E PODE? O ESTADO DO ESPÍRITO SANTO QUER SE SEPARAR DO BRASIL E VIRAR PAÍS

Grupo quer separar ES: 'Somos obrigados a tragar cultura carioca ou baiana como nossa'
Foto: Reprodução / Facebook
Um movimento separatista quer que o Espírito Santo seja independente do Brasil e se torne um país. O ato foi oficializado há dois anos e planeja consulta popular para 10 de março de 2018. De acordo com o site Gazeta Online, os organizadores do 'O Espírito Santo é Meu País' querem dedicar 2017 para conquistar adeptos. Guga Lima, fundador do movimento, diz que o grupo já possui 200 participantes ativos e defende o movimento com base na realidade europeia. Segundo o ativista, no continente nenhum país é maior do que a Amazônia e qualquer país de lá é mais organizado do que o Brasil. "O povo do Espírito Santo tem clamado por mudanças e não dá mais para esperar. Queremos separação. Tem gente que fala que a separação é impossível. Mas, alguns meses atrás, alguém acreditava que Donald Trump seria eleito nos EUA?", explicou, acrescentando que não está defendendo o presidente americano. Lima critica também a cultura de estados vizinhos como motivos para o movimento separatista. "Hoje somos obrigados a tragar a cultura carioca ou baiana como se fosse a nossa. Nós temos a nossa própria cultura. As danças, as manifestações culturais deles não nos representam. E a ONU defende o princípio da autodeterminação dos povos, o que legitima nosso movimento", acrescentou, negando que os capixabas sejam xenófobos. Se conquistarem a independência, a população de cada estado teria autonomia para escolher uma nova forma de governo, embora a preferência seja pela monarquia. Para tanto, o grupo capixaba precisa enfrnetar o artigo 1º da Constituição Federal, segundo o qual a "República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal". Por causa disso, o Espírito Santo se juntou a outros quatro estados - São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Roraima - no Aliança Nacional, movimento que deve se tornar partído político empenhado na modificação da legislação brasileira. 

Comentários

  1. Esses menés não dizem coisa com coisa. No início da matéria dizem que não é obrigado conviver com a Cultura dos cariocas e baianos e, depois falam em se juntar com os Estados do Rio, São Paulo e etc... Não sabem o que dizem. Elba Ramalho cantava; " imagina o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente "

    ResponderExcluir
  2. Que cultura? Um estado que nem futebol tem, todos torcem pro Atlético, Cruzeiro,Flamengo e Vasco. Ou alguém conhece algum time de futebol capixaba?

    ResponderExcluir
  3. Futebol deve ser cultura no seu estado alienado

    ResponderExcluir
  4. O rei da música brasileira Roberto Carlos nasceu aqui no Espírito Santo. Temos nossa cultura sim. Moqueca capixaba, congo tambem entre outras sao culturas capixabas. E se nao somos tao importantes assim como acham deixe então nos tornar independentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um estado que tem como cultura Roberto Carlos e moqueca capixaba, tenha paciência. Quero ver vocês independentes, inclusive do Rio e de São Paulo também.

      Excluir

Postar um comentário

A V I S O:
Devido ao momento político, a partir de hoje, só serão liberados na opção Comentar como ANÔNIMO, os comentários construtivos ou que falem das propostas ou das qualidades de candidatos a cargos eletivos nesta eleição. Os comentários de teor crítico, acusadores ou agressivos aos candidatos, autoridades ou a qualquer outra pessoa, só serão liberados se o autor se identificar na opção Comentar como: NOME/URL, no quadro de comentários. IDENTIFICAR VIA ITEM NOME/URL.