AVISO COMERCIAL PARA QUEM QUER CRIAR PEIXES OU AUMENTAR E DIVERSIFICAR O SEU PLANTEL

Neste sábado  teremos exposição de alevinos de várias especies de peixes em Itarantim, entre elas, essas  abaixo: 

Reserve já o seu lote ligando para Djames de Valvi Mattos ou indo até a padaria Pão de Mel.

PINTADO
Peixe de água doce Pintado.
O Pintado habita calhas dos rios, embaixo de malhas de aguapés e camalotes e em bocas de corrichos.
Nomes populares peixe de água doce chamado Pintado é conhecido popularmente como Surubim-Caparari, Brutelo, Caparari e Moleque.

Características     

O Pintado é um peixe de couro, com coloração acinzentada e diversas pintas pretas cilíndricas pelo corpo. Já seu ventre tem uma coloração esbranquiçada. Seu corpo é alongado e roliço. Sua cabeça é grande e achatada, com dimensão entre 1/4 a 1/3 do tamanho do corpo. Apresenta longos barbilhões. Possui ferrões junto às nadadeiras laterais e dorsal. É apreciado por sua carne muito saborosa. Pode alcançar pesos próximos a 80 kg e quase 2 m de comprimento.
Nome científico: Pseudoplatystoma corruscans.

TILÁPIA
Peixe de água doce Tilápia.
A Tilápia habita águas lênticas de lagoas e represas. É adaptável à água salgada.
Nome popular
peixe de água doce chamado Tilápia é conhecido popularmente com o mesmo nome.
Características     

A Tilápia é um peixe de escamas, com corpo um pouco alto e comprimido. Possui coloração verde-oliva prateada, com sobras verticais negras. A cor da nadadeira dorsal também é verde-oliva, com uma linha vermelha e branca até cinza-escuro com pontos oblíquos. Já a nadadeira caudal é pontuada na porção dorsal, vermelha ou amarela na porção ventral. Pode atingir 45 cm de comprimento e 2,5 kg de peso.
Nome científico

Tilapia rendalli.

CURIMATÁ
 O Curimbatá habita tanto fundo de lagos como margens de rios.
Nomes populares

peixe de água doce chamado Curimbatá é conhecido popularmente como Curibatá, Curimatá, Curimatã, Curimataú, Curimba, Curumbatá e Crumatá.
Características     

É um peixe com escamas ásperas, em número de 47 a 50 sobre a linha lateral, com 9 fileiras acima e 7 abaixo dela. Sua coloração é cinza-prateada, com faixas transversais escuras e inconspícuas no dorso. Possui nadadeiras caudal, dorsal e anal com varias manchas escuras e claras, alternadamente. Tem boca terminal, com lábios espessos e protráteis em forma de ventosa, munido de pequeninos dentes fracamente inseridos. Possui um espinho curto e dirigido à frente, na origem da nadadeira dorsal. Pode alcançar 30cm de comprimento e atingir 450 gramas.

Nome científico Prochilodus lineatus.

Comentários