Pular para o conteúdo principal

SAIU ONTEM, NA TV BAHIA

POTIRAGUÁ: Falta de merenda escolar deixa alunos até 8 horas sem comer

fonte_g1_2010
 G1 BA

Cerca de 2 mil alunos estão sem lanche na cidade de Potiraguá. Houve atraso no repasse de recursos do programa federal, diz prefeitura.

4010445

Mais de dois mil alunos das 14 escolas escolas municipais da cidade de Potiraguá, no sul da Bahia, estão sem merenda escolar. A situação atinge ainda as três creches do município, onde as aulas não começaram pela falta de lanche, segundo informações da Secretaria de Educação da cidade.

A falta de merenda atinge as escolas desde o início das aulas, no dia 25 de fevereiro. Na hora do intervalo só lancham os alunos que levaram algum alimento de casa. A falta de comida preocupa principalmente os estudantes que moram na zona rural, mas estudam na cidade. Aqueles que estudam pela manhã, precisam sair de casa às 5h e só retornam às 13h. Eles ficam cerca de oito horas sem comer.

De acordo com Marisa Ferreira, diretora do Centro Educacional Maria Azevedo, a situação já foi passada para a secretaria de educação da cidade. “Eu conversei com o secretário e ele me falou que já está providenciando”, conta.

“Nós informaram que está sendo feito um processo de licitação, só que desde janeiro que poderia ter sido feito isso. Quer dizer que vai prejudicar o aluno, por conta da falta de planejamento?”, diz James Fagundes, presidente do Sindicato dos professores de Potiraguá.

Segundo Carlos André Chaves, secretário de Educação de Potiraguá, não foi falta de planejamento, mas um atraso no repasse de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “Nos reunimos com o prefeito e expomos para ele a situação de que não havia nem previsibilidade de quando o governo federal iria passar o recurso, e ele autorizou que o jurídico fizesse uma liberação para a creche, mas nós nos comprometemos que até o dia 10 estará tudo regularizado”, disse .

Até esta publicação não houve resposta do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação sobre o atraso no repasse das verbas para a compra da merenda escolar em Potiraguá.

Comentários

  1. Sinceramente, eu nao entendo a frieza desses homens publicos, a saude missericordia. Faz copa do mundo olha o nivel dos campos futebol as tais arena. porque nao usar desses mesmos desempenho para tirar saude do causo e assim a educacao.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.