DEPUTADO FEDERAL DE PAULO CONSTRUÇÃO, LÚCIO VEIRA LIMA NA BRIGA PELA 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Vaga de vice na Câmara dos Deputados acirra disputa pela presidência


Por Redação Bocão News | Fotos: Juarez Matias/Arquivo Bocão News
A mais de dois meses para a eleição da Presidência da Câmara, deputados do PMDB já se movimentam para garantir a primeira vice-presidência na chapa do atual presidente, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tentará a reeleição em fevereiro. O cargo é considerado importante para os próximos dois anos, já que, como o presidente Michel Temer não tem vice, o presidente do Legislativo Federal é quem assumirá o posto durante a ausência do chefe de estado do País.
 
Neste caso, o vice assume o comando da Câmara. Pelas regras de proporcionalidade, cabe ao maior partido da Casa, o PMDB, a primeira vice-presidência. 
 
Segundo a Folha de S. Paulo, dois parlamentares já estão conversando com colegas e ministros para avaliar suas chances. São eles o parlamentar baiano Lúcio Vieira Lima, irmão do secretário do Governo, Geddel Vieira Lima; e José Priante (PA), ligado ao ministro dos Esportes, Leonardo Picciani.
 
À Folha, Priante admitiu a conversa interna, enquanto que Lúcio negou pretensão ao cargo. Parlamentares afirma que ele já dialoga com ministros e deputados.
 
Em tempo, os deputados defendem a definição do imbróglio na candidatura de Maia. De acordo com o regimento interno e Constituição, é vedada a reeleição do presidente da Câmara. Defensores alegam que a determinação é para os parlamentares que foram eleitos para o mandato inteiro. Maia foi eleito em julho, após renúncia de Eduardo Cunha.

Comentários