Vaga de vice na Câmara dos Deputados acirra disputa pela presidência
Por Redação Bocão News | Fotos: Juarez Matias/Arquivo Bocão News
A mais de dois meses para a eleição da Presidência da Câmara, deputados do PMDB já se movimentam para garantir a primeira vice-presidência na chapa do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentará a reeleição em fevereiro. O cargo é considerado importante para os próximos dois anos, já que, como o presidente Michel Temer não tem vice, o presidente do Legislativo Federal é quem assumirá o posto durante a ausência do chefe de estado do País.
Neste caso, o vice assume o comando da Câmara. Pelas regras de proporcionalidade, cabe ao maior partido da Casa, o PMDB, a primeira vice-presidência.
Segundo a Folha de S. Paulo, dois parlamentares já estão conversando com colegas e ministros para avaliar suas chances. São eles o parlamentar baiano Lúcio Vieira Lima, irmão do secretário do Governo, Geddel Vieira Lima; e José Priante (PA), ligado ao ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.
À Folha, Priante admitiu a conversa interna, enquanto que Lúcio negou pretensão ao cargo. Parlamentares afirma que ele já dialoga com ministros e deputados.
Em tempo, os deputados defendem a definição do imbróglio na candidatura de Maia. De acordo com o regimento interno e Constituição, é vedada a reeleição do presidente da Câmara. Defensores alegam que a determinação é para os parlamentares que foram eleitos para o mandato inteiro. Maia foi eleito em julho, após renúncia de Eduardo Cunha.
Comentários
Postar um comentário
A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.