NÃO FIQUE SEM VOTAR, TRANSFIRA OU TIRE LOGO O SEU INSTRUMENTO DE DEFESA, DE ATAQUE E DE VINGANÇA CONTRA OS CORRUPTOS! Prazo para transferir OU tirar título eleitoral termina nesta quarta




Do UOL, em São Paulo


Termina nesta quarta-feira (7) o prazo para quem precisa ou pretende tirar o título eleitoral e ficar em condições de votar nas eleições de outubro. O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os jovens de 16 e 17 anos, pessoas com mais de 70 anos e para analfabetos.
O jovem que completar 16 anos até 5 de outubro --data do primeiro turno-- pode votar nas eleições gerais deste ano desde que solicite o título dentro do prazo.
Para obter o título, os jovens devem apresentar documento de identidade original com foto e comprovante de endereço recente. Os maiores de 18 anos do sexo masculino também precisam levar o comprovante de quitação com o serviço militar.
Nas eleições gerais de 2010, o Brasil tinha 140.646.446 eleitores. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não possui uma estimativa de quantos novos eleitores devem se inscrever para votar em 2014.

Transferência

O limite do dia 7 de maio também vale para quem quer transferir o título e deseja votar em um novo local em 2014.
Para pedir a transferência, o eleitor deve ir ao cartório mais próximo de sua casa e levar um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
O eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até a próxima quarta-feira (7) para pedir transferência para uma seção eleitoral especial. O interessado nessa mudança deve levar ao cartório um documento de identidade original com foto e comprovante de residência.
Ampliar


"Tiroteio eleitoral"; veja frases103 fotos

97 / 103
22.abr.2014 - "O país cobra a necessidade de uma reforma política onde não haja mais espaço para o aparelhamento, o compadrio, os desvios de conduta e a corrupção endêmica que tomou de assalto o Estado nacional", disse Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato do PSDB à Presidência, durante a cerimônia da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto (MG) Leia mais Arte UOL

Atendimento nos cartórios

Cada Tribunal Regional Eleitoral tem autonomia para decidir se os cartórios terão funcionamento especial na reta final do prazo.
Entre os cinco maiores colégios eleitorais do país, há horários especiais de atendimento em três: São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Nos Estados do Rio de Janeiro e Bahia, os cartórios manterão a rotina.
Em São Paulo, os cartórios funcionarão das 9h às 18h --três horas a mais que a jornada habitual.
Em Minas Gerais, os cartórios do interior abrem das 12h às 18h; e os cartórios de Belo Horizonte, das 8h às 17h.
Os cartórios de Porto Alegre funcionam das 9 às 19h. No interior do Rio Grande Sul, o horário de expediente pode variar de município para município.

Comentários