Lula chamou Dilma de 'incompetente', diz Época
Por David Mendes/Bocão News
Reportagem da Revista Época, intitulada “Agora quem manda é Lula”, traz um diálogo que a presidente Dilma Rousseff (PT) teve com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais de dois meses após o segundo turno das eleições presidenciais, período em que a mandatária brasileira teria cortado diálogo com o padrinho político.
"Quando voltaram a se falar, por força das circunstâncias negativas, o papo não foi bom. Dilma e Lula conversaram a sós no Palácio da Alvorada, em 11 de março. De fora da sala, alguns puderam ouvir gritos e tapas na mesa. ‘Você atrapalha o meu governo com os seus vazamentos!’, disse Dilma. ‘Você é incompetente!’, disse Lula”, anotou a reportagem, assinada pelos jornalistas Leandro Loyola e Ricardo Della Coletta.
Segundo a publicação, o diálogo foi no início da crise do governo com o PMDB. “Na residência oficial do presidente do Senado, Renan Calheiros, Lula falara o que o PMDB queria ouvir: criticou o governo e sua postura de isolar o aliado – ideia de Dilma e de Mercadante”, citou.
Antes de viajar para os Estados Unidos, há duas semanas, Dilma recebeu Lula para uma conversa reservada no Palácio da Alvorada para discutir a reforma ministerial. “Dilma chegou perto de chorar. ‘Você escuta, mas não ouve, disse Lula, em uma repetição da frase que tem dito há meses a ela e a aliados que o procuram para reclamar da presidente”.
Falta menos de um ano para as Eleições 2016: saiba os prazos que devem ser observados por partidos
ResponderExcluir. As novas regras reduziram para seis meses antes da data das eleições o prazo de filiação partidária para que alguém se candidate a um cargo eletivo.
A última sexta-feira , dia 2 de outubro de 2015, marcou exatamente um ano de antecedência das Eleições municipais de 2016. De acordo com a Lei das Eleições (Lei n° 9.504/1997), esse é o prazo para a criação de um novo partido. Essa norma também determina que os políticos que pretendem se candidatar devem provar o domicílio eleitoral com pelo menos um ano de antecedência das eleições.
Registro de partido
O partido que pretende lançar candidatos em uma eleição deve estar devidamente registrado na Justiça Eleitoral um ano antes do pleito. Essa exigência está prevista no artigo 4º da Lei 9.504/97.
Atualmente, o sistema eleitoral brasileiro congrega 35 partidos aptos a lançar candidatos em 2016, incluindo o Partido Novo, a Rede Sustentabilidade e o Partido da Mulher Brasileira, que obtiveram registro no TSE nas últimas semanas.
Domicílio eleitoral
O artigo 9º da Lei das Eleições determina que os cidadãos que pretendem se candidatar no ano que vem tenham domicílio eleitoral na circunscrição na qual pretendem concorrer. Ou seja, o político deve transferir seu título de eleitor para a localidade na qual deseja disputar a eleição.
As informações de domicílio eleitoral com um ano de antecedência devem ser apresentadas no momento do pedido de registro da candidatura e serão avaliadas pelo juiz eleitoral. A não comprovação dessa obrigação pode levar ao indeferimento do pedido registro.
Filiação partidária
A Lei 13.165, publicada na quarta-feira (30), modificou os prazos de filiação partidária. Pela regra anterior, para concorrer em uma eleição, os políticos deveriam filiar-se a um partido um ano antes do pleito. As novas regras reduziram para seis meses antes da data das eleições o prazo de filiação partidária para que alguém se candidate a um cargo eletivo (artigo 9º da Lei 9.504/97).
Mudanças na lei
“A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”. É o chamado princípio da anterioridade eleitoral, previsto no artigo 16 da Constituição Federal de 1988. Assim, em tese, qualquer alteração legal que interfira no processo eleitoral, para valer nas eleições do ano que vem, deveria ter entrado em vigor até esta sexta-feira (2).
FALTAM APENAS 361 dias, menos de um ano para as eleições de ITARANTIM! E o que o Prefeito fez durante os 3 anos que se passaram? Absolutamente nada só comeu o nosso dinheiro, com MENSALÃO, COOPERATIVAS, FAZENDAS, CARRÕES De LUXO, PERSEGUICOES, etc... Cuidado não vamos cair em obras eleitoreiras daqui pra frente vamos ficar atentos porque vão querer trazer asfalto, vão querer fazer reforma de hospital, vão fazer a entrega das casas que o ex-prefeito ja deixou pronta... Vão querer nos enganar para dar o golpe. Portanto vamos ficar de olhos abertos!
ResponderExcluir