ELEIÇÕES NA BAHIA 2014: POTIRAGUÁ, LULA, AÉCIO NEVES, EDUARDO CAMPOS, GEDDEL, RUI COSTA, OTTO ALENCAR, PAULO SOUTO SÃO DESTAQUES DA COLUNA RAIO LASER DO JORNAL TRIBUNA DA BAHIA


Presenças 
A presença do presidenciável tucano Aécio Neves e do ex-presidente Lula, hoje, em Salvador, o primeiro para receber um título de Cidadão de Salvador, o outro para prestigiar um evento do candidato petista ao governo, Rui Costa, é a maior demonstração de que a Bahia anda na mira das duas lideranças com vistas à sucessão tanto estadual quanto presidencial. Aécio quer se beneficiar da Bahia, principalmente da relação com o prefeito ACM Neto (DEM), muito popular na cidade, ao passo que Lula vem a pedido do PT local para dar uma força ao candidato da agremiação à sucessão estadual, que começa a investir na candidatura, principalmente, no interior, mas também tem focado no eleitorado da capital. Quem estará em solos baianos também será o presidenciável do PSB, Eduardo Campos, que participará de evento ao lado de sua candidata ao governo, Lídice da Mata.

A sós
Não faz parte da agenda oficial de Lula hoje em Salvador - nem poderia, para não gerar especulações. Mas a assessoria do petista montou um encontro particular dele com o secretário estadual de Planejamento, José Sérgio Gabrielli, que presidiu a Petrobras durante o seu governo, supostamente período em que a estatal brasileiro desceu a ladeira e deverá ser investigado em CPIs no Congresso.

Percepção 
Parte significativa do PT já está convencida de que Arthur Maia, um dos líderes baianos do SDD (Solidariedade), vai realmente aboletar-se na campanha de Paulo Souto (PT) ao governo. O problema é como vai ficar o partido, uma vez que se imagina que, com as denúncias contra Luiz Argolo, o grupo defensor do apoio a Rui Costa (PT) saiu enfraquecido.

Balançando?
Não é mentira que a presidente Dilma Rousseff admira verdadeiramente o ministro dos Transportes, César Borges, mas lideranças do PR na Bahia dizem que, se o partido começar a balançar com relação ao apoio à sua reeleição, ela não hesitará em adotar medidas que poderão afetar a vida do único representante baiano no primeiro escalão do governo federal, um legado do PT da Bahia.

Só a ganhar
Pesquisas mostram que valeu a pena o candidato a senador Geddel Vieira Lima, do PMDB, ter corrido o risco de ser multado por ter colocado o prefeito ACM Neto (DEM) no horário de propaganda de seu partido, infringindo a legislação. A ideia de que Neto o apoia para o Senado começa a ficar clara para a população, com o que o peemedebista só tem a ganhar.

Felicidade
Por falar em Geddel Vieira Lima, o presidenciável tucano Aécio Neves (PSDB) disse a amigos estar felicíssimo com a montagem da chapa oposicionista que lhe vai dar apoio na Bahia, encabeçada por Paulo Souto (DEM), tendo como candidato ao Senado o peemedebista. Segundo ele, a entrada na chapa de Geddel é mais uma segurança de que seu nome vai ser bem trabalhado no Estado.

Empolgação
Não é só a campanha de Geddel Vieira Lima (PMDB) tendo ACM Neto (DEM) como cabo eleitoral que faz sucesso, na avaliação de pesquisas qualis mandadas produzir pela articulação política da chapa oposicionista à sucessão estadual. A presença de ACM Neto na propaganda do DEM com Paulo Souto tem deixado o candidato a governador e seu partido igualmente empolgados.


Antenado
A equipe de marketing dos oposicionistas estão bem antenados nas redes sociais, o que as chapas petista e socialista ainda não acordaram. Os vídeos, principalmente os do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) estão bem produzidos e as atualizações estão constantes, muito mais do que dos seus correligionários e adversário. O peemedebista já é um velho conhecido do meio, visto que não para de conversar com internautas em seu perfil do Twitter.

Leão Serva
Acontece nesta segunda-feira, final de tarde, o lançamento do livro “Um tipógrafo na Colônia”, do jornalista Leão Serva. O evento, que tem a coordenação do diretor da ABI, Luís Guilherme Dias Tavares, ocorre na Livraria Cultura, do Shopping Salvador,

Sem nome
Com a vaga de suplente de Otto Alencar (PSD) na disputa pelo Senado, o PDT segue um dilema: quem indicar para o posto? A agremiação presidida pelo deputado Felix Mendonça Jr. ainda não escolheu o filiado que assumirá o posto. Parece que ninguém quer a função ou nome mais expressivos não são encontrados.

Novos aliados
Com a perspectiva de conseguir o apoio do SDD (Solidariedade) para Paulo Souto (DEM) a qualquer momento, a articulação política da chapa oposicionista vai ainda neste mês tentar focar na atração de novas legendas para a aliança que ele lidera rumo ao Palácio de Ondina. A ideia é oferecer algumas vantagens, como coligação proporcional entre outros espaços num eventual governo.

Emoção
A emoção marcou a plenária do PT dos territórios do Extremo Sul e Costa do Descobrimento no sábado, na cidade de Porto Seguro. Na véspera do Dia das Mães, o pré-candidato a governador, Rui Costa, chorou ao lembrar sua mãe, Dona Luzia, que o ensinou a sonhar e lutar. “Não tenho vergonha de chorar porque sou gente, tenho alma, coração e é isso que me move a buscar o sonho de uma Bahia cada vez melhor. E é assim, de coração aberto, de forma clara e verdadeira como 

Ações
Ações nas áreas de infraestrutura, educação e valorização do turismo foram apontadas pelos representantes dos territórios como prioridades para o programa de governo participativo (PGP 2014). Pelo Extremo Sul, as sugestões foram de recuperação de estradas, regularização de áreas indígenas e quilombolas e plano de gestão das águas de rios da região. 

Validade vencida
“O PT é um produto de validade vencida que precisa sair da prateleira para não continuar fazendo ainda mais mal ao povo da Bahia e do Brasil”, afirmou o pré-candidato oposicionista ao governo do Estado, Paulo Souto, sendo bastante aplaudido pelo público que lotou o Jequié Tênis Clube, no último sábado. Em discurso contundente, Souto arrematou: “A Bahia e o Brasil não suportam mais o governo de tantos descalabros do PT”.

Exemplos
Salvador e Feira de Santana foram mencionadas pelo pré-candidato da oposição como exemplos de que a vontade popular quando quer, vence qualquer máquina de governo. “As eleições de ACM Neto e José Ronaldo abriram um novo caminho para a Bahia, que deseja uma gestão pública responsável, eficiente e comprometida com os interesses baianos”.

Potiraguá
“Em Potiraguá, o prefeito Luís Soares (PT) sempre alega que o município está passando por dificuldade financeira por conta da queda da arrecadação. Mas o prefeito pretende gastar R$ 638.400,00 com locação de veículos. A empresa contratada foi a SBMS Sociedade Bahia Matos de Serviços LTDA. Com esse valor daria para a prefeitura comprar vários veículos, porém, o alcaide optou por alugar. Resta saber qual é a prioridade do governo”. Do site Políticos do Sul, sobre a situação do município de Potiraguá

Público acadêmico 
A palestra ministrada pelo ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, durante o Fórum Regional de Administração, realizado pelo CRA-BA, entusiasmou o público de 250 pessoas da Faculdade Sete de Setembro (Fasete), em Paulo Afonso. Considerado um gestor arrojado e dinâmico, Caetano destacou a importância de fortalecer o empreendedor local como ferramenta de fortalecimento do desenvolvimento das regiões. Ele apresentou ainda, através de dados, abordagens como a alavancada na economia brasileira, que resultou na ascensão de milhões de brasileiros, a exemplo da política de valorização do salário mínimo, que subiu de 70 dólares, em 1994, para U$$326,12, neste ano.

Volta Lula?
E cresce o coro do PT baiano em ver Lula de novo candidato a presidente do Brasil. Alguns filiados mais aguerridos pelo partido acreditam que a volta do ex-sindicalista ajudaria a equilibrar a imagem da sigla, visto que o petista é bem popular frente à população e o nome dele, novamente, em campanha, ajudaria muito, inclusive, o nome de Rui Costa (PT) ao governo.

Interior em peso
Já se fala nos bastidores que caravanas do interior já se programam para participar do evento promovido pelo PT no hotel Fiesta, em Salvador, hoje a tarde. Motivo? O ex-presidente Lula (PT). O petista ainda está no auge de sua carreira política. As últimas pesquisas divulgadas pelo DataFolha, por exemplo, mostra que Lula venceria as eleições deste ano com folga.

E agora José?
O presidente estadual do PTN, Maurício Bacelar, abriu mão de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia para conter disputas internas na sigla. Em seu lugar, o ex-prefeito de Camaçari, José Tude (PTN), havia sido anunciado, como o nome do partido que disputaria um mandato de deputado estadual e ajudaria a incensar a campanha de João Carlos Bacelar, também do PTN, para deputado federal. No entanto, informação chegada ontem à Tribuna dava conta de que Tude sequer está filiado a partido político, o que inviabiliza sua participação no pleito. A dúvida agora no PTN é sobre o que fazer. Vão ressuscitar a candidatura de Maurício Bacelar ou incentivar novos quadros, que possam se tornar competitivos e ganhar uma vaga na Assembleia Legislativa?minha mãe me ensinou, que vim pedir ajuda de vocês para formular meu Programa de Governo Participativo”, disse Rui.

Comentários