POPULAÇÃO REVOLTADA PÕE FOGO NA CASA DO PREFEITO

Geraldo Farias / portal@d24am.com
O delegado do município solicitou auxílio do Comando de Policiamento do Interior (CPI) para controlar as manifestações. Foto: Saulo Veiga/Coari


Manaus - Moradores de Coari se revoltaram, nesta quarta-feira (14), contra a administração pública do município e saquearam e incendiaram a casa do prefeito em exercício, Igson Monteiro (PMDB), reclamando de abandono, falta de investimentos na cidade e demissões de funcionários com salários e 13º salário atrasados.

A confusão, segundo Raione Queiroz, membro do Conselho de Cidadão de Coari (Concico), começou por volta das 10h, em frente a uma das casas de Igson, onde mora a mãe dele. Inicialmente, o protesto era somente de mototáxistas, que reivindicavam o aumento na tarifa do transporte, de R$ 2 para R$ 3.
A manifestação ganhou a adesão de parte da população, incluindo ex-funcionários da prefeitura, que acabaram saqueando e incendiando uma das casas de Igson, levando móveis e outros objetos da residência, além de depredar casas de vereadores e o prédio da Câmara Municipal de Coari.

Durante os protestos, os manifestantes passaram pela casa da mãe do prefeito, onde o carro de um dos irmãos de Igson, uma S10, foi virado pelos manifestantes.

“A confusão começou pelos mototaxistas, revoltados por causa de falta de dinheiro. Começaram uma manifestação em frente a uma das casas do prefeito (Igson) e depois foram para a Câmara Municipal. Em uma das casas do Igson saquearam tudo, colocaram colchões e móveis do lado de fora e atearam fogo, viraram um carro, S10, de um dos irmãos dele”, afirmou Raione.

Na Câmara, houve invasão, depredação, destruição da fachada do prédio e do portão, além da danificação de equipamentos, como TVs e câmeras de segurança.

As casas dos vereadores Igseu Monteiro, conhecido como Bat (PMDB), presidente da Câmara Municipal e irmão de Igson; de Passarão (PTC) e de Saluciano Junior (PMDB) também foram alvo da revolta. Contra os vereadores houve depredação das casas e saques. “Os familiares de outros vereadores estão de plantão em frente as suas casas, com medo que sejam invadidas”, afirmou Raione.

Os manifestantes atacaram mais de uma das casas de Igson. De acordo com Raione, foram quatro “mansões”, uma delas localizada no bairro Nazaré Pinheiro, periferia da cidade, que foi totalmente saqueada e incendiada. Esta é a casa onde Igson mora. O prefeito não estava em Coari, pois está de licença concedida pela Câmara de Coari.

“(A revolta) não é só quanto ao grupo político que comanda a prefeitura, é contra os políticos em geral. Coari está entregue às baratas, abandonada”, disse Raione.

A reportagem tentou contato com a Prefeitura de Coari, mas os telefones estavam desligados.

Segundo o membro do Conselho de Cidadãos, a situação em Coari continuava crítica até o final da tarde dessa quarta, com os manifestantes planejando invadir casas de vereadores e outras propriedades do prefeito.

A Polícia Militar (PM) no município efetuou apenas a prisão de um homem, que responderá pelo crime de dano ao patrimônio público, informou o delegado do município, Luiz Fernandez.

O delegado disse que investigará os demais envolvidos na manifestação para responsabilizá-los. Luiz Fernandez disse que solicitou auxílio do Comando de Policiamento do Interior (CPI).

Segundo a assessoria de comunicação da PM, foram enviados 35 policiais do Batalhão de Choque, entre eles o coronel Everton Cruz, representando o comando do CPI, que se juntaram aos atuais 51 policiais lotados no município. A PM informou, ainda, que caso seja necessário, mais PMs serão enviados à cidade.

Comentários

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Isso é pra eles aprenderem a não roubar o dinheiro que é do povo!!!! Se todas as cidades tomassem essa atitude quem sabe não melhoraria as coisas....

    ResponderExcluir

  3. Que isso sirva de lição para aqueles que são CORRUPTOS fiquem com a barba de molho!!! O povo já está cansado de tantas safadezas!!!

    ResponderExcluir
  4. O povo acordou!!! Que bom! O Prefeito tem que saber que ele é empregado do Povo e não o dono da cidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.