Foto: Agência Sebrae
A cachaça de Abaíra e as uvas de mesa e manga produzidas no Vale do Submédio São Francisco são os produtos baianos incluídos no Mapa das Indicações Geográficas do Brasil, guia produzido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A versão mais atualizada no mapa foi lançada na última quarta-feira (13). A indicação geográfica atesta a origem e a adequação às condições especiais de fabricação dos produtos certificados, para informar aos consumidores sobre a autenticidade da mercadoria e sua qualidade. A ideia é valorizar a cultura local e promover o turismo nas regiões produtoras. O selo já foi concedido a 53 produtos e serviços em todo o país, em duas categorias: Indicação de Procedência, que certifica o local como centro de extração, produção de um produto (ou de prestação de um serviço); ou Denominação de Origem, que confere exclusividade a um meio geográfico sobre as características de determinados produtos e serviços. No caso da cachaça Abaíra, o selo, concedido em 2014, a denominação foi restrita à produção feita na região da Chapada Diamantina, especificamente em parte dos municípios da Abaíra, Jussiape, Mucugê e Piatã.
Você acha que do jeito que esta terra vem sendo mau administrada nas últimas décadas> Vai conseguir premiação em que? O que é lamentável esta terra de grande potencial para a agricultura, agropecuária,turismo. O que está precisando é de um administrador de visão, para explorar os recursos naturais para que possa ajudar a econômia do município. A visão dos prefeitos é que só possivéis empresas vinda para o municipio pode ser geradora de empregos. E o povo fica presos as promessas de campanhas, é; de praxe se eleito o seu candidato terar um emprego na prefeitura como se a prefeitura fosse uma empresa geradora de renda. Esta é a visão pequena destes que passaram e passa pela prefeitura desta terra. Vamos abrir a mente meu povo e ser mais exigente em nossas escolhas. Vota a repetir Itarantim é uma terra de grandes potencial para serem explorados.
ResponderExcluirÉ, o povo padece, por não saber escolher seus representantes. Até quando vamos ficar na condição de espectador, só vendo prefeito e seus escolhidos, aumentarem os seus patrimônios? E a econômia da cidade estagnada, com isto, por razão disso temos um povo oprimido, escravizado, sem qualidade de vida. O prefeito é uma vergonha. Os vereadores o que estão fazendo? não sei, será uma vergonha também estão ali apenas pelo salário?
ResponderExcluir