Finanças públicas:

PEC 241 preocupa prefeitos e pode reduzir gastos com obras municipais


Aprovada em primeiro turno pela Câmara dos Deputados no começo do mês de outubro, a Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241 vem despertando debates entre as entidades do Estado e da região. A PEC, tem por iniciativa frear a trajetória de crescimento dos gastos públicos e tenta equilibrar as contas públicas.

A ideia é fixar por até 20 anos, podendo ser revisado depois dos primeiros dez anos, um limite para as despesas: será o gasto realizado no ano anterior corrigido pela inflação. Se entrar em vigor em 2017, portanto, o Orçamento disponível para gastos será o mesmo de 2016, acrescido da inflação daquele ano. A medida irá valer para os três Poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário. Pela proposta atual, os limites em saúde e educação só começarão a valer em 2018.

A suposta aprovação da demanda também gerou preocupação nas prefeituras. Isso porque, com a redução dos recursos do Governo Federal o Estado quase não fará repasses aos municípios e isso atingirá diretamente as obras municipais, visto que outros pontos não podem ter os investimentos reduzidos. Para alguns especialistas, a mudança é positiva a nível federal e estadual, mas que a nível municipal cabe a avaliação do pacto federativo.

Comentários

  1. Ja que esta tal de pec,ai vai valer para os tres poderes,como vai ficar os gastos dos e as mordomias dos deputados e senadores etc.ou so vai valer pro assalariado? O pobre so toma no ...mesmo.tb quem mandou n estudar kkkk

    ResponderExcluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.