A Pastoral Social da paróquia Santo Antônio de Itarantim realizará nos dias 11, 12 e 13 de maio a Semana da Cidadania (SdC).
A Semana da Cidadania (SdC) é uma atividade permanente ecumênica, marcada por atividades concretas que desenvolvam o exercício da cidadania envolvendo pessoas de boa vontade, juventudes, movimentos sociais, Comunidades Eclesiais de Base (Cebs) e diversos segmentos da sociedade.
A Semana da Cidadania é uma atividade nacional realizada por dioceses, paróquias e organismos ligados as pastorais sociais no Brasil e em comunidades.
No seu histórico, a Semana da Cidadania tem sua origem junto a Semana Social Brasileira, que era uma atividade de formação promovida pelo Conselho Nacional de leigos do Brasil (CNLB) onde fazia um convite a todos e todas leigos e leigas a lutarem contra as injustiças sociais tendo sempre como base as luzes do Evangelho. (Anos 80).
Desde 1995, esta atividade é promovida anualmente, em abril, pelas Pastorais de Juventude do Brasil (PJ, PJE, PJMP e PJR), sempre na semana que compreende os dias 14 ao 21.
(Aqui em Itarantim a mudança para maio, por contas de várias atividades no mês de abril)
Tem seu tema definido a partir da Campanha da Fraternidade; o objetivo principal é fazer com que as pessoas reflitam mais profundamente, em grupos, algumas ações presentes em seu cotidiano, convidando-a a se organizar em torno de projetos práticos, com reflexos na sociedade, visando a transformação social, em comunhão com a Igreja e outros organismos da sociedade civil.
São 22 anos de Semana da Cidadania realizada em todo Brasil nas dioceses e paróquias, aqui em Itarantim será o terceiro ano de realização onde a Pastoral Social da paróquia tomou como compromisso.
Este ano traz um tema oportuno e relevante para nós, como comunidade organizada para refletir, “DEMOCRACIA: UM DIREITO A CIDADE, UM DIREITO DO POVO” e terá como lema: “DEMOCRACIA TAMBÉM ENVOLVE OS PROBLEMAS SOCIAIS E AMBIENTAIS”.
A programação começará no dia 11 com uma audiência publica com representantes do governo municipal, Igrejas, organizações sociais, pessoas que queiram debater os problemas da cidade, trocar experiencias e sugestões. Terá ainda a palestra sobre o tema com o Prof. Elson lemos, Franciscano e professor na UESB em Vitória da Conquista.
A programação segue até o dia 13 com atividades sociais no Centro de Pastoral e atividades esportivas no ginásio da cidade.
Convidamos todos e todas a estarem presentes!
Joabes Rodrigues,
Pastoral Social, Paróquia Santo Antônio.
Juju, boa noite, uma observação, não é Pastoral da Criança, e sim Pastoral Social a organizadora. Abraço.
ResponderExcluirSó espero que religião não misture com Política.
ResponderExcluir