RAIO LASER/TRIBUNA DA BAHIA


Coluna do dia 12/02/2014

Disputa
Esta coluna presenciou ontem, na Assembleia Legislativa, uma amigável discussão entre dois deputados da oposição a respeito da definição do candidato do grupo ao governo entre o peemedebista Geddel Vieira Lima e o democrata Paulo Souto. O defensor da candidatura de Geddel argumentava que o peemedebista está com toda a garra para disputar a sucessão, motivo porque, em sua opinião, não deveria lhe ser tirada a oportunidade. O suposto aliado de Souto afirmava que, na campanha passada ao governo, Geddel teve toda a oportunidade para bater o governador Jaques Wagner (PT), mas não conseguiu. “Mas agora é diferente”, respondeu o entusiasta da candidatura peemedebista, sem dar mais pistas sobre o que mudou.

Candidata?
Caso seja verdadeira realmente, a informação que circulou esta semana na Assembleia Legislativa sobre a ex-ministra Eliana Calmon vai exigir dela uma profunda reflexão caso queira se eleger senadora. O buxixo dá conta de que uma liderança do interior do Estado que ligou para ex-ministra teria sido atendida com desconfiança e muita frieza. A primeira pergunta que a candidata ao Senado teria lhe feito é sobre quem lhe tinha dado o telefone dela. 

Articulação
Na classe política, ninguém tira da cabeça que o presidente da OAB baiana, Luiz Viana Filho, prepara candidatura a qualquer coisa quando concentra as baterias contra o aumento do IPTU em Salvador. Aliás, curioso que ontem, logo depois de a OAB ter emitido nota dizendo que vai defender os contribuintes baianos, o deputado federal petista Nelson Pelegrino soltou também nota defendendo a postura da entidade.

Para Jequié
O deputado federal Antonio Brito (PTB) solicitou ontem ao secretário estadual da Saúde, Washington Couto, o programa Saúde em Movimento para o município de Jequié.  O programa consiste na realização de exames oftalmológicos para a população com mais de 60 anos e alunos do TOPA (Todos Pela Alfabetização), garantindo também óculos para as crianças do Programa Saúde na Escola. O Saúde em Movimento já realizou mais de 130 mil cirurgias de catarata em toda a Bahia e é a primeira vez que irá para Jequié. 

Solidariedade
O presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro, diretor-presidente da Tribuna, manifestou solidariedade com os companheiros da TV Bandeirantes pela morte do cinegrafista Santiago Andrade, ao mesmo tempo em que destacou ter se unido às demais entidades representativas da imprensa brasileira para exigir das autoridades a punição dos responsáveis e a adoção de providências que coíbam a repetição de fatos tão lamentáveis. 

Crítica
O líder do PMDB na Assembleia, Luciano Simões, lamentou ontem os altos índices de violência na Bahia durante o governo do PT e a falta de transparência dos dados oficiais, que, segundo ele, não estão sendo divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) desde junho do ano passado. “Mesmo com a obrigatoriedade de divulgação dos dados oficiais, o governo do PT não dá transparência aos números da Segurança Pública no Estado. Os dados sobre Salvador e Região Metropolitana não são atualizados desde junho. Já com relação ao interior, nada foi divulgado durante todo o ano de 2013. Já estamos em fevereiro e, até agora, não consta nenhuma ocorrência no site da SSP”, criticou Simões. 

Reputações
O livro em que o ex-secretário Nacional de Justiça Romeu Tuma Jr. acusa o PT de ter montado uma máquina de destruir reputações durante os dois reinados do ex-presidente Lula teve sua edição divulgada em PDF pela internet, segundo a editora, para brecar as vendas, que já passaram dos 80 mil exemplares. Tuma promete um novo livro sobre o tema, apesar de vir, segundo ele, sendo ameaçado de morte

Mal das pernas
Não anda bem das pernas o prefeito de Itabuna, Vane do Renascer. Pesquisas recentes apontam em torno de 80% o índice de rejeição do prefeito, cuja administração estaria sendo percebida pela população como absolutamente inerte. O pior problema teria sido o anúncio da Prefeitura de que haveria Carnaval para, em seguida, voltar atrás.

Violência I
O deputado federal Geraldo Simões (PT) responsabilizou ontem o que chamou de “vacilação” do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pela violência e intranquilidade na região Sul do Estado, onde já foram identificados seis áreas de conflito com indígenas nas últimas semanas. Geraldo ficou revoltado com a morte, em sua residência, do presidente do assentamento Ipiranga, Juraci José dos Santos Santana, depois de denunciar que, no grupo de 45 famílias, patrocinadas pelo Incra, duas pessoas estavam se autodeclarando indígenas e reivindicando não mais seus lotes, porém todos os seus 47 mil hectares do acampamento.

Violência II
Segundo Geraldo Simões, o ministro José Eduardo Cardozo havia prometido instalar uma base de segurança no assentamento, mas recuou, aprofundando a intranquilidade na região. Ele relatou que na semana passada, num ato de reintegração de posse na região Sul, determinado pela Justiça Federal, a turma do cacique conhecido como “Babau” enfrentou, com tiros, a Polícia Federal e homens da Força Nacional por mais de uma hora. “O clima de intranquilidade na região do Sul da Bahia, com seis pontos de conflitos, eu atribuo à vacilação do ministro, que não controla a Funai, não toma as decisões acertadas, preferindo fazer média com entidades internacionais de defesa do índio”, acusou Geraldo. 

Apostas do PCdoB
O PCdoB deve investir suas forças na eleição de três deputados federais: Daniel Almeida, Alice Portugal e Deivison Magalhães. Para estadual, o partido ainda não tem a chapa pronta, mas a ideia é sair sozinho, chapa própria, e com o número máximo de candidatos. “Até agora nós temos maios ou menos 30 candidatos”, afirma o deputado Álvaro Gomes. Sobre o nome que será o escolhido pela oposição, Paulo Souto ou Geddel, Gomes disse que nada reflete na conjuntura da construção da chapa encabeçada pelo petista Rui Costa. 

Entendimento
O presidente da Câmara de Salvador, Paulo Câmara, aproveitou o evento de premiação do Programa Nota Salvador, ontem, para defender o amplo entendimento entre a Prefeitura, a OAB, Câmara Municipal e setores empresariais em relação ao IPTU. “Para a cidade que está se recuperando, o que interessa neste momento é o entendimento entre todas as partes”, disse. De acordo com o vereador, uma eventual judicialização vai prejudicar Salvador, a exemplo do que ocorreu no PDDU. 

Na saúde
O deputado estadual José de Arimatéia (PRB) vai continuar como presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa da Bahia. Através de sua assessoria, o deputado falou da gratidão em continuar no posto e informou que este ano estará focado também na defesa por um melhor saneamento básico no estado.

Críticas ao IPTU...
O vereador Waldir Pires disse ontem, durante sessão da Câmara de Salvador, que a discussão sobre o aumento do IPTU “já começou mal nesta Casa”, que teve negado o direito de discutir o assunto desde a tramitação da reforma tributária. Waldir, que defende a posição da OAB-BA de recorrer à Justiça contra o aumento do imposto, lembrou que, no ano passado, ao pedir vistas do projeto de reforma no âmbito da Comissão de Constituição e Justiça, produziu um voto em separado, mas a matéria foi votada e aprovada pelos demais membros da comissão, mesmo enquanto ainda a analisava. “Não foi um procedimento democrático”, disse ele.

...e à demolição
“O que aconteceu aqui pode ser tudo menos o necessário respeito à dignidade da representação parlamentar, que tem o direito e o dever de analisar adequadamente os projetos e seus impactos sobre os diferentes segmentos da sociedade”, criticou Waldir, aproveitando para condenar, também, a forma como foram desalojados pela prefeitura, no último final de semana, os pequenos comerciantes da chamada “Favelinha”, na Avenida Magalhães Neto.

Retomo
A Câmara de Vereadores de Camaçari retoma suas sessões plenárias na próxima quinta-feira (18). A abertura dos trabalhos será realizada pelo presidente da Casa, vereador Teo Ribeiro (PT), quando o prefeito Ademar Delgado fará a leitura da mensagem do Executivo, onde serão expostas as prioridades do governo para 2014.

Camaçari
A crise que atinge o Hospital Geral de Camaçari tem sido denunciada nas redes sociais. As pessoas reclamam da falta de médicos e de infraestrutura para prestar um bom atendimento aos pacientes. Leitos improvisados nos corredores, sujeira e dificuldades para a realização de exames também são citados. O caos no hospital tem sido acompanhado pelo presidente estadual do PTN, Maurício Bacelar, que decidiu provocar o Ministério Público sobre o assunto. 

Pela paz
O governador Jaques Wagner oficializou ontem ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedido para aplicação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia em que ocorrem conflitos de terra, nos municípios de Buerarema e Una. Antes, Wagner havia tratado da questão com a presidente Dilma Rousseff.

Risco
Previsto na Constituição Federal, o GLO é utilizado quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população. Durante sua vigência, tropas das Forças Armadas assumem a segurança local e passam a ter poder de polícia. “Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos. O Brasil é uma democracia consolidada. As soluções surgirão via Judiciário e após muita negociação”, disse o governador. 

CPI da Telefonia
Uma comitiva formada pelo presidente e relator da CPI da Telefonia da Assembleia Legislativa, deputados Paulo Azi (DEM) e Joseildo Ramos (PT), se reuniu ontem com o presidente do CREA-BA, Marco Amigo. O objetivo do encontro foi entregar um convite para que o Crea participe efetivamente dos trabalhos de investigação que estão sendo realizadas pelo Legislativo baiano. O dirigente do Conselho disse que a entidade estava “ansiosa” por uma ação dessa natureza.

Comentários