Pular para o conteúdo principal

IMPEACHMENT: COM A SAÍDA DO PMDB DILMA PODE DAR A VOLTA POR CIMA

Governo quer criar 'centrão' e dar mais força a PP, PR e PSD

G1/GLOBO/Cristiana Lôbo
Dilma com o senador e presidente do PP Ciro Gomes
Dilma com o presidente do PDT Gilberto Kassab 
Em substituição ao PMDB, que anunciou nesta terça-feira seu desembarque do governo, a presidente Dilma Rousseff deu início a conversas para a formação de um novo bloco na Câmara, formado por PP, PR e PSD que, juntos, somam 129 votos – contra os 69 votos do PMDB. Para isso, a presidente está disposta a abrir mais espaço a esses partidos. 

O "espólio" do PMDB (sete ministérios e mais de 700 cargos) está sendo disputado: o PP sonha conquistar o Ministério da Saúde; o PR, além do Ministério dos Transportes, que comanda hoje, gostaria de ter também o comando de Portos; e o PSD gostaria de ter também o Ministério dos Esportes. 

Com essa reoganização do ministério, a presidente espera reunir pelo menos 172 votos, número necessário para barrar o processo de impeachment em tramitação na Câmara. Se conseguir isso, desempenho considerado difícil no quadro atual, ela se disporia a comandar um governo com minoria, mas com base mais estável.

A presidente está sendo aconselhada a definir as mudanças na equipe até a próxima sexta-feira, como anunciou o chefe de Gabinete da Presidência, Jacques Wagner, nesta terça, ao comentar a saída do PMDB do governo. 

Nesta terça, ela teve conversas com o presidente do PSD, Gilberto Kassab; e com o presidente do PP, Ciro Nogueira. 

A Kassab foi dito que o partido só ganhará mais espaço se a bancada estiver unida em apoio ao governo. Kassab disse à presidente que não houve a liberação dos votos da bancada – negando, portanto, informação transmitida por deputados.

Para um auxiliar do governo, a união de PP, PR e PSD seria um "novo centrão", numa referência a um bloco formado na Constituinte reunindo vários partidos que, na ocasião, deu maioria aos conservadores. O "centrão" na Constituinte acabou superando o PMDB, partido que tinha a maior bancada na Câmara e no Senado.

A ideia da presidente, segundo auxiliares, é aguardar uma manifestação dos ministros do PMDB (que marcaram reunião para a noite desta terça na tentativa de buscar uma solução conjunta) e, depois disso, tomar a decisão. 

Na avaliação do Planalto, se o líder do PMDB na Câmara, deputado Leonardo Picciani, assegurar votos de 15 a 20 deputados, o partido poderá manter o comando de um ministério – o da Saúde ou o da Ciência e Tecnologia, dependendo das negociações com outros partidos. Dos ministros senadores, pelo menos Kátia Abreu deve continuar – permanecendo ou não no PMDB.

Comentários

  1. Segundo Roberto Rocha, Dr. Paulo Fernandes foi o melhor Prefeito da história de Itarantim de todos os tempos, ele diz que o Dr. supera até Florindo Dantas. Será que esse homem está batendo certo da cabeça. A Política quando virá paixão é cega surda e muda eis aí um exemplo.

    ResponderExcluir
  2. Rubinho e Fábio Gusmão engoliu o grupão, cadê Du, Murilo, Kléber, Macarrão eles sumiram. Agora é 11, 11 do povão.

    ResponderExcluir
  3. É bom lembrar que o grupão é democrático e estar aberto a novas e importantes adesões e decisivas para a transformação histórica de Itarantim .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Democracia do grupão é o dinheiro. Du, Murilo, Macarrão Antônio Roberto e Kléber, cadê as propostas dos filhos de Itarantim, eu filiei no 45 e não no 11 de Leninha que é a coordenadora da campanha do Dr. Amanhã mesmo estarei me desfilando do grupão que agora é 11. Nós enganou direitinho, mas ainda há tempo graças a Deus.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.