PT e PP X PODER:

UMA DISPUTA MATEMÁTICA E LIMINAR





A eleição para a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Itarantim parece que não terminará em 2014. Mesmo com orações e rezas em abundâncias por todo o mês de dezembro, vê-se, com esse polêmico aperitivo, que se desenha, onde até a polícia militar foi chamada para conter os ânimos na noite de ontem.

Horas antes da eleição ocorrida numa segunda-feira, 15 de dezembro, a aliança entre o PT e PP, contava com 6 vereadores. Número suficiente para tranquilos chegarem à Mesa Diretora, já que a base de sustentação do governo teria 5 edis. Porém, naquela sessão, se notou a ausência do vereador Pedro Paulo (PRP) que também compõe a base governista. Seria ainda mais fácil, agora só restavam 4. Mas, como em política aquilo não é aquilo mesmo, as duas chapas receberam 5 votos. Êpa! Como seria possível a sessão ter 10 vereadores, sendo 6 da aliança entre PT e PP e 4 da base do governo, a matemática somar 5 a 5? Pois em Itarantim aconteceu. A briga pela Mesa Diretora de Itarantim prova que nada é exato e, ao mesmo tempo, nem tudo é constante em seus valores…

Agora, após 15 dias, entraram numa guerra de liminares que ninguém sabe onde vai parar. A base do prefeito diz que a qualquer custo realizará uma sessão hoje, terça-feira (30), às 9 horas da manhã. Enquanto o PT e o PP dizem que atenderão a última convocação da presidência, que fixou o prazo para o dia 6 de janeiro de 2015.

E tudo isso já chegou ao sínodo da capital. Certamente PT e PP já se articularam com suas lideranças. Especificamente, o PT já deve ter acionado os deputados Rosemberg Pinto e Josias Gomes, esse último assumirá a secretaria de relações institucionais no governo de Rui Costa; como certamente a base do governo tenha convocado José Carlos Araújo (PSD), já que Timóteo Brito não conseguiu se reeleger. Será uma briga boa nos corredores do poder. Até lá, seguiremos de plantão acompanhando tudo o que acontece…

Comentários