RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA


Coluna do dia 15/01/2014

Teste de popularidade
Candidatos postos ou não, é certo que A Lavagem do Bonfim servirá de teste de popularidade para os que almejam um novo posto com as eleições de 2014. O PT já confirmou que levará para a festa um grande bloco capitaneado pelo PT e seu candidato, o secretário Rui Costa, e todos os seus aliados, todos no mesmo cordão. Rui e o vice-governador Otto Alencar, que concorre ao Senado, serão as principais estrelas. Mas estão confirmadas também as presenças do presidente da Assembleia, deputado Marcelo Nilo (PDT), e do deputado federal Mário Negromonte, que estão na briga pela vaga de vice. O bloco de oposição também não perderá a oportunidade de desfilar com seus pré-candidatos, embora o martelo ainda não tenha sido batido. O prefeito ACM Neto encabeçará o grupo, ao lado de Paulo Souto, Geddel, João Gualberto e Aleluia. No PSB, a senadora Lídice da Mata estará acompanhada da sua pré-candidata ao Senado, Eliana Calmon. 

Obras inacabadas
O vice-governador Otto Alencar fez um elogiado discurso durante o evento de apoio do SDD a Rui Costa. Ele destacou a missão de Rui em continuar as obras do governo Wagner e criticou duramente os governadores que não finalizam obras do governo anterior. “Quando eu falo que o Rui Costa tem essa missão, eu falo porque muitas obras estão em andamento, sobretudo de interesse da população de Salvador e do interior. Posso dizer que o meu maior repúdio é ver um governador terminar um governo e o que assume em seu lugar, sendo de outro partido, não conclui as suas obras”. 

Wagner termina
Otto continuou dizendo que voltou à política depois de passar seis anos no Tribunal de Contas, a convite do governador Jaques Wagner. “Eu poderia ficar no Tribunal de Contas mais oito anos, pois bem, quando voltei à política, não imaginava que algumas daquelas obras da época que eu fui governador um ano, elas estivessem ainda inacabadas. Me lembro bem que eu, com muita dificuldade, no ano que fui governador, construi uma barragem para colocar água em Soutos Soares e Mundo Novo, a barragem do Tijuco. Quando fui em 2010, a barragem estava lá, e a adutora para levar a água e acabar com a sede do povo do sertão não tinha sido a mesma adutora, quem tinha feito a adutora foi o governador Jaques Wagner”.

Crise no PSB
De acordo com o deputado estadual Bira Coroa (PT), que rebateu a crítica da senadora Lídice da Mata, a estrutura de construção do governo que o PT conduz, tem responsabilidade pelas conquistas e também pelos erros. “Nós, do PT, temos muita tranquilidade, porque na história política da Bahia nós não temos outro exemplo que possamos referendar, de um governo com a participação e com o respeito pelas forças partidárias que constroem esta frente e como a que o PT está conduzindo. Então não há o que se rebater no pronunciamento da senadora, não vejo motivo para isso, apenas esclarecer e compreender, inclusive, o momento e nos colocarmos à disposição dela, até para ajudarmos ela sair da crise”. 

No interior
Fora os apoios dos partidos da base aliada ao projeto de sucessão do governador Jaques Wagner (PT), encabeçado pelo secretário Rui Costa, há uma movimentação no interior do estado para fortalecer o nome do pré-candidato petista. Segundo informa a prefeita do município de Uruçuca, Fernanda Silva (PT), o trabalho de fortalecimento perpassa por ações da militância, que já iniciou os diálogos com as comunidades e com os agentes políticos dos diretórios municipais. 

Nova adesão
Após o PSD e o SDD (Solidariedade), o pré-candidato do PT ao governo do Estado, Rui Costa, ganha novo apoio formal em fevereiro, somando assim três legendas a favor do seu projeto. Segundo informações chegadas à coluna, o PR fará um grande evento ratificando o apoio ao petista. O partido, inclusive, já abocanhou a Secretaria de Turismo e deve levar a presidência da Conder, o que só fortalece a tese. 

Amigos de longas datas
O novo presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, foi indicado ao posto através de uma indicação pessoal do próprio governador Jaques Wagner. Eles são amigos de longas datas.

Justificativa
Após a polêmica foto que mostra um funcionário segurando um guarda-chuva enquanto o prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, almoça, o gestor tratou de se justificar ontem na Metrópole. “Quando eu cheguei (ao evento) estava chovendo e várias pessoas chegaram para trazer guarda-chuvas. Eu sou sertanejo, adoro chuva. O pior presente para mim é guarda-chuva. Quem tiver um guarda-chuva para me oferecer de presente, por favor, não me ofereça, por que eu sou sertanejo, adoro chuva, e chuva me faz bem. Então, alguém colocou um guarda-chuva ali, não sei por que, e deu aquela coisa”, frisou, porém para muitos a justificativa não colou. “A emenda ficou pior do que o soneto”, disparou um observador da cena.

Torcida para Souto
Em tom de brincadeira, o deputado Marcos Medrado chegou a dizer que queria que o candidato da oposição fosse o democrata Paulo Souto. “Eu fico torcendo para que o nosso adversário seja Paulo Souto, sabe por que, que aí nós vamos medir o governo, o que Paulo Souto fez em 12 anos e o que Jaques Wagner fez em 8. Aí eu quero ver a vergonha deste cidadão, não tem o que discutir, Wagner realizou mais do que todos eles juntos”.

Quinhão
Na próxima sexta-feira tem reunião do SDD com o governador e, de acordo com o presidente da sigla na Bahia a intenção é ouvir o Jaques Wagner. “Nós não apoiamos o Rui Costa pensando em cargo do governo, mas claro que todo partido que é da base quer fazer parte. Eu vou ouvir do governador qual é o quinhão da gente e como é que nós vamos participar”, esclarece Medrado.

Justificativa
Em um fervoroso discurso ontem, durante evento de apoio à candidatura de Rui Costa do PT, ao governo do estado, o deputado federal Luiz Argolo tentou justificar sua adesão ao Partido Solidariedade (SDD). “Eu não mudei de partido. Eu estou construindo um novo partido para fazer uma Bahia melhor”, disparou.

Milagre
O governador Jaques Wagner inaugura hoje, às 10h30, no Largo de Roma, as obras de requalificação da Praça Irmã Dulce. O Estado investiu R$ 6 milhões nas intervenções que demoraram bastante para ser concluídas. Na Assembleia Legislativa, houve quem dissesse ontem que a obra só estava saindo através do empurrãozinho, leia-se, milagre, da futura Santa Irmã Dulce.

Aceita Neto
Em uma demonstração da popularidade que detém hoje o prefeito ACM Neto, um grupo de membros do Democratas da cidade de Uauá, através de seu presidente Marco Aurélio, soltou na sua página do Facebook uma série de fotos enaltecendo várias realizações do prefeito em Salvador no primeiro ano de mandato, bem como pedindo a sua candidatura a governador do Estado. Em pouco menos de duas horas, mais de mil pessoas já haviam compartilhado as fotos e não param. O grupo credita esta aprovação ao desgaste do PT nos últimos anos e à grande aceitação que ACM Neto detém em toda a Bahia.

Cavalo selado
Para os líderes do movimento Aceita Neto, a candidatura do prefeito “é um cavalo selado que não pode ser perdido”, apesar de avaliarem todos os nomes como excelentes (Paulo Souto, Geddel Vieira Lima e João Gualberto). “Temos a certeza que somente com Neto governador a eleição será definida no 1º turno e o risco é perto de zero do PT vencer as eleições. Além disso, que este é o momento da Bahia ter um gestor político e não um político sem gestão”, disseram os idealizadores do movimento no Facebook.

Aceitação
O também pré-candidato Geddel Viera Lima (PMDB) já dá claros sinais de que acatará a decisão do até então aliado ACM Neto. Em conversa com o Bocão News, Geddel revelou que esperava que a escolha do pré-candidato ao governo da oposição fosse definida no ano passado: “Defendíamos que a escolha fosse feita em dezembro, mas fomos voto vencido e agora é aguardar. Está nas mãos do prefeito (ACM Neto)”. 

Na Colina
Fontes da Tribuna dizem que o movimento no Democratas é intenso em torno da confirmação do nome do ex-governador Paulo Souto como pré-candidato ao governo do estado. Há quem defenda o anúncio no próximo dia 31. Já outra ala da sigla sustenta a tese de que Souto anuncie sua candidatura logo amanhã, na Lavagem do Bonfim, nos pés da Colina Sagrada, “virando manchete de todos os jornais da Bahia”.

Controle
O governo da Bahia vai ampliar o controle das compras públicas em todo o estado. Até amanhã, o planejamento para aquisição de materiais e contratação de serviços ao longo de 2014 deverão ser encaminhados por 375 órgãos do Executivo Estadual à Secretaria da Administração (Saeb). A medida, tanto na capital quanto no interior, permitirá que todas as aquisições estaduais sejam controladas pela Saeb. Anualmente, as compras públicas representam cerca de R$ 4 bilhões, conforme o Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan). A iniciativa integra uma série de ações para combater o desperdício na máquina pública e aumentar o controle efetivo dos gastos em relação às contas de custeio.

PSOL na Colina 
O senador e pré-candidato à Presidência da República pelo PSOL, Randolfe Rodrigues (AP), participa amanhã da Lavagem do Bonfim. Randolfe estará acompanhado do presidente nacional do PSOL, Luiz Araújo, e do pré-candidato do PSOL ao governo do Estado, Marcos Mendes. “Vamos ver de perto essa celebração e levar o nosso respeito às representações religiosas”, explica Randolfe.

Quilombo 
Hoje, o senador e o presidente do PSOL visitarão o quilombo Rio dos Macacos. Recentemente, dois irmãos quilombolas foram agredidos e detidos por oficiais da Marinha, na Base Naval de Aratu, quando tentavam retornar ao quilombo, onde moram. Alvo de uma disputa judicial, o quilombo fica em uma área controlada pela Marinha e os moradores, para chegarem a suas casas, são obrigados a passar por um portão controlado pelos militares. 

Comentários