“Se ACM Neto concorresse, seria lavagem”, diz Gaban sobre 2014

Por: Lucas Esteves - Bocão News






















O deputado estadual Carlos Gaban esteve no programa “Se Liga Bocão” da Itapoan FM no início da noite desta quinta-feira (9) para comentar sobre os recentes fatos políticos da Bahia e, em determinada altura, falou sobre a força atual de ACM Neto. Gaban explicou o atual momento da montagem da chapa da oposição e revelou que, segundo pesquisas de opinião, ACM Neto seria imbatível se concorresse.
 
De acordo com o parlamentar, a partir da avaliação nas consultas de que o modelo petista de governar está exaurido, a população mira o nome aparentemente mais preparado e em evidência. Atualmente, trata-se do prefeito de Salvador que, porém, já anunciou que está fora do processo este ano. “Se ACM Neto pudesse ser candidato – e não será -, era uma lavagem. Só se fala em ACM Neto”, contou.
 
Gaban reiterou também que o bloco não tem nenhuma intenção de revelar quem será o nome para a disputa majoritária e sequer admitiu adiantar quais ou outros no restante da chapa. A decisão de revelar o time apenas depois do carnaval está consolidada e, agora, o objetivo é “lembrar a população da Bahia a maneira do DEM de administrar”. Os maiores exemplos, segundo ele, são os prefeitos de Salvador e de Feira de Santana.
 
Sobre si mesmo, Gaban foi arredio e não revelou exatamente qual o destino pretendido. Segundo ele, após quatro mandados seguidos e dois anos de ausência recente – voltou apenas após GIldásio Penedo ter sido indicado conselheiro do tribunal de Contas do Estado -, seu impulso original é não tentar a reeleição em outubro e partir para a aposentadoria da vida pública. Apesar disto, revela que há “uma enorme pressão” de eleitores e correligionários para que renove o mandato. “Ainda estou pensando.”
 
Caso Gaban não tente a reeleição, há grandes possibilidades de que o nome da família permaneça entre os parlamentares da Assembleia Legislativa. O filho do deputado, Luiz Gaban, está sendo preparado e tem chances de herdar os votos do pai. Caso isto ocorra e o herdeiro seja eleito, será provável colega de bancada de um atual rival de Gaban, Bruno Reis (PMDB).
 
O jovem deputado tem ganho destaque na oposição e o clima entre ele e o veterano demista tem esquentado nos últimos tempos devido à ausência do lider Elmar Nascimento (DEM) da Casa. O deputado atribuiu o "bater de asas" de Reis à "imaturidade" e que o líder de fato dará uma "enquadradinha" no peemedebista logo em breve. 
 
"Acho que [o desentendimento] é uma inexperiencia do deputado Bruno Reis. Ele está no primeiro mandato, é um menino novo e, por isso, fala às vezes o que não deve. Mas agora já chegou o líder da oposição e ele naturalmente vai dar uma enquadradinha em Bruno Reis. Com o tempo, ele vai aprender que nas coisas entre iguais não pode querer ninguém se sobrepor a ninguem", avaliou o deputado.

Comentários