RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA

Coluna do dia 31/01/2014

Pode ser 
O governador Jaques Wagner (PT) admitiu reservadamente pela primeira vez a fontes que circulam no Palácio de Ondina que pode antecipar a escolha do candidato a vice de Rui Costa de forma a impedir que o impasse se constitua num processo de desagregação de sua base e, consequentemente, da campanha do petista. O apelo para que a vice fosse conhecida logo foi feito diretamente a Rui Costa esta semana por membros importantes do PT que acompanham e monitoram a campanha do chefe da Casa Civil do governo. Eles alegavam que antecipando a escolha o candidato do PT a governador evita que o conflito entre PDT e PP pelo cargo se transforme numa briga irreconciliável.

Portaria assinada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nomeou o advogado baiano e subprocurador-geral da República, Augusto Aras, como auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral, especialmente na propaganda eleitoral presidencial, sem prejuízo de suas funções de ouvidor-geral do Ministério Público Federal.
Coletiva
O presidente eleito da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, Carlos Gilberto Farias, concede hoje, às 9h, no Sotero Hotel, no Stiep, uma entrevista para falar sobre o seu plano de trabalho para o quadriênio 2014-2018 à frente da maior entidade representativa do setor industrial da Bahia. Carlos Gilberto Farias foi eleito, na última terça-feira, pelo colégio eleitoral da Fieb, composto por 41 sindicatos industriais. Obteve 23 votos, enquanto a chapa concorrente, encabeçada pelo atual presidente, José de Freitas Mascarenhas, conquistou 17 votos. Houve uma abstenção

Licitação 
Uma nova audiência pública para discussão do edital de licitação do Sistema de Transporte Coletivo de Salvador será realizada na próxima terça-feira, dia 4, às 8h, no auditório do Ministério Público da Bahia, em Nazaré. Em nota, o secretário municipal de Urbanismo e Transporte (Semut), José Carlos Aleluia, convidou a população a debater a proposta de edital, que busca qualificar o transporte público na capital baiana, proporcionando mais conforto, velocidade e segurança ao serviço

Quase lá 
Vinte e quatro horas depois de receber o apoio do PTB para compor a chapa encabeçada pelo chefe da Casa Civil, Rui Costa, como candidato a vice, o deputado Marcelo Nilo foi comunicado pelo presidente regional do PRB, Márcio Marinho, da opção da sigla em seu favor. Para o PRB baiano, Nilo reúne as melhores condições políticas e eleitorais para integrar a chapa da base de sustentação do governador Jaques Wagner. Com o apoio do PRB, agora são seis os partidos da base reunidos em torno do nome do presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo: PR, PSC, PSL, PTB e o PDT. Assinaram documento fortalecendo seu nome 20 dos 28 deputados federais da base e 95% dos deputados estaduais, bem como a CUT-Bahia.

Atrasado
O líder do DEM na Câmara de Salvador, vereador Léo Prates, disse ontem que as obras do ginásio de esportes que está sendo construído pelo governo, em Cajazeiras, estão totalmente paralisadas, assim como também estão inativas as obras da única piscina olímpica da cidade, sendo ambas de responsabilidade do Estado. “Estamos há poucos dias da Copa 2014 e daqui há dois anos teremos uma edição das Olimpíadas no Brasil e a terceira maior cidade do país não conta ainda com um ginásio esportivo, sequer uma piscina olímpica”, reclamou Léo, que é um dos interlocutores do prefeito na Câmara.

Ataque
O advogado Rodolfo Tourinho atacou o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, e a ex-ministra Eliana Calmon, ao fazer a defesa do juiz Luiz Cappio, que teve de se submeter a um processo de investigação psiquátrica depois de ser denunciado por colegas, advogados e funcionários do Judiciário. Tourinho foi membro do Conselho Nacional de Justiça e fez seu debut no Tribunal de Justiça da Bahia como advogado defendendo Cappio. Dizem que as críticas não ficarão sem resposta.

Quem avisa... 
Eduardo Campos, candidato presidencial do PSB, anda satisfeitíssimo com os informes que tem recebido em Pernambuco sobre o andamento da campanha da senadora Lídice da Mata (PSB) ao governo da Bahia. Aliás, tem prevenido a senadora que deve se precaver contra tempos difíceis provavelmente provocados pelos ex-aliados petistas, exatamente por causa de seu crescimento nas pesquisas.

Obras inacabadas
O deputado estadual Elmar Nascimento (DEM) deu entrada na Assembleia Legislativa do projeto de lei que proíbe o governo do estado realizar cerimônia ou qualquer ato para inauguração de obras públicas incompletas ou que não atendam ao fim a que se destinam. Segundo o deputado, entende-se por obra incompleta toda aquela que não tenha sido concluída todas as etapas e especificações previstas em seu projeto, ou que tenha algum fator que impeça a sua utilização. Elmar ressalta que a presente lei tem por objetivo “evitar o uso inadequado pelos entes públicos de uma obra incompleta”, leia-se, uso político-eleitoral.

Prazo de entrega
A Odebrecht Infraestrutura informou ontem, através de nota, que, diferentemente do que foi publicado ontem, não haverá entrega da obra de revitalização da Orla da Barra, no próximo domingo, dia 2. Segundo a construtora, próximo dia 22 serão concluídas as obras de infraestrutura e pavimentação correspondentes à Avenida Oceânica, Largo do Farol e trecho parcial da Avenida 7 de Setembro, além das ruas Barão de Itapuã e trecho parcial da Barão de Sergi. A obra de requalificação da Orla da Barra será finalizada em junho de 2014.

Solicitação
O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Sandro Régis (DEM), solicitou a recuperação da BA-680, que liga a BR-101 a Potiraguá via Itaimbé (Coreia). “É injustificável a situação atual dessa importante rodovia, uma situação deplorável e que põe em risco não só os veículos que por ali transitam, mas principalmente os seus passageiros”, justificou. 

Mandato em debate
Acontece amanhã, às 9h, no Hotel Fiesta, em Salvador, a primeira plenária do deputado federal Valmir Assunção (PT) para debater as ações do seu mandato e as estratégias para 2014. O evento terá a participação de lideranças políticas da capital e do interior, e de movimentos sociais.

Não encheu os olhos
O primeiro ano de administração do prefeito ACM Neto não encheu os olhos do vereador Waldir Pires (PT). Do alto da experiência de quem já foi ministro, governador da Bahia e deputado federal, o vereador soteropolitano avaliou o primeiro ano da gestão municipal. Ao Bocão News, Waldir disse que ainda foi feito pouca coisa para mudar significativamente a vida da população de Salvador. No entanto, ponderou. Disse que ainda era muito cedo para cobrar muito do prefeito. “Ele (ACM Neto) enfrentou as dificuldades e desvios para administrar Salvador neste primeiro ano. Mas, até agora, fez pouca coisa que significasse uma mudança na vida da população”. 

Valorização
Jornalistas, analistas de radiodifusão e outros profissionais de comunicação social que trabalham nos órgãos públicos estaduais vão ter progressão e promoção na carreira, segundo critérios publicados ontem no Diário Oficial do Estado. De acordo com o decreto, a progressão se dará no exercício de funções de confiança, cargos em comissão ou coordenação, tempo de efetivo no exercício no cargo permanente e produção técnica ou acadêmica. Um dos requisitos para a progressão é o cumprimento de pelo menos um ano de exercício no cargo. Ponto para o secretário de Comunicação, Robinson Almeida.

Precipitação 
Sobre a demora da oposição em definir o candidato do grupo ao governo do estado, o presidente estadual do Democratas, Paulo Azi, e o deputado federal Antonio Imbassahy (PSDB) foram unânimes ao rebater a questão. “Na verdade o que houve foi uma precipitação do governador, motivado pela ambição de poder do PT”, disse o tucano. “Não estamos demorando. O governo foi quem se apressou. Temos muito tempo pela frente para fazermos campanha. Quem pensa em campanha antes da hora é quem não tem prioridade política”, alfinetou. 

Na Justiça 
O PT terá que, mais uma vez, se explicar para a Justiça. O secretário da Casa Civil, Rui Costa, terá que se defender da acusação de abuso de poder político e econômico, processo ingressado pelo PSDB que está tramitando na 7º Vara da Fazenda Pública. Segundo o pré-candidato do partido, João Gualberto, em dezembro o secretário utilizou a máquina para enviar cartões de felicitações de fim de ano para servidores, vereadores e lideranças baianas, fugindo da sua atribuição institucional. “Só a Justiça pode conter essa prática, que já virou praxe do PT, de fazer campanha dos seus candidatos com recurso público”. .

Comentários