50 ANOS DA GLOBO: As 25 verdades e 25 mentiras sobre a maior e mais rica rede de TV do País

Por Ricardo Feltrin
UOL
Ricardo Feltrin
Abril marca o início do mês dos 50 anos da TV Globo, a maior, mais rica e mais vista TV do país. Para homenageá-la decidimos listar 25 mentiras cabeludas e 25 verdades cabais que envolveram a emissora ou suas estrelas nestas últimas cinco décadas.

Vale lembrar que boa parte das histórias surgiu quando a internet ainda nem existia. Ou seja, foi pela boca do povo. Vamos lá:




1. Globo apoiou a ditadura

Sim, é a mais absoluta verdade. A Globo não só apoiou como cresceu à sombra da ditadura. A emissora aquiesceu, propagou e jamais questionou quem estava no governo militar. Foi recompensada por isso. Cabe lembrar que Silvio Santos também apoiou a ditadura e os militares, e criou até um programa fixo durante décadas chamado “A Semana do Presidente”, exibido em seu próprio programa. O SBT não fazia jornalismo algum, mas tinha sempre em Brasília uma equipe pronta para filmar qualquer coisa que os presidentes militares fizessem.

2. Teve apoio do governo e da Embratel para virar a maior TV do país

Isso também é verdade e valeu durante décadas. Onde a governamental Embratel elevava suas antenas, nos mais longínquos rincões do território nacional, a Globo também lucrava e passava a ter uma anteninha, transmissor ou retransmissor também. Com isso ela se tornou a primeira emissora do país a ter rede nacional –a maior cobertura do pais e uma das maiores do mundo em alcance de público. Anos antes dos “milicos”, por pressão de políticos de oposição, a emissora se dera mal e teve de romper o contrato que firmara com o grupo Time Life, que na época lhe emprestou US$ 6 milhões para investir em infra-estrutura.

:: LEIA MAIS »

Comentários