto lamentou a morte de Renan Baleeiro, ex-prefeito de Salvador que faleceu aos 83 anos, por insuficiência respiratória. Neto prestou solidariedade à família e elogiou o ex-prefeito, “que trabalhou pelo crescimento e desenvolvimento da capital baiana e cujos bons exemplos devem ser sempre lembrados e resgatados”.


Pinto de Aguiar
O governador Jaques Wagner visita hoje, às 8h30, as obras de duplicação da Avenida Pinto de Aguiar, em Salvador, acompanhado dos secretários Rui Costa (Casa Civil) e Cícero Monteiro (Desenvolvimento Urbano). Com 37% das obras já executadas e conclusão prevista para o primeiro semestre deste ano, a duplicação dos 3,3 quilômetros da avenida, que passará a ter seis faixas, sendo três por sentido, duas delas exclusivas para BRT, duas ciclovias, paisagismo e canteiro central, custará R$ 63 milhões.

Grande festa 
Hoje, o pré-candidato ao governo do estado, secretário Rui Costa (PT), ganha novo apoio. O recém-criado Partido Solidariedade (SDD), comandado na Bahia pelo deputado federal Marcos Medrado, oficializa a adesão ao projeto petista. A meta é fazer uma grande festa. O evento será às 9h na sede da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo, em Salvador. O primeiro partido a declarar apoio a Rui foi o PSD, do vice-governador Otto Alencar, e aconteceu no mesmo local. Não teve espaço para quem quis. O objetivo é repetir o mesmo feito.

Procon digital 
O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB) apresentou indicação na Assembleia Legislativa, sugerindo ao secretário Almiro Sena, da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a implantação do sistema Procon Digital na Bahia. O Procon, órgão que coordena e executa a política de proteção e defesa do consumidor, teria melhor efetividade através de um funcionamento on line. O sistema digital, segundo o parlamentar, tornaria “mais fácil para o consumidor realizar denúncias, reclamações e solicitar orientações em qualquer lugar em que possa acessar a internet, inclusive através do celular”.

Quer espaço 
A representatividade do Partido Solidariedade (SDD) no governo Wagner deve ser ampliada. No executivo estadual todos sabem que os deputados Luiz Argolo e Marco Medrado têm participação no governo. Entre os três deputados federais do SDD, apenas Artur Maia não possui representantes, quer dizer, não indicou ninguém. Como o apoio de Maia é forte, até pela sua votação no interior, a expectativa é que ele seja contemplado.
 
Críticas 
Após o PT e o PSB iniciar a troca de farpas, a oposição não perdeu tempo e disparou duras críticas aos socialistas. Em resposta à declaração da senadora Lídice da Mata de que o modelo de gestão do governo Wagner está esgotado, o presidente do DEM em Salvador, Heraldo Rocha, ironizou a postura da senadora. Ele lembrou que a socialista até poucos dias mantinha quadros importantes na gestão petista. “O modelo de gestão de Wagner se esgotou? Que novidade. Até ontem era o maior modelo do mundo. Inclusive, com a pasta importante, que era o Turismo, que decretou a destruição do Centro de Convenções”.

Substituição
O chefe de gabinete da Sesab, Washington Couto, deve substituir o secretário Jorge Solla, que vai disputar uma vaga na Câmara Federal. Até o final de janeiro, os secretários estaduais que vão concorrem no pleito de 2014 devem se despedir de suas pastas, de acordo com o próprio Jaques Wagner, que já esboça as substituições. A Tribuna recebeu informações que a substituição na Saúde já é certa. Couto deve assuir assim que Solla se afastar, nesta quarta-feira.

Nova diretoria 
Com o auditório lotado de servidores, autoridades e representantes de centrais sindicais, tomaram posse ontem, no auditório do Sindicato dos Bancários, a nova diretoria e o Conselho Fiscal do Sindicato dos Servidores da Prefeitura de Salvador (Sindseps). A “Chapa 1 – Renovação com Responsabilidade” foi escolhida na última semana com 73% dos votos válidos, para direcionar os trabalhos da entidade nos próximos quatro anos.

Militância
O presidente do PT de Salvador, Edson Valadares, quer unir a militância petista durante a Lavagem do Senhor do Bonfim. Além do evento religioso, o petista alerta para a importância política que o cortejo até a Colina Sagrada tem ganhado nos últimos anos. Durante o percurso, que terá a companhia dos demais partidos apoiadores da pré-candidatura de Rui Costa (PT) para governador do Estado, ele espera que a militância defenda os onze anos de governo do partido no Brasil. 

Comentários